Como tornar seu negócio mais lucrativo usando modelos de assinaturas

Os modelos de assinaturas estão sendo buscados por cada vez mais empreendedores no mercado.

Eles entenderam que modelos de assinaturas são capazes de gerar cobrança recorrente de uma base de clientes já conquistados, e isso traz a vantagem da previsibilidade de receita.

E quem não quer ter recorrência no faturamento da empresas?

Os modelos de assinaturas têm como grande característica o ganho do efeito composto. Quanto maior for a receita recorrente no modelo de assinatura, menor é a necessidade de se investir na prospecção de novos cliente para alcançar o número de vendas para atingir a meta mensal.

Por exemplo, pense numa empresa que venda produtos para higiene pessoal. E digamos que, para atingir sua meta mínima de faturamento mensal, ela tenha que vender 1200 produtos. Com modelos de assinaturas, é possível manter uma base de consumidores para atingir as metas dos meses seguintes.

Ou seja,  no mês seguinte, parte da demanda a se atender para atingir a próxima meta já será suprida com os assinantes do seu modelo.

Dessa maneira, a curva de geração de receita do seu negócio poderá ser bem maior que a curva da taxa de aquisição de novos clientes. Isso diminuirá consideravelmente a necessidade de investir em campanhas para buscar novos leads.

Percebe como isso pode aumentar muito a lucratividade do seu negócio? Nunca se esqueça que cada cliente conquistado representa um gasto da sua empresa. Quanto mais um mesmo cliente comprar de você, maior será a lucratividade desse investimento.

Os modelos de assinaturas são capazes de proporcionar estabilidade no faturamento, com a receita recorrente garantindo maior saúde para o fluxo de caixa da sua empresa.

Esse artigo foi preparado para você entender mais sobre como essa estratégia pode tornar o seu negócio mais lucrativo.

Fique atento às próximas linhas desse texto, pois temos muito o que ensinar aqui.

As vantagens dos modelos de assinaturas

O modelo de assinatura têm conquistado cada vez mais espaço em serviços online. Entretanto, não é uma novidade, pois outros modelos de negócios já operavam dessa maneira há muito tempo, como por exemplo escolas e mídias (jornais e revistas).

Essa modalidade possui diversas vantagens para o seu negócio, de forma a torná-lo mais lucrativo.

Fidelização de clientes no seu negócio

Os modelos de assinaturas estimulam um relacionamento mais próximo entre sua empresa e seus clientes. Quando eles engajam no seu serviço, tornam-se verdadeiros parceiros que indicam seu serviços de assinatura para outras pessoas.

É muito mais trabalhoso conseguir engajar o cliente na sua marca se ele faz uma compra hoje, mas só volta a fazer negócio com sua empresa meses depois, ou até anos mais tarde.

As empresas de software perceberam isso. