Está pensando em trabalhar com blogs?
Eu sei que começar um pode parecer confuso. Falo por experiência própria, porque há seis anos atrás, quando criei meu primeiro blog, não sabia absolutamente nada sobre este tipo de plataforma.
Continuei buscando informações e materiais de “como fazer”, acessei guias no Google, assisti tutoriais no Youtube, mas todos eles exigiam habilidades e técnicas que achei extremamente difíceis.
Bem, não tenho como relatar toda minha história em apenas um post. Mas posso dizer para você que já alcancei mais de 6 dígitos de faturamento com meus blogs.
Ao longo desses anos, construí mais de 50 tipos diferentes de plataformas. Depois de toda essa jornada como empreendedor digital e blogueiro, pude aprender bastante sobre como criar um blog. Tenho outro post falando sobre isso!
Um deles se tornou um dos maiores portais de músicas do segmento gospel do Brasil: “Ouvir Músicas Gospel”
Entre outros de sucesso, posso citar alguns blogs de viagens que tenho junto com meu sócio Pedro Quintanilha, e a Mentalidade Empreendedora, que tem como base este blog, que é construído em WordPress.
Vou lhe ensinar a fazer um parecido com esse, e se você seguir o método corretamente, levará o tempo aproximado de 30 minutos.
Hoje posso dizer que a criação de um blog profissional é fácil e não requer nenhuma habilidade de codificação (HTML).
De fato, todo o processo é um tanto automático. Então, independente se você tem 20 ou 70 anos de idade, não importa – você ainda pode fazê-lo.
Está pronto?
Então confira o passo a passo com informações exclusivas que compilei com carinho para você. No fim do post também lhe darei uma videoaula grátis para você aprender a criar um blog que vende!
Por que você deve aprender como criar um blog?
Você é um escritor apaixonado? Tem uma história que precisa ser contada? Quer gerar renda passiva para sua família? Criar um blog pode ser a solução! Blogs não são apenas para o “escritor profissional”, mas para todo mundo que deseja fazer algo de útil no universo digital.
O pensador, o designer, a mãe, o artesão, o professor, o empreendedor, enfim, qualquer um que deseja promover ideias, produtos ou serviços pode se valer de um blog profissional.
Em 2008, decidi começar a blogar e construir uma plataforma pessoal. Tempos depois, isso acabou se tornando minha carreira e me permitiu ganhar a vida com as coisas as quais sou apaixonado.
Infelizmente, vemos muitas pessoas começarem coisas e não terminando. Não perseguem seus sonhos e afirmam que não sabem por onde começar ou que “processo de configuração” é muito difícil de aprender.
Temos falado muito sobre como começar a “empreender sem sentir dor”. Nossa ideia é mostrar que, para chegar ao topo da escada, não é preciso subir rápido, pulando vários degraus de uma vez, mas andar devagar e passo a passo, ir conquistando os patamares.
Aprender como criar um blog proporciona isso!
Mas como criar um blog pode tornar meu sonho real?
Abaixo você conhecerá um guia passo a passo para obter um domínio, contratar a hospedagem e instalar o WordPress entre 10 e 15 minutos.
Isso é para provar de que não é difícil começar a movimentar o ambiente digital em seu favor. Está pronto? Então vamos em frente!
Qual é o custo de começar um blog?
É pequeno. Você vai precisar de um domínio que vai custar cerca de 30 reais por ano e hospedagem (serviço que conecta seu blog para a internet) é de cerca de 15 reais por mês (menos que um ingresso de cinema).
Para resumir isso, vai ser em torno de 200 a 250 reais por ano. Isso mesmo, por ano. A coisa boa sobre o blog próprio é que você não tem que estar comprometido. Se você acha que o blog não é realmente o que deseja fazer, poderá cancelá-lo a qualquer momento. Simples assim!
Como criar um blog no WordPress em 27 minutos
As primeiras coisas a se pensar na hora de criar um blog, é a compra de um domínio e a contratação de um serviço de hospedagem. Em relação à hospedagem, alguns optam pela auto hospedagem do WordPress.com.
No entanto, não recomendo que você faça isso, pois não terá total controle sobre o sistema. A auto hospedagem limita sua plataforma e não permite que seu blog seja bem dimensionado.
Por isso, meu aconselho é que você comece com um plano, mesmo que básico, em uma hospedagem profissional. Utilizo para todos os meus projetos a Hostgator. Esta é uma das empresas mais solicitadas por blogueiros profissionais, pois tem preços acessíveis e suporte técnico diferenciado.
Vamos em frente!
Para facilitar, vou levá-lo através de algumas etapas rápidas:
#1. Compra de domínio
#2. Configuração de hospedagem
#3. Escolha de Tema
Como Criar Um Blog # 1: Comprando Um Nome de Domínio
O nome de domínio do seu blog é muito importante. É a partir dele que as pessoas irão te encontrar na web. Definir isso pode ser uma tarefa difícil, mas tenha paciência e use a criatividade.
Dica: Evite domínios grandes e complexos e procure ser ao máximo relevante.
Se você decidiu ir com um blog em seu próprio domínio, foi uma escolha inteligente. Encontrar um grande nome de domínio pode demorar um pouco, mas vale a pena.
Sugiro que você escolha algo que esteja vinculado a uma marca, e que seja fácil de lembrar. Ou, se tiver uma estratégia para monetizar com anúncios, como é ensinado no Segredos do Adsense, poderá criar um blog com uma palavra-chave com alto volume de busca.
Vamos supor que você esteja planejando iniciar um blog de moda. Domínios como www.blogdamoda2014.org ou www.tudo-sobre-moda-feminina.com.br não é uma ótima ideia, sabe por quê?
As pessoas simplesmente não conseguem se lembrar de domínios longos com estes, e , quando querem voltar ao seu blog, é provável que se esqueçam do domínio.
É muito melhor escolher algo memorável, como www.modaperfeita.combr, www.vivamoda.com.br ou algo similar. Como alternativa, você pode simplesmente usar o seu nome, por exemplo: www.pedroquintanilha.com.br.
Resumindo, seu nome de domínio deve ser:
- Cativante
- Fácil de lembrar
- Único
Onde Posso Obter Um Nome de Domínio para o meu Blog?
Costumo sugerir pessoas para obter um domínio e hospedagem do blog no mesmo lugar, dessa forma você vai economizar dinheiro e tempo.
Nos últimos anos, enquanto eu tenho vindo a criar e gerenciar blogs, descobri que há muito poucas empresas de hospedagem de confiança. Então, se você encontrar uma, se agarre a ela.
Você pode conseguir separadamente no registro BR ou GoDaddy comprar seu domínio e até obter hospedagem, porém eu recomendo que você contrate os dois serviços no Hostgator clicando aqui.
Como Criar Um Blog #2: Configurando uma conta de hospedagem
A hospedagem é um servidor em nuvem (um computador remoto). É onde você aluga o espaço para instalar o software WordPress e gerir seu blog. Fazer isso é muito mais fácil do que parece.
Você vai aprender a fazer isso aqui de maneira eficiente!
Existem centenas de serviços de hospedagem disponíveis. No entanto, com base em minha experiência e pesquisa, como já citei, recomendo a Hostgator. Acredito que é a melhor opção por diversas razões:
- Hostgator é grande e bem conhecida.
- Oferece um excelente serviço ao cliente (com suporte nacional).
- Seus pacotes são altamente acessíveis.
- Seu serviço oferece tempos de carregamento de páginas extremamente rápidas.
- É muito fácil de usar
No no meio da página de contratação, você poderá visualizar os tipos de hospedagens oferecidos pela Hostgator. Se quiser mais informações sobre os tipos de hospedagens, clique aqui antes de continuar.
Após escolher um dos planos, você será conduzido ao seu “Carrinho de Compras”. Essa página é um pouco extensa, e para que você possa compreender melhor, sugiro que acesse a aula disponível no fim do post.
No entanto, nessa primeira fase após a compra, você precisa adicionar um domínio a sua hospedagem. Não há como pular essa parte. Isso pode ser feito de duas formas: a primeira comprando um domínio na Hostgator, ou incluindo um domínio já existente.
