Quem acompanha a minha história deve se lembrar que iniciei minha carreira como consultor de marketing digital. Isso começou na faculdade e dura até os dias de hoje. Atualmente além de trabalhar como consultor de projetos maiores me dedico também a ajudar pessoas a se tornarem consultores.
A verdade é que o marketing digital abriu, nos últimos anos, um mar de possibilidades para profissionais e empreendedores que buscam sair do mercado convencional. E sabe o que é mais interessante? Atuar no marketing digital não é nenhum bicho de sete cabeças, como alguns podem pensar.
“Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”. – Peter Drucker
Hoje em dia existe uma enorme quantidade de cursos, vídeos e sites que te ensinam sobre aspectos desse universo. Se você ainda não está aproveitando isso, sinto lhe dizer que está deixando dinheiro na mesa, literalmente.
As possibilidades são tão impressionantes que muitos consultores estão passando exatamente o que eu passei. Estão com um bom problema: ter mais clientes do que conseguem dar conta.
Isso mesmo que você leu…
Enquanto muitos empreendedores estão sentindo as dores da crise, os consultores estão no gargalo, com agendas fechadas e sem conseguir atender a grande demanda do mercado. Vou te explicar por que isso acontece em um parágrafo:
Com a crise, mais empresários estão enxergando as possibilidades de migrar ou estender seus negócios para a internet. Mas como sacam pouco do mercado, contratam especialistas para lhes ajudarem. Esses especialistas são os consultores de marketing digital. Entendeu?
Se você ama empreender e ajudar outros empreendedores, domina as os processos de marketing online, e está em busca de um novo meio de vender sua expertise, esse conteúdo vai te ajudar.
Conheça agora 7 passos incrivelmente práticos para se tornar um consultor de marketing digital e construir uma reputação indiscutível na internet!
O que um consultor de marketing digital realmente faz?
Antes de entrar no passo a passo, é preciso que você entenda que existem alguns tipos de consultoria que podem ser vendidas:
Consultoria para Diagnóstico: É a consultoria onde se analisa o negócio e identifica qual o problema existente. Por exemplo: “Não consegue vender por falta de tráfego qualificado”, ou “falta de comunicação na empresa que não faz o produto sair”, etc. O consultor pode ser contratado para simplesmente dar o seu diagnóstico, e pronto. Porém, é difícil você agregar valor suficiente para cobrar por isso. Assim normalmente os diagnósticos são entregues de forma gratuita ou como uma forma de demonstrar que você realmente entende do negócio. O que você irá vender é o Planejamento, a Execução ou o Gerenciamento do Projeto.
Consultoria para Planejamento: Com o diagnóstico em mãos, é preciso planejar as próximas ações, e aqui também entra o trabalho do consultor de marketing digital. Ele pode planejar sobre um diagnóstico que a empresa conseguiu ou continuar seu trabalho após diagnosticar o problema. O planejamento é muito importante porque nele vão constar todos os passos a serem seguidos e serão traçadas prioridades, e as coisas desnecessárias serão eliminadas.
Gerenciamento o Projeto: Aqui o consultor funciona como um maestro em uma orquestra, ele coordena as ações e direciona a equipe do cliente para execução das tarefas necessárias a serem executadas e acompanha a implementação daquilo que planejou.
Consultoria para Execução: Também pode ser feita separadamente, ou como continuação do trabalho do consultor. É a parte vital do trabalho e onde a maior parte dos empreendedores se enroscam por não conseguirem fazer suas vendas. Na execução, o consultor vai não só acompanhar mas colocar a sua equipe para executar, aqui nem deveríamos chamar de consultoria, o melhor nome para isso seria assessoria. Esse é o ponto onde o consultor meio que se confunde com uma agência.
Esses pacotes de serviços podem ser vendidos separados ou juntos, formando uma consultoria completa. Se você conhece as técnicas do marketing digital, você pode replicar isso em suas consultorias. E não é preciso ser o maior nome do mercado para atuar dessa forma.
