Você já deve ter ouvido falar na metodologia 8 Ps. Trata-se de um conceito difundido pelo meu primeiro professor do marketing digital, Conrado Adolpho, que simplesmente revolucionou a maneira de ver o marketing. Conheça aqui!
Tenho uma história especial com esse método. Foi simplesmente transformador quando participei pela primeira vez do curso do método 8 Ps (sim já participei de duas turmas) meus olhos se abriram para um novo mundo.
Mais tarde, foi o 8 Ps que me ajudou a consolidar minha carreira de consultor de marketing digital. Anos depois, em 2016, eu tive a honra de ser um dos palestrantes do 8 Ps Live.
Decidi criar este artigo para te falar tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia. Meu objetivo é te mostrar como você pode, hoje, alavancar seus negócios aplicando ela em seus processos.
Isso te interessa, não é mesmo?
Então siga em frente e descubra como!
Conteúdo
O que são os 8 Ps do marketing digital?
Todo mundo envolvido com o marketing conhece os tradicionais 4 Ps, ou o mix de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Essa teoria, adaptada por Jerome McCarthy das ideias iniciais de Neil Borden, foi difundida por Philip Kotler, se tornando um poderoso instrumento para estruturar as ações de um negócio no mercado.
Mas, por que 8 e não 4 Ps?
Bem, a primeira coisa que você deve saber é que uma coisa não exclui a outra. Os 4 Ps ainda continuam relevantes, mas no contexto digital, os 8 Ps fazem muito mais sentido.
Eles surgiram para garantir a definição de um plano de marketing cada vez mais completo e levando em conta outras questões. Esses novos Ps passaram a focar na garantia de que o que estou colocando no mercado chegará até meu público-alvo e será consumido por ele.
Isso tornou o processo mais eficiente.
Hoje em dia, a metodologia dos 8Ps do marketing digital é a mais usada no Brasil e é reconhecida no mundo todo. Algumas universidades nacionais já ensinam esse método em detrimento dos antigos 4Ps.
Vamos saber o que são os 8 Ps do marketing digital:
1P – Pesquisa
Aqui se deve estudar o comportamento dos consumidores, analisar as buscas online que eles fazem e direcionar a empresa para um público-alvo específico.
2P – Planejamento
Com as informações e dados sobre o perfil do consumidor-alvo, é hora de planejar a sua empresa para chegar até ele.
3P – Produção
Esse P tem a função de te conduzir aos preparativos da comunicação, uso da tecnologia, definição das estruturas e outras coisas relacionadas para realização prática da estratégia planejada.
4P – Publicação
Aqui o projeto é ativado. É o momento de colocar o planejamento em prática e iniciar as etapas necessárias.
5P – Promoção
A hora de elaborar e disseminar campanhas nos veículos de comunicação digitais, como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, entre outros.
6P – Propagação
O P que que conduz ao Incentivo dos consumidores a propagar as campanhas e torná-las um ativo de expansão do negócio, com os “virais da internet”.
7P – Personalização
A fidelização dos já clientes tem a mesma, ou até mais, importância da captação dos novos. Em outras palavras, o relacionamento com o público que já conhece a empresa precisa receber atenção.
8P – Precisão
Aqui se analisa o que deu certo ou não, e o que pode ser melhorado. É o passo final do ciclo.
Isso pode ser observado de uma forma ampla na imagem abaixo.
Importante destacar que os 8 Ps formam um método dirigido ao mercado digital, que tem como características próprias a facilidade de comunicação, o dinamismo e a fácil mensuração. Para que ele seja bem aplicado, é preciso estar atento às tendências, gostos e preferências dos consumidores.
As táticas baseadas nos 8 Ps podem dar a você, empreendedor, uma clara visão do mercado, se tornando um guia útil para você tirar as ideias do papel e lança-la definitivamente no mercado.
O livro 8 Ps
O livro que todo profissional de marketing precisa ler.
O livro foi publicado inicialmente como Google Marketing, mas as atualizações levaram Conrado a criar os 8 Ps. O mercado passa por uma fase de consolidação, em que apenas as empresas que dominarem o digital, poderão se destacar.
Os profissionais de marketing precisam formar um conceito sólido do que representa a web na economia atual. É preciso ter base em conhecimento e domínio prático sobre as táticas desse novo universo formado por bits.
O livro Os 8ps do Marketing Digital traz para os empresários, profissionais de marketing, administradores, profissionais liberais e estudantes, o mapa para o êxito nas estratégias de negócios de todos os setores.
Em cada capítulo, o autor mostra como transformar a internet em uma eficiente ferramenta de negócios lucrativa e eficiente. Através de mais de cem casos de sucesso, e centenas de indicações de ferramentas, ele desmistifica o lado prático do marketing, tornando-o acessível a quem deseja.
A obra é verdadeiramente abrangente, com uma teoria completa sobre as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas nos negócios. Um livro indispensável para quem quer garantir o futuro empresarial.
Compre o Livro 8ps Do Marketing Digital Aqui!
O Curso 8Ps do marketing digital
Essa metodologia foi, por muito tempo, um curso, realizado em ocasiões oportunas pelo Conrado e sua equipe. Mas com o tempo, viu-se a necessidade de fazer algo mais preciso e contínuo. Então surgiu a Escola de Negócios 8 Ps.
A ideia da escola é disponibilizar por apenas R$49 mensais o acesso a todos os cursos do Método 8Ps – um método para alavancar seu negócio ou montar uma empresa de sucesso, comprovado pelo mercado e por dezenas de milhares de empreendedores ao longo dos últimos 5 anos.
Empreendedores tem a oportunidade de alavancar seus negócios – sem aumentar o custo – ou montar um negócio do zero com maior probabilidade de sucesso.
São dezenas de cursos online gravados, que para você assistir quando e onde quiser. Você prender a acelerar seu novo negócio ou a crescer o seu atual, sem precisar investir nada a mais do que você já investe em publicidade e mão de obra.
Em resumo, são mais de 50 horas de conteúdo direcionados a empresas físicas ou digitais, que comercializam produtos ou serviços. Profissionais liberais também podem ser assinantes, caso queriam montar um negócio do zero, físico ou digital.
Para quem o 8 Ps serve exatamente?
Micro e pequenas empresas
Se você tem um negócio de serviços ou de produtos físicos, a metodologia 8Ps te ajuda a encontrar soluções mais eficientes para você alavancar seus processos de vendas.
Profissionais liberais
Se você é coach, consultor, professor, freelancer e tem alguma empresa no estilo ‘Você S.A’, o 8Ps te ensina soluções que cabem no seu bolso para você conseguir mais clientes, fidelizá-los e aumentar seu faturamento.
Para quem quer empreender
Conrad Adolpho explica no método como você vai montar o seu negócio do zero, seja um negócio físico ou digital.
Agências de marketing
Se você tem uma agência, os 8 Ps pode te ajudar a ter os melhores resultados.
Qual seu próximo passo
Bem, tem uma frase que eu cito muito e que pode te ajudar a definir sua trajetória após essa leitura:
“Insanidade é querer resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”.
Essa é a mais pura verdade.
Se você quer ter resultados diferentes, é preciso testar coisas novas. E o melhor, é que essa coisa nova é algo testado por mim, pelo Conrado Adolpho e uma dezena de empreendedores de resultados. Quer entrar para o time? Muito bem, abaixo tem um botão para você clicar e testar…
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
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