Após isso, você precisará preencher seus dados para completar a ação. Ao lado desse formulário, você poderá visualizar as formas de pagamento disponíveis. São elas: Boleto, Cartão de Crédito e Paypal. Escolha uma de sua preferência.
Mais abaixo, você poderá adicionar um selo de segurança da Hostgator em seu site, mas isso é opcional. Mais a frente, é possível também inserir um cupom para ganhar desconto na hospedagem.
Dependendo da forma de pagamento que você escolheu, a confirmação de pagamento pode demorar um pouco, se escolher boleto, por exemplo, a confirmação de pagamento leva de 2 à 4 dias úteis. Se escolher cartão de crédito ou Paypal, leva só algumas horas.
Assim que o pagamento da sua hospedagem for confirmado você receberá um e-mail da Hostgator com os dados para acessar a sua conta de hospedagem.
Como Criar Um Blog #3: Escolhendo e configurando o Tema Principal do Seu Blog
A próxima etapa é a escolha de um tema de seu blog. Isso pode (se não deve) ser inerente a proposta e ao nicho de seu blog.
Quando fiz meu primeiro blog, estava realmente interessado em músicas, pois sempre toquei guitarra e gostava bastante desse segmento, por isso eu escolhi um tema que tivesse a ver com isso.
Obs. 1: Não faz sentido começar um blog sobre algo que você não tem interesse, ao mesmo tempo que é muito mais fácil escrever artigos e posts sobre tópicos que você está apaixonado.
Obs. 2: Se você já conhece bem seu nicho de blog ou tópico, você pode pular esta etapa e passar para o passo 2.
É ainda melhor quando você tem um interesse grande em um campo específico ou uma indústria por muito tempo, porque será um especialista naquele assunto.
No entanto, se você não tem ideia de qual tópico ou nicho você quer escrever sobre, comece pensando sobre seus hobbies ou simplesmente comece a blogar sobre suas atividades diárias, momentos memoráveis ou simplesmente sobre tudo.
A maioria dos blogs corporativos são feitos com a plataforma de blogs WordPress. O WP já foi baixado mais de 72 milhões de vezes e é usado por muitos blogs e sites populares.
Eu aconselho que você use o WordPress, pois essa é a melhor maneira de começar um blog. Veja algumas vantagens:
- Você pode escolher entre vários layouts diferentes e temas livres
- Você pode facilmente escrever posts e adicionar fotos / imagens para o seu blog
- Você é capaz de categorizar seus posts e criar um menu personalizado
- As pessoas podem comentar e compartilhar o seu blog
- Etc …
Épico
Isso é relativo e vai de seu gosto, modelo de negócios, nicho e pretensão. Mas o tema Épico é um dos mais usados por ser um template totalmente voltado a conversão e a vendas. Nós usamos ele aqui na Mentalidade Empreendedora.
Suas ferramentas, widgets e plug-ins facilitam muito o trabalho de construção de listas de e-mails. Conheça melhor o tema, e se possível, utilize em sua estratégia de marketing digital. Clique aqui e descubra detalhes!
Dá Para Criar Um Blog Profissional Em Outras Plataformas?
Sim, você há como criar um blog em outras plataformas como blogger.com ou tumblr.com, mas eles não são com mo WordPress. Deixa eu te dizer porquê…
Você não será capaz de obter o seu próprio domínio – Em vez disso, você vai ter um sub-domínio. Meu blog (passagensaereasmega.com.br) tem o seu próprio domínio, mas se eu tivesse decidido iniciar um blog no blogger.com (por exemplo), então ele seria parecido com passagensaereasmega.blogger.com – um pouco desajeitado, não é?
Além do mais, eles não possuem uma grande variedade de temas / layouts e plugins – Em outras palavras, o blog será comum e com pouca opção de personalização.
Se você quiser temas ou plugins adicionais para personalizar o seu blog, você tem que pagar, e muito.
Duas coisas para finalizar esse Guia de Como Criar Um Blog
1) Se você achou que esse guia passo a passo foi útil, sinta-se livre para compartilhá-lo com seus amigos. Isso realmente significa muito para mim!
2) Se você começou um blog, você pode querer aprender a gerar renda com esse blog, acesse aqui e receba mais uma aula grátis e comece nesse mercado.
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !