Copywriting: Tudo Sobre a Habilidade Mais Valiosa do Mercado de Marketing Digital

Redação Mentalidade Empreendedora

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Copywriting: Tudo Sobre a Habilidade Mais Valiosa do Mercado de Marketing Digital 

O que é copy ou copywriting:

Copy ou copywriting é uma técnica de comunicação persuasiva que tem como objetivo principal fazer com que o leitor ou ouvinte tome uma decisão. 

Essa decisão pode ser de comentar num post do instagram, se inscrever em uma newsletter ou comprar um produto. 

Muitos resumem copy apenas a escrita persuasiva, mas copy está em tudo o que envolve a comunicação. 

As palavras são sim uma parte bastante importante desse processo, mas não é tudo. Entonação de voz, postura corporal e coisas relacionadas à comunicação não-verbal também estão dentro do escopo de um copywriter. 

Até entender o ambiente em que a técnica vai ser usada é importante para encontrar a melhor forma de passar a mensagem que tem que ser passada de forma mais efetiva. 

 

3 Simples Atitudes Para Melhorar Seu Copy em um Nível Extremo

Existem 2 hábitos que devem fazer parte da vida de um copywriter TODOS os dias: Ler e Escrever. 

Mas não é ler qualquer coisa e escrever qualquer coisa. 

Afinal, estamos o tempo todo conectados, trocando mensagens e lendo posts no instagram. 

Se fosse resumido unicamente a ler e escrever, qualquer usuário ativo de internet seria um grande copywriter. 

Quais são as 3 coisas que você precisa fazer para melhorar seu copy em um nível extremo?

LER um COPY todos os dias. 

Isso vai te dar base e referências. O ideal é ler um copy que vendeu muito bem. 

E não é necessário ser no mesmo nicho que você escreve ou pretende escrever. Qualquer copy que funcionou vai te ajudar a melhorar todos os dias.

Procure por coisas em comum em todos esses copies como:

Big Idea, estruturas, headlines, gatilhos mentais, identifique objeções e como o copy matou essas objeções, transição de texto, sustentação de fatos, apresentação de provas, garantias, ofertas, bônus, frases de impacto…

Procure identificar em você como o copy te impactou, a emoção que gerou em você ao ler um certo trecho. 

Leia com cabeça de copywriter.

ESCREVER um COPY todos os dias

Uma das maiores prisões nesse mercado é nunca ir para a prática. Achar sempre que falta algo para aprender e nunca mais sair desse ciclo de aprender, aprender e aprender. 

Você precisa praticar. 

Não precisa escrever uma campanha inteira, um script de vídeo de vendas de 40 páginas, uma carta de vendas ou um roteiro de lançamento. 

Busque escrever uma página por dia. 

TER uma IDEIA por dia

Grandes copies são conhecidos pelas suas grandes ideias únicas. 

Um copywriter precisa ter boas ideias. Mas isso é um processo. Para você chegar em uma “grande ideia”, você precisa ter tido muitas ideias ruins, ou “pequenas ideias”, que não despertam emoção, que não instigam a pessoa a ler o resto. 

Por isso, o hábito de ter uma ideia todos os dias é importante. Separe uns minutinhos para ter uma ideia e anote. Seja em um caderno, um documento online no Google Docs, um documento no Word ou em uma planilha. 

Para você ter uma ideia por dia, é importante praticar o primeiro exercício, de ler um copy por dia. Assim você vai ter referências.

Mas só isso não é o suficiente. 

O ideal é estar com o radar sempre ligado. Então você pode pesquisar em:

  • Séries;
  • Filmes;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Artigos; 
  • Entrevistas;

Tudo isso tem o potencial de te dar excelentes ideias se você estiver preparado para captar essa ideia. 

Ao final, todas essas informações se misturam no seu cérebro e isso faz com que surjam novas conexões neurais, até o momento que você tem a ideia única para um copy vendedor. 

Não esqueça de anotar. Vai por mim… 

 

Onde encontrar os melhores copies para ler

Legal, Pedro, entendi que tenho que ler todos os dias. Mas onde eu vou achar esse copies?” 

Tem várias possibilidades. 

Possibilidade #1:

Você pode sair se inscrevendo em tudo o que vê de “aula gratuita disso”, “semana daquilo”, workshop XPTO”, “intensivão disso”. 

Preste atenção nos emails, mensagens de whatsapp (caso algum desses evento leve para whatsapp) e no conteúdo do evento. 

Possibilidade #2: 

Se inscreva em newsletter, em listas de emails. 

Entre um conteúdo gratuito e outro você vai receber uma sequência de emails de vendas, ou email único que levam para uma página específica vendendo um produto etc. 

Possibilidade #3: 

Assista anúncios na biblioteca de anúncios do Facebook. 

Entre em https://www.facebook.com/ads/library/ e digite por palavra-chave ou pelo perfil do anunciante que deseja ver. 

Pegue os maiores do seu mercado e veja o que estão fazendo. 

*Dica valiosa: Se você ver um anúncio muitas vezes durante muito tempo, é porque ele está funcionando. Ninguém vai gastar dinheiro à toa em um anúncio que não gera resultado. 

Possibilidade #4: 

Se você falar inglês, essa dica vai te ajudar muito. 

O mercado norte-americano de copywriting é muito desenvolvido. 

Muitos dos copywriters brasileiros se inspiram nos copies gringos. 

O material gratuito de copy em inglês é muito vasto. 

Você pode pesquisar por Swipefiles. É um grande banco de copies. 

2 sugestões de swipefiles gringos:
https://swipefile.com/

https://swiped.co/

Tem em Português?

Sim. Porém até o momento são internos de cursos, comunidades e treinamentos pagos de copywriting. 

Mas você também pode montar o seu próprio swipefile. Salve os que mais gostar e guarde. 

A sua busca como cabeça de copywriter vai ser sempre a mesma que eu falei ali em cima:

Big Idea, estruturas, headlines, gatilhos mentais, identifique objeções e como o copy matou essas objeções, transição de texto, sustentação de fatos, apresentação de provas, garantias, ofertas, bônus, frases de impacto…

Você deve procurar por tudo o que te ajude em uma futura copy, mesmo que essa copy que você acabou de coletar não tenha nenhum tipo de relação com o nicho que você trabalha. 

Ela pode servir de inspiração para você escrever.

*Dica Valiosa: Tenha um documento e anote trechos, frases, parágrafos  que você mais gostar para usar como referência no futuro. 

IMPORTANTE: Percebe que eu estou sempre falando em “usar como referência” e “se inspirar”. Esses arquivos não são para serem copiados. Tenha ética e crie as suas próprias copies. Quem apenas copia dos outros dura pouco. 

 

Onde Aplicar Técnicas de Copy / Copywriting

Quais são as possibilidades e formatos para você aplicar copy? 

  • Anúncios (script de vídeo, texto de banners e descrição) 
  • Páginas de captura / Landing Pages
  • Páginas de vendas
  • Cartas de vendas
  • Script de vídeos de vendas
  • Scripts e roteiros de lançamentos
  • Mensagens de whatsapp para venda
  • Emails 
  • Posts de redes sociais 

 

Como saber se um copy é bom ou ruim?

Só há uma única coisa que te dá a certeza se um copy é bom ou ruim: O RESULTADO.

Muitas pessoas podem ler, opinar, achar uma coisa ou outra. Mas a única forma de ter certeza é colocando “na rua” e medindo o resultado. 

Se for um copy diretamente relacionado a venda, ele tem que vender. 

Se for um anúncio, ele tem que ter muitos clicks. (Uma taxa boa de clique (CTR) em anúncio é acima de 3% das pessoas que viram o anúncio.) 

Se for para se cadastrar, tem que gerar cadastro. 

Copy bom é copy que funciona, copy que vende. 

 

A importância da de conhecer o público-alvo 

Um erro muito comum de um copywriter iniciante é escrever as coisas baseado no que ele pensa. 

Para escrever um copy que realmente funcione, você tem que conhecer a sua audiência de forma profunda. 

Algumas perguntas que você deve buscar as respostas são: 

1 – O que deixa seu cliente acordado à noite?

2 – Do que seu cliente tem medo? 

3 – O que deixa seu cliente com raiva?

4 – Quais são as  maiores frustrações do seu cliente?

5 – Quais são os desejos do seu cliente? 

6 – Seu cliente tem linguagem própria? (jargões, gírias e expressões)

7 – Quem mais está tentando vender para o seu cliente? 

8 – Daqueles que tentaram, o que deu certo e o que deu errado? 

Como você consegue essas respostas? 

Simples: Perguntando para a sua audiência dessa mesma forma. Por exemplo: “O que tira seu sono?” ou “Quais são seus objetivos?”

As pessoas vão te responder. 

“Não tenho audiência”. Pesquise. Vá atrás de comentários nos posts dos seus concorrentes, fóruns e etc.

 

O grande diferencial de um copywriter 

Há quem diga que copy se resume a gatilhos mentais. 

Nunca esteve tão errado quem disse isso. 

Gatilhos mentais funcionam, se usados da forma certa, mas são apenas uma parte do que realmente é copywriting. 

Inclusive tenho um artigo sobre isso. CLIQUE AQUI para ler. 

Um bom copywriter sabe sobre pessoas, sobre comportamento humano. Aí as técnicas entram para direcionar esses comportamentos a uma tomada de decisão: Comprar, curtir, compartilhar, se inscrever… 

 

Afinal, quanto ganha um copywriter? 

Isso varia muito. 

Há 3 tipos de remuneração: 

1 – Fixa. 

Seja um CLT ou um prestador de serviços PJ, pode receber um valor fixo previamente acordado. 

2 – Fixa + variável 

Além do que foi acordado na contratação fixa, o copywriter pode ganhar comissão nas vendas que ele gera. 

3 – Apenas variável

Aqui é skin in the game. 

O Copywriter só vai ganhar porcentagem das vendas que ele gerar. Se ele não for competente para gerar resultados, vai trabalhar “de graça”. 

Quanto pode ser um salário de um copywriter? 

Também varia. 

Se o copywriter está iniciando, vai ser treinado pelo contratante, geralmente começa com pouco. Mil, 2 mil até 3 mil por mês, dependendo da empresa. 

Além de, provavelmente, ter acesso a cursos e treinamentos. 

Um copywriter mais experiente pode receber 3 mil, 5 mil até 10 mil por mês. 

Um copywriter sênior, experiente, recebe acima de 10 mil. Podendo chegar até a 50 mil reais por mês ou mais, dependendo da empresa. 

E nisso também entram as possibilidades de receber comissões sobre resultado. Então um copywriter muito experiente que escreve um copy e vende milhões, pode receber mais de 100 mil reais de comissão de um único projeto além do salário. 

E aí, curtiu? 

Se quiser ir mais fundo em copy, estratégias de vendas e modelo de negócio de recorrência, visite a minha página principal e conheça as formas de te ajudar e acompanhar de forma mais próxima. 

CLIQUE AQUI para saber como. 

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