Não é preciso ser especial para ser consultor. Apenas ter a coragem de pensar diferente. Esse é um mercado que não para de crescer, pois anda em paralelo com o crescimento do próprio marketing digital.
Essa é uma das coisas que eu ensino no meu programa de mentoria para consultores. Já conhece?
2 Requisitos básicos para ser um bom consultor:
Paixão pelo Marketing: Você deve ter muita vontade de conhecer técnicas novas, melhores práticas e ficar sempre antenado às novidades. Sabe aquele monte de cursos que você já fez e todos aqueles textos que você já leu? Pode parecer que não, mas esse conteúdo é de muito valor para quem está começando e para quem está perdido sobre o que fazer. As coisas óbvias sobre o assunto podem formar a chave para um novo cliente. Pense nisso!
Vontade de ajudar e transformar a vida das pessoas: Essa aqui, aliás, é (ou deveria ser) a força maior para quem está no marketing digital: a vontade de melhorar a vida das pessoas. Isso deve ser constante em sua carreira. Você tem que aplicar a consultoria buscando sempre o melhor paro o seu cliente, afinal o sucesso dele é o seu sucesso. E quanto mais resultados você gerar, mais a sua reputação será construída.
Não importa se você está estudando o marketing digital há muito ou pouco tempo, pois como dito anteriormente, o seu conhecimento irá ajudar muito quem não sabe nada sobre o marketing e, além disso, por não estar emocionalmente envolvido com o produto, você oferecerá uma visão nova que talvez ninguém tenha pensado ainda.
Quanto ganha um consultor de marketing digital?
Algumas pessoas acham que um consultor não ganha muito, afinal você não pode escalar esses ganhos, pois está vendendo suas horas, e elas são limitadas. Mas, você não precisa focar somente em horas, pois assim o seu trabalho vai valer muito mais (falarei mais sobre isso no passo 7 desse artigo).
Entenda agora: se um produtor paga até 50% de comissão para um afiliado pela venda de um produto, então um consultor que gere lucros de 100, 200 ou 500 mil pode ganhar 20, 30, 50 e até 100 mil pela sua experiência. Afinal, sem os ensinamentos do consultor, os resultados não existirão.
Além do mais, você vai conhecer muitas pessoas durante os seus processos de consultoria, e isso vai te abrir diversas possibilidades e até expandir a divulgação do seu próprio negócio. O quanto você vai cobrar está diretamente ligado ao quanto você consegue gerar de resultado para o seu cliente, por isso você precisa ter certeza do que está prometendo antes de oferecer o seu trabalho.
Claro que não existem garantias de que o cliente vai de fato fazer o que você recomenda, mas você terá essa responsabilidade de cobrar dele os resultados, que você sabe que são tangíveis e conquistáveis. Você pode divulgar a sua consultoria de diversas formas, inclusive sendo também um infoprodutor.
Você pode ter um produto que você vende no front-end (produto de entrada), e a sua consultoria ser vendida no high-end (serviço de alto valor). Seja como algo único ou mesmo para complementar o seu produto. E você pode divulgar e conseguir seus clientes de diversas formas, inclusive fazer vendas da sua consultoria durante palestras, congressos, eventos ao vivo e online, webinários.
Isso será feito usando seu networking ou mesmo criando eventos de treinamento onde você presta a consultoria e a pessoa aplica ali, ao vivo, na hora com você. Entende por que estou dizendo que ser consultor de marketing digital é hoje uma das maiores, senão a maior, oportunidade do mercado?
E estou te passando essas informações porque realmente é algo que o marketing, tanto digital quanto convencional, estão precisando muito. E, como sempre, a vontade de transformar a vida das pessoas é e deve continuar sendo a força principal da nossa trajetória.
Agora que você já tem uma base, pode conhecer os 7 passos práticos para ser um consultor incrível, construir uma reputação indiscutível na internet e ser bem remunerado por isso. Vamos lá!
Passo 1: Torne-se um especialista em marketing digital
É óbvio, mas o óbvio precisa ser dito. Antes de oferecer os seus serviços, e se posicionar como consultor no mercado, você precisa se tornar um especialista. Você deve estar bem preparado para ajudar pessoas e empresas a gerarem resultados reais.
O seu conhecimento em marketing digital precisa ser bem aplicado, e para isso você deve ter uma boa base de conhecimento e habilidades. Mas não ache que isso seja uma coisa “muito difícil” de conseguir. Uma analogia interessante é que “se você está no nível 10, pode ajudar pessoas que estão entre o nível 0 ao 9”, entende?
Em muitos casos, para um empreender subir de nível, ele só precisa de uma ferramenta. E essa ferramenta o consultor tem. Imagine se você tiver uma caixa cheia de ferramentas e que qualquer ajuste empresarial relacionada ao marketing digital possa ser aberta?
Sim, você será um profissional muito solicitado e bem remunerado. Então, a ideia aqui é que você se torne de fato um especialista em marketing digital, aprendendo tudo o que puder sobre o setor para formar sua caixa de ferramentas.
Passo 2: Busque um bom mentor
Você não é obrigado a ter um mentor, mas se puder ter um, você estará evitando perder tempo e dinheiro, e terá um apoio mais seguro para seguir adiante com seus projetos de consultoria de marketing digital.
Quem é o mentor? A pessoa que dá suporte e encorajamento para que um indivíduo gerencie o próprio aprendizado, maximize o potencial, aprimore o desempenho e alcance seus objetivos. Um bom mentor te ajuda a ser melhor nos sentidos pessoal e profissional. É um líder que, direta ou indiretamente, te passa visões, princípios, valores, sonhos, ideais, sabedoria, etc.
Grandes líderes da história tiveram grandes mentores. Posso citar Aristóteles, mentor de Alexandre, o Grande; Mahatma Gandhi, mentor de Martin Luther King; e Peter Drucker, mentor de Jim Collins.
O mentor pode te ajudar a analisar processos, a projetar caminhos, a propor análises sobre relações de causa e efeito em determinadas situações. Pode desafiá-lo, enquanto compartilha sua experiência, dá exemplos, te guia, aconselha.
Nos últimos anos, inclui em minha missão realizar mentoria. Tenho o prazer de ser mentor de algumas pessoas. Isso porque decidi ensinar tudo o que sei sobre empreendedorismo e marketing digital. De tempos em tempos eu seleciono um pequeno grupo de pessoas para as quais passo todos os meus ensinamentos, as maiores estratégias, as maiores lições, em todos os detalhes.
Eu explico isso de forma clara e direta, mostrando os bastidores desse negócio, passo a passo, sem segredos, de modo que você possa aplicar em sua vida e ao seu negócio. Como trabalho como consultor a algum tempo, acabo formando novos consultores prontos para atuarem nesse exponencial mercado de consultoria.
Um bom mentor te desafia a ir mais longe. Lembro de um caso em uma das minhas turmas de mentoria e certificação de consultores que desafiei a galera a fechar um contrato de R$ 15 mil reais, aí dois dias depois, vem o Danilo um dos participantes e diz assim… Olhe abaixo:
Eu o desafiei e ele me desafiou a pensar maior para as próximas turmas…
Se você se interessa por isso, pode acessar esse conteúdo e saber mais sobre o programa.
Passo 3: Escolha seu nicho de atuação
Espere, a área não é marketing digital? Sim, de fato é. Mas quanto mais profundo você for, mais terá sucesso como consultor. A expertise é essa, mas você pode atender profissionais de uma área específica.
Por exemplo, tenho um mentorado que é consultor de marketing digital para advogados. Um dos meus alunos do Acelerador Digital é dentista e aplica o conhecimento em marketing digital para ajudar outros dentistas.
Nada impede que você deixe sua comunicação “aberta” para qualquer empresa, mas essa dispersão poderá te atrapalhar na hora de vender seus serviços. Sendo mais especifico, você poderá usar o trunfo de conhecer certas peculiaridades de cada mercado, e assim, lucrar mais.
Sem contar que dependendo do setor, fica mais fácil se tornar um líder e dominar o mercado. Quanto menor for a concorrência, mais fácil é “monopolizar”, ou seja, se tornar único. Pense nisso na hora de escolher o seu nicho de atuação.
Seu nicho de atuação, fala muito do seu posicionamento. Quanto melhor posicionado você tiver mais resultados poderá alcançar. Hoje eu foco minha consultoria para negócios digitais, por exemplo. Isso quer dizer que na prática eu ajudo empresas a estenderem seus negócios para internet ou profissionais a se tornarem empresários criando negócios digitais.
Passo 4: Consiga o primeiro cliente (você só precisa de 1 agora)
Muitos consultores ficam travados no início porque não conseguem clientes. O conselho que sempre dou é esse: consiga um cliente. Eu explico que o profissional precisa se esforçar para arranjar um cliente apenas no começo, porque é de um que ele precisa nesse momento.
Essa é uma grande sacada pois você não tem portfólio, cases, e precisa de uma pessoa para aplicar o que você sabe. Sei que o termo pode soar estranho, mas vou usá-lo mesmo assim: “ache a sua cobaia”, no melhor sentido, gere resultados nela e você terá autoridade para conseguir novos clientes.
Isso vai funcionar desde que você esteja bem preparado e confiante de que a coisa vai realmente funcionar para ela. Se você tem os conhecimentos certos, deseja gerar valor e quer trabalhar pelos resultados do cliente, ele vai se sentir feliz em ser sua “cobaia”.
Então, sua estratégia agora (considerando que esteja no começo) é conseguir o seu primeiro cliente. Isso vai servir como start em sua carreira e vai te levar para o próximo nível. Uma etapa de cada vez e você vai estar onde deseja: no topo.
Uma outra dica para você ter mais confiança para conquistar seu primeiro cliente é utilize as táticas que você irá vender em você mesmo antes. Isso mesmo aprenda, aplique em sua vida, verifique os resultados e depois venda. Resultados são poderemos porque atraem as pessoas.
Passo 5: Crie um blog (produza conteúdo e compartilhe sua experiência)
Aqui está algo que sempre funcionou para mim, desde o começo. Todos os meus grandes projetos foram iniciados ou tiveram o apoio de um blog profissional. Quando eu era apenas consultor, o Pense Marketing Digital me ajudou a conseguir a visibilidade que eu precisava e contribuiu para a construção de minha reputação no mercado. Depois veio a Mentalidade Empreendedora, que começou com um blog e programas de afiliados.
Há algo que você precisa saber: negócios que possuem blog geram 67% mais leads que os que não possuem. O blog é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital porque permite estabelecer uma conexão com a audiência, onde você não é o único que emite opiniões. Seu público também pode interagir.
O consultor que não tem blog está perdendo o grande benefício de toda essa interação: feedbacks valiosos sobre o seu próprio trabalho. Assim você sabe se está no caminho certo. Mesmo que você tenha um website corporativo, providencie um blog e gere conteúdos de valor de forma recorrente nele. Se quiser aprender mais sobre blogs e como fazer eles se tornarem armas para o seu negócio, veja aqui o Blogs que Vendem livro do meu sócio Marcos Eduardo.
Fazendo isso, você vai conseguir a visibilidade que precisa, irá mostrar ao mundo sua autoridade, e, consequentemente, construir sua reputação no mercado. Seu blog é o espaço onde você dita as regras do jogo e não se torna totalmente dependente das constantes mudanças do ambiente digital.
Para provar a força dos blogs veja esse resultado que um dos meus alunos teve depois que fez um post apresentando seu caso de sucesso aqui no Blog do Mentalidade Empreendedora:
Passo 6: Construa uma marca forte
O que toda empresa deve fazer, você também deve. Um consultor é uma marca. Você precisa respirar valor. Geralmente quando falamos em marca, as pessoas lembram imediatamente em logo. Mas isso é um detalhe, importante, mas não suficiente para posicionar um empreendedor ou empresa.
