Como conquistar mais clientes na internet usando o poder do engajamento

Redação Mentalidade Empreendedora

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Engajamento…

Este tem sido um importante indicador de performance para representar o interesse das pessoas pelas marcas. Dominar a arte do engajamento traz inúmeros benefícios para diversos negócios, inclusive, para o nosso. Temos visto na prática como engajar pode elevar os resultados de conversões. 

Conteúdo

O blog da Rock Content cita algumas estatísticas interessantes sobre este tema:

  • 3 em cada 4 empresas fazem análise dos resultados obtidos nas redes sociais. As métricas ligadas ao alcance e engajamento de usuários apresentam porcentagens acima de 70%;
  • Mais da metade dos profissionais de marketing afirmam que o aumento da taxa de engajamento é a sua principal prioridade de marketing por e-mail;
  • Publicações no Facebook com imagens garantem de 2 a 3 vezes mais engajamento do que aquelas sem imagens. 
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Exemplo de imagem alinhada a texto que gerou bom engajamento por parte do nosso público.

Se você quer melhorar seus resultados e investir em engajamento, esse conteúdo é para você. Continue lendo e descubra nas próximas linhas tudo sobre como engajar o seu público no marketing digital!

O que é engajamento?

Diferente do que muita gente pensa, esse não é um termo usado apenas para representar comentários, curtidas e compartilhamentos. Engajamento é o relacionamento de um usuário com a marca.

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Em outras palavras, engajamento é a participação e interação das pessoas com um negócio. Assinar uma newsletter, responder uma pesquisa ou baixar um material são alguns exemplos desta relação.

Para Brian Haven, presidente e cofundador da empresa de consultoria de mercado Grand View Research, o engajamento é constituído por 4 elementos: envolvimento, interação, intimidade e influência. Acompanhe a definição deles a seguir:

1 – Envolvimento

É o contato simples de uma pessoa com a marca e pode ser mensurado a partir do número de páginas visitadas, número de usuários que visitaram uma página, frequência das visitas, tempo de permanência na página, entre outros.

2 – Interação

Envolve um contato menos sutil com a marca, incluindo comentários, pedidos de informações sobre a empresa, conexões em redes sociais, compras em sites etc.

3 – Intimidade

Diz respeito aos sentimentos, perspectivas e opiniões registradas em palavras para descrever a marca.

4. Influência

Engloba recomendações da marca para outras pessoas, na qual o usuário estimula a conversão do grupo social no qual faz parte.

A análise desses elementos leva a uma compreensão mais clara do comportamento do público, a qual é útil para as principais tomadas de decisões que envolvem a criação de valor da marca para os seus consumidores.

Para ilustrar melhor esses componentes, imagine a seguinte situação: uma pessoa é atraída por um vídeo no YouTube (envolvimento). Após assistir ao vídeo, ela busca seguir a marca em outras plataformas, como fanpage e site (interação).

No site ela comenta algumas publicações e discute alguns pontos de vista, expressando a sua opinião sobre os assuntos levantados pela marca (intimidade). A partir do consumo de conteúdos e compra o produto ou serviço, essa pessoa faz recomendações da marca para o seu círculo social (influência).

Entendeu como funciona a questão de engajar pessoas no segmento digital? Agora vamos compreender a importância desta relação para o negócio!

O poder do engajamento

Saber como engajar pessoas no ambiente digital é uma das principais medidas para gerar mais tráfego, envolvimento e vendas.

Segundo o levantamento mundial State of Marketing Report de 2016, realizado pela Salesforce, a satisfação e o engajamento do cliente são vistos como indicadores de sucesso para os profissionais de marketing.

Quase 90% dos 4.000 entrevistados defendem que as técnicas relacionadas a jornada do cliente são fundamentais para alcançar bons resultados na estratégia geral de marketing.

Só no Brasil, cerca de 47% dos entrevistados afirmam que o principal critério de sucesso em marketing condiz com a satisfação dos clientes. E você deve estar perguntando o que isso tem a ver com engajar pessoas…

A jornada e satisfação do cliente

Em geral, empresas que acompanham a jornada do cliente no ambiente digital, investem em conteúdos relevantes e interessantes com foco em interação e relacionamento. Assim, melhores resultados são garantidos para o negócio.

Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon…

Se você deixar os clientes insatisfeitos no mundo real, eles vão contar para 6 amigos. Se você fizer a mesma coisa no mundo digital, cada um deles vai contar para 6 mil contatos.

Por isso, é fundamental direcionar estratégias para satisfazer e engajar os usuários, atingindo maiores taxas de conversão e uma boa reputação. O comportamento deles está em constante mudança e essa é uma oportunidade para aprender.

Isso envolve entender o seu público e estabelecer os meios que podem ativar a participação e intimidade com a marca. Ao final, a satisfação do cliente e da empresa são alcançados com efetividade.

Benefícios do engajamento

Pessoas engajadas trazem vários benefícios para os negócios, pois elas:

  • Compram produtos com maior frequência;
  • Interagem com a marca em diversos canais;
  • Recomendam a marca para os seus amigos;
  • Se inspiram com os conteúdos disponibilizados.

O engajamento é um aspecto relevante para identificar se as pessoas estão interessadas ou não nas suas informações e produtos. Estabelecendo as métricas adequadas, é possível realizar ações que possibilitam fazer de um simples desconhecido um fã da sua marca.

Definindo as métricas

Segundo Brian Haven, no relatório Marketing’s New Key Metric: Engagement, o engajamento deve ser considerado a nova métrica do marketing. Com a complexidade dos comportamentos e tecnologias existentes hoje, é preciso acompanhar as mudanças que influenciam a conexão entre o público e as marcas.

Estabelecer as métricas adequadas é fundamental para lidar melhor com os resultados. Conheça a seguir algumas formas de mensuração:

Assinatura de newsletter

Essa é uma maneira importante de avaliar o relacionamento com o potencial cliente. Quando uma pessoa entra em algum site e gosta do conteúdo, provavelmente ela vai assinar a newsletter para poder receber as atualizações e promoções da marca.

Conversão

Assinaturas de newsletter, download de materiais, compras, preenchimento de formulários etc. são alguns exemplos de formas de conversão. Essas situações podem contabilizar as visitas e promover o início de um relacionamento com os usuários.

Comentários

A ação de comentar, seja para tirar duvidas, elogiar ou complementar uma ideia, diz muito sobre a interação do usuário com o seu conteúdo. Comentários são formas práticas de mensurar essa interação.

Curtidas

Uma forma interessante para mensurar as ações das mídias sociais são as curtidas. Elas representam uma forma de interação da pessoa com o conteúdo disponibilizado. Mas se o site conta com botões de compartilhamento e curtidas, pode ser avaliado da mesma forma também.

Análise dos resultados

É importante destacar que não existe um padrão para mensurar o engajamento dos usuários. O envolvimento e participação das pessoas são motivados por diferentes estímulos e intensidades, os quais devem ser medidos com informações online e offline.

O ideal é que a avaliação das métricas possa compreender o contexto específico para cada marca e público. É interessante buscar uma combinação eficiente de medidas para poder mensurar com mais precisão os resultados da interação com a sua audiência.

Tendo em vista os resultados, é o momento de tomar decisões. Afinal, como aumentar o nível de relacionamento com as pessoas?

Como aumentar o engajamento

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Se você sabe como engajar pessoas, você consegue atingir melhores resultados para a sua marca. Para isso, é fundamental contar com uma produção de conteúdo de qualidade para criar e desenvolver a interação com o usuário.

A estratégia de conteúdo deve ser voltada para o cliente, buscando suprir suas necessidades, paixões, problemas e desafios. É interessante que a transmissão da mensagem seja feita pensando na autoridade da marca para produzir mais resultados.

O posicionamento é um fator a ser levado em conta para aumentar a interação com os usuários. Uma marca bem posicionada no mercado garante que os consumidores encontrem aquilo que procuram através do seu conteúdo. Portanto, verifique a linguagem, o tom de voz, imagens e vídeos usados para que esses recursos possam facilitar a associação das pessoas com a marca.

Outro ponto importante é o atendimento ao cliente. Dar atenção às pessoas, indicar soluções, responder comentários, celebrar as conquistas, participar de discussões são algumas formas de aumentar o engajamento. A relação entre empresa e marca passa a ser mais íntima e sólida com um bom atendimento.

A utilização de uma chamada para ação (CTA) é uma outra maneira para aumentar o envolvimento dos usuários. Crie chamadas ao final do seu conteúdo que sejam claras e atrativas, levando um visitante a tomar uma decisão após consumir o conteúdo. Assim, uma pessoa terá mais facilidade para interagir com a marca já que é direcionada para alguma ação posterior.

Veja alguns casos legais que podem te inspirar a engajar mais pessoas na rede

Netflix – Entre no clima

Mcdonald’s – Interaja com o público

SpotiFy – Crie conteúdo de qualidade

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O Spotify tem dado um show de conteúdo em suas redes sociais

Onde você pode se engajar hoje?

Escolha a marca que você gosta e admira, interaja com ela e pegue ideias para engajar pessoas também. Caso você queira ver de perto como preparamos o terreno para gerar mais participação e relacionamento com as pessoas, você pode se conectar aos nossos canais oficiais:

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Hora de engajar

Engajar pessoas é um desafio para muitos profissionais no universo do marketing digital. Para alcançar bons resultados é preciso entender seu público e entregar algo de valor para encantá-lo e conectá-lo com a sua marca. Autoridade, reputação e vendas serão consequências desta ação.  

Agora que você já sabe tudo sobre engajamento fica mais fácil tomar decisões que te aproximem dos seus clientes. Invista na interação com eles e faça da sua marca um diferencial em seu segmento.

Para fechar, te convidamos a conhecer os outros conteúdos desta série, como o:

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

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