Com a tão falada crise presente no país, uma das ações mais certeiras de garantir faturamento é manter e vender para os mesmos clientes. Afinal, são eles são que já conhecem e têm confiança no trabalho desenvolvido pela sua empresa.
Empresários espertos sabem o quanto é importante fidelizar clientes, já que toda perda de relacionamento com um cliente custa uma boa grana ao longo do tempo. E não pense que é jogo compensar este custo com um novo cliente, pois estima-se que conquistar novos compradores custa 6 a 7 vezes a mais do que manter um já existente.
Segundo Perry Marshall, autor de 80/20 Sales & Marketing, a tão conhecida regra 80/20 também se aplica a clientes e ao faturamento de uma empresa: 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% das suas vendas.
Isso mostra que focar mais nos clientes dos 20% é um investimento mais inteligente do que colocar a maior parte da sua energia e atenção para cortejar os outros 80%, que geram apenas uma fração dos ganhos.
Dessa forma, aumentar os ganhos do seu negócio é muito mais viável com estratégias de fidelização. Então leia o post até o final e pegue as dicas para vender mais para os mesmos clientes e aumentar o faturamento do seu negócio!
#1 – Conheça bem seus produtos
Uma empresa especializada em seus produtos acaba crescendo, escalando e oferecendo novos serviços na mesma linha. Conhecer e saber apresentar sua solução é uma forma de provocar o interesse do comprador para que ele possa ramificar a sua demanda.
Se você tem uma linha de produtos “amarradinha”, fica mais fácil oferecer ao já cliente outro produto ou serviço que complemente o primeiro. Na Mentalidade Empreendedora, todos os produtos seguem uma sequencia lógica, que permite que empreendedores subam de nível a cada compra.
Exemplificando…
Alguém que busca começar a empreender, pode começar com o WorkShop ME, ou com o Comece Seu Negócio. Quem deseja lançar sua ideia no mercado de forma acelerada, pode apostar no Revolução da Recorrência . Uma vez aplicados, a pessoa pode decidir participar do meu programa de mentoria, e, no maior dos níveis, participar da seleção do Mentalidade Master (nosso master mind).
Então, a primeira dica para aumentar o faturamento de sua empresa vendendo para os mesmos clientes, é criar um cadeia de produtos, que resolvam problemas específicos de seus clientes, e que os ajude sempre a subir de nível.
Num trecho do vídeo abaixo eu falo um pouco sobre isso!
#2 – Utilize o Upsell
Com base na dica anterior, você pode fazer uso do upsell, outra técnica poderosa para quem deseja aumentar o faturamento da empresa. A tática consiste em oferecer novos e vantajosos produtos logo após o cliente fazer a sua primeira compra.
Pensando bem na estratégia, após a venda feita, o cliente não se sente tão tenso, e oferecer a ele produtos que trazem vantagens o deixará mais aberto a novas negociações. Além disso, o vendedor poderá usar a técnica do conhecimento dos produtos para mostrar como é vantajoso se levar um outro produto que se relacionará muito bem com o que já comprado.
Clientes que já possuem confiança no trabalho da empresa são mais compreensíveis e acreditam realmente na mudança que o produto possa oferecer.
Se você já comeu em Fast Food como o McDonald’s, já deve ter reparado que os atendentes e vendedores são treinados para vender produtos adicionais na hora que você faz um pedido. “Senhor, por mais 1 real você tem o dobro de queijo”, por exemplo.
Eles não fazem isso sem nenhum objetivo. Existe uma estratégia por trás. E é sobre isso falo nesse vídeo. Dei o exemplo do MacDonald’s, mas a técnica pode ser aplicada em todo o tipo de negócio, inclusive se for digital.
#3 – Trabalhe com exclusividade
Faça promoções, crie programas de fidelidade, avise sobre lançamentos.
Clientes fiéis adoram algo exclusivo. Além do básico que toda empresa deve cumprir, que é ligar, demonstrar interesse e dar bastante atenção ao mesmo, trate de mostrar, sempre em primeira mão, todas as novidades que envolvem a empresa.
Algumas promoções e vantagens devem ser criadas especialmente para eles, que estão dando um ‘up’ no faturamento da empresa.
Programas de fidelidade são sempre ótimos. As vantagens oferecidas fazem com que eles tenham interesse em estar sempre procurando por novos serviços e novidades que a empresa possa oferecer.
Assim como os bancos têm agências e funcionários específicos para atender bons clientes, é necessário dar uma atenção especial para que eles se sintam melhores em relação aos outros e vejam as vantagens que estão levando por serem fiéis.
#4 – Crie um programa de assinaturas
Um cliente fiel está mais propenso a pagar por algo recorrente se perceber valor. Diante disso você pode criar um plano de assinaturas, que fará com que seu cliente lhe traga vantagens a longo prazo.
Muitas empresas hoje utilizam esse modelo, como é o caso da Netflix, que todo mundo conhece ou Já ouviu falar. A empresa cobra um valor pequeno para o cliente ter acesso ilimitado a uma gama de filmes e séries.
O MeuSucesso.com segue a mesma linha, mas voltada ao empreendedorismo. O assinante por consumir estudos de caso em forma de documentários para se inspirar e aprender com gente que já tem resultados no mundo dos negócios.
Para isso, é necessário se pensar em uma maneira de oferecer um produto que dará ênfase mais nas vantagens do que em seu próprio custo. Uma boa dica para apresentar a ideia é utilizar cálculos que provam que ele iria gastar muito mais, seja em dinheiro ou prejuízo material, do que se adquirisse o produto oferecido.
#5 – Prepare sua equipe
Sua equipe é um elemento-chave para que seu cliente receba toda atenção e suporte necessário. Uma empresa que treina bem os funcionários, consegue um ótimo relacionamento com seus clientes. Essa é a base para fidelizar clientes.
Nos dias de hoje, com todas as alterações feitas na dinâmica das empresas, é absolutamente necessário entender que desde o líder até o resto dos funcionários precisam seguir uma política de bom atendimento.
Com todos em sintonia e ótimos profissionais a serviço dos clientes, a empresa não terá dificuldade de aumentar seu faturamento. Trabalhe isso e colha os frutos!
Aqui na Mentalidade Empreendedora nós levamos isso tão a sério, que criamos um setor dentro da empresa chamada “Sucesso do Cliente”.
Comece hoje mesmo a aumentar o faturamento
Viu como é possível fazer sua empresa decolar e aumentar o faturamento? Pequenas atitudes em seu negócio podem fazer total diferença e elevar seus ganhos exponencialmente. Gostou das dicas? Nós temos muito mais ideias para você alavancar suas vendas…
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