Aqui está uma verdade: as pessoas gostam de marcas. Ter uma marca forte deixa o seu trabalho mais desejado e ajuda muito na hora de fazer negócios. Se você tem uma marca reconhecida, os investimentos em algumas ações podem ser consideravelmente menores (eu já provei disso muitas vezes).
Além dos aspectos relacionados ao design, o conteúdo vai te ajudar a se posicionar no mercado. A presença nas redes sociais também. Você pode começar criando perfis e páginas nas redes mais importantes, como Facebook, Twitter, LinkedIn, e manter um pequeno calendário de postagens.
Fora isso, a presença em eventos de marketing digital e do seu nicho de atuação é muito importante. Nesses eventos você pode conhecer novas pessoas e criar network incrível. Parcerias são fundamentais para que um bom consultor de marketing digital consiga cumprir seus objetivos.
No Acelerador ao Vivo, por exemplo, muitos consultores saem de lá com excelentes parcerias. O próximo será em outubro de 2016.
Passo 7: Escale o seu negócio
Se lembra que no começo do post eu falei sobre o gargalo, o fato de ter muitos clientes e não dar conta? Pois é, se você cumprir os outros 6 passos práticos e conseguir se consolidar como consultor de marketing digital, você provavelmente vai acabar passando por isso. Como eu expliquei, é um bom problema, afinal, ter muitos clientes é sinal de abundância. Mas ainda assim é um problema.
Para se “livrar” dele, você precisa pensar em uma coisa: escala. E isso pode ser conseguido de algumas formas, e eu vou falar sobre algumas delas. Muita gente pensa que não é possível escalar serviços. Conquanto seja mais difícil do que produtos, sim, é possível.
Uma das formas é treinar outros consultores para trabalhar para você (veja só, estou entregando o ouro aqui). Se você criar sua própria rede de consultores em marketing digital, estará tornando as coisas mais lucrativas para você e para eles mesmos que irão se beneficiar de sua reputação.
A outra forma, é através de produtos digitais. Dependendo do tipo de negócio, do produto e do público, as vendas de seus produtos digitais são “ilimitadas”. Isso porque a internet quebra as barreiras do tempo e do espaço. Você pode vender o seu produto para pessoas do mundo todo, a qualquer hora do dia.
Um produto digital exige dedicação de tempo única, ou seja, você vai se dedicar apenas “uma vez” para elaborar e criar, e depois de pronto, vai apenas se dedicar aos processos de marketing e vendas. Te falei do produto de front-end, que é de ticket baixo. Mas existem infinitas possibilidades, de planos de assinaturas a eventos de grande porte:
Aqui neste artigo, ensino como é possível criar um verdadeiro império digital, podendo faturar até alguns milhões por ano. Confira!
Conclusão: está pronto para gerar resultados como consultor de marketing digital? Comece agora!
O marketing digital abriu as portas para que muitos pequenos empreendedores, com orçamentos menores, pudessem conquistar seu espaço no mercado. Coloque esses ensinamentos em prática e empreenda inteligentemente como consultor. Essa pode ser sua grande chance de desfrutar de uma vida mais abundante, levando sua mensagem, alinhando trabalho com a paixão e sendo reconhecido por isso.
Se você leu este artigo até aqui e pretende se lançar como consultor de marketing digital, tenho algo que pode te ajudar. Eu criei um Programa de Certificação e Mentoria para Consultores em Marketing Digital que no momento está fechado. Um trabalho nunca antes realizado no Brasil, que tem como base construir um grupo de consultores que irão replicar o que tenho feito em meus negócios com êxito.
Como Gosto de Dizer resultados falam por si, veja abaixo mais um dos resultados de um dos participantes da última turma da Mentoria de Consultores:
Se você tem interesse em ser formado um consultor e participar da próxima turma, clique no link abaixo e preencha o formulário!
Ficha de interesse para próxima turma de Certificação + Mentoria de Consultores de Marketing Digital.