Porque grande parte do mercado digital está apostando no Manychat

manychat

Você já deve ter ouvido falar muito sobre ele:  Manychat.

Essa ferramenta poderosa de automação de marketing que proporciona um ótimo canal de relacionamento com uma audiência ou um público consumidor.

O Manychat tem gerado resultados estrondosos em captação de leads e sua posterior conversão em clientes. O recurso se destacou tanto que até foi motivo de reportagem na revista Forbes, o maior periódico do mundo sobre economia e empreendedorismo.

Caso você ainda não saiba o que é Manychat (o que é muito improvável), trata-se de uma ferramenta do tipo chatbot.

Como o próprio nome sugere, chatbots são robôs de conversação, que enviam mensagens automáticas e interagem conforme as respostas das pessoas, em uma sequência de mensagens pré-determinadas.

O Manychat foi fundado por Mikael Yang e Anthony Gorin, e nasceu da ideia de criar um autoresponder para Telegram, em 2015.

No mesmo ano, a ferramenta já estava sendo utilizada por mais de 500 empresas. E continuou crescendo.

Foi em 2016, quando o Facebook interessado nessa tecnologia abriu seu código para desenvolver chatbots, que eles lançaram o Manychat. Hoje em dia, eles contam com mais de 20.000 bots sendo utilizados em seu serviço.

Chatbots são uma ferramenta fantástica que pode ajudar muito a escalar os resultados do seu negócio. Segundo o portal Business Insider, estima-se que até 2020, 80% de todas as empresas do mercado usarão chatbots.

E nesse cenário a plataforma que mais se destaca é o Manychat, por ser mais completa e ter um aprendizado bastante intuitivo e simples de pegar.

Confira agora nos próximos parágrafos porque o Manychat está alavancando as vendas de milhares de negócios e fazendo a cabeça dos empreendedores ligados no marketing digital.

Manychat alcança muita, muita gente

O Facebook já revelou que, atualmente, o Messenger já bateu a marca de 1,3 bilhões de usuários mensais. Só aqui no Brasil, são 120 milhões de usuários totalizados.

Os aplicativos de mensagens instantâneas ocupam bastante espaço da atenção das pessoas. Especialmente se o aplicativo “pula” na tela do seu celular enquanto você está usando uma rede social.

Esse é o caso do Manychat. O chatbot dessa plataforma atua pelo Messenger do Facebook. Isso lhe confere enorme alcance.

Com ele, você pode programar um roteiro de conversação, baseado em perguntas com respostas previsíveis e, dessa maneira, estabelecer um relacionamento conversacional automatizado com o seu público.

Conforme o Manychat entra em contato com os leads, eles podem conversar com o chatbot em tempo real, com interações instantâneas.

Os números que o Manychat alcançam são impressionantes

Segundo um dos fundadores, Mikael Yang, em entrevista à Forbes, a taxa de abertura de mensagens dos chatbots pelo Manychat ficam em torno de 80%, em média.

O CTR, que indica a porcentagem de cliques nas mensagens recebidas, mantém a média de 20%, chegando a 50% em alguns casos.

Talvez nesse ponto você possa pensar: “Ei! Mas esses números foram informados pelo próprio fundador, isso é muito tendencioso pois ele quer valorizar o seu serviço”.

Para endossar essa informação, podemos citar aqui a fera do marketing digital norte americano, Neil Patel. Ele relata, em um dos seus artigos, um caso de estratégia com chatbot que foi capaz de obter 88% de taxa de abertura e 56% de CTR.

Quem já trabalha com estratégias de marketing digital e conhece a performance do email marketing, sabe que há uma grande disparidade nesses números.

Isso se dá pelo fato de que as pessoas já não usam o e-mail com a mesma intensidade como antes (falaremos disso mais adiante nesse artigo), e que os aplicativos de mensagens instantâneas tem muito mais espaço na vida das pessoas.

É claro que o email não morreu (longe disso!), mas definitivamente as coisas mudaram muito.

Você pode fazer um funil de vendas com o Manychat

Usando os chatbots dessa plataforma, você pode programar sequências de mensagens dentro de um roteiro persuasivo.

O marketing continua sendo, essencialmente o mesmo. Só muda a forma de interação. É absolutamente viável adaptar um funil de vendas no fluxograma de mensagens enviadas automaticamente.

O clássico funil AIDA funciona perfeitamente na conversação com leads usando chatbots. Na verdade, é até mais veloz que com o uso de outras mídias, como e-mail marketing por exemplo.

Como você já deve saber, o funil de vendas se baseia em um caminho psicológico que uma pessoa percorre do momento que entra em contato com a sua mensagem até a decisão de comprar a sua oferta.

O nome desse caminho é “jornada de compras”. Você pode ler mais sobre a estratégia AIDA aqui neste artigo.

Usando o Manychat você pode interagir com sua base de contatos, de uma maneira muito próxima, de forma a gerar um engajamento e fazer cada lead percorrer cada etapa do funil AIDA.

O resultado com funis de vendas operados dessa maneira são impressionantes, pois usam um relacionamento muito direto e rápido.

Com os chatbots, você não precisa aguardar dias entre uma mensagem e outra, como acontece com o e-mail. Assim os leads se movimentam mais rápido pelo funil.

Isso faz do Manychat uma ferramenta poderosa para qualificar leads com um investimento menor. Com os fluxogramas de mensagens e interações do público você pode esquentar os leads em larga escala para depois apresentar as suas ofertas.

Mensagens automatizadas, mas com opção de personalização

Usando o Manychat, você poderá aumentar o nível de engajamento do público com o que você tem para ofertar a uma escala que você não imaginava.

Porém, a maior parte das pessoas que interagir com os seus chatbots perceberão que se trata de um robô de conversação.

No decorrer das conversas, muitos leads vão preferir conversar com uma pessoa de verdade.

Para atender essa necessidade, o Manychat oferece um recurso para monitorar o desenvolvimento das conversações com os leads que sinaliza quando um dos diálogos precisa de algum nível de personalização, e um atendente pessoal pode assumir a conversa.

Portanto, as funções automatizadas são perfeitas para informar os leads sobre as dúvidas mais frequentes, e interagir de maneira mais personalizada quando há informações mais detalhadas a serem fornecidas.

Porque você também deve usar o Manychat?

Hoje em dia o público online está mais resistente a fornecer seus e-mails em troca de informações, mesmo para um e-book.

Segundo o relatório SendGrid 2016 Global Email Benchmark, esse é o fenômeno conhecido como “e-mail fatigue” que tem acontecido nos últimos anos. Segundo o relatório, as taxas médias de aberturas únicas de e-mail marketing está em 14%, e a porcentagem de clicks em links no e-mail tem sido de 1,9% a 3%.

Pensando do ponto de vista do consumidor, é mais fácil ele iniciar um relacionamento pelo Messenger que pelo e-mail, onde ele teria que preencher campos de cadastro e acessar o e-mail para ver os conteúdos.

Além disso, é mais fácil construir uma lista de contato usando chatbots que por e-mail marketing. Isso porque, para construir uma lista qualificada de e-mails, é necessário mais de um clique para o usuário se cadastrar. Já no Messenger basta um único clique para se cadastrar.

Como já foi comentado, outra grande vantagem de se trabalhar com chatbots do Manychat é que, nesse canal de comunicação, a troca de mensagens é bem mais dinâmica e engaja os leads mais rápido que por email.

Caso você opere com atendimentos ao vivo por chatbots, o engajamento pode ser instantâneo e gerar muito mais vendas.

A segmentação de uma lista formada pelo Manychat é bem melhor. Pelo fato da lista de Manychat ser de pessoas conectadas ao Facebook, você pode segmentar sua lista em gênero, idade, interesses, profissões, e mais uma série de informações.

Até mesmo para fazer um bom retargeting no Facebook é mais fácil partir da lista formada por chatbots, pois os leads já estão na plataforma.

As possibilidades de opt-in para uma lista no Manychat são muito mais versáteis também. É possível estabelecer um contato inicial com um lead a partir de um comentário em postagens no Facebook, a partir da visualização de um site ou visitando uma fanpage.

O melhor de tudo é que o Messenger (canal de contato do Manychat) é uma plataforma completamente otimizada para dispositivos móveis, que são os mais utilizados para se acessar a internet.

Aprenda a usar o Manychat no seu negócio

A tecnologia usada pelo Manychat é um grande tendência do mercado dos nossos tempos: a inteligência artificial para criar e manter um relacionamento com uma audiência.

O uso da ferramenta é bem simples, pois ela foi desenvolvida com uma interface bastante intuitiva. Não é necessário ter qualquer conhecimento em programação para operá-la.

O Manychat permite a integração com outras plataformas digitais para tornar o seu plano de marketing bem mais completo.

Porém, se você quiser dominar a ferramenta por completo, e tirar o máximo do potencial que ela pode oferecer para o seu negócio, será preciso se aprofundar bem.

Para te ajudar nessa empreitada, você pode contar com a Mentalidade Empreendedora. Aqui nós podemos te ajudar através de conteúdos exclusivos com dicas e técnicas que já aplicamos aqui mesmo em nosso negócio.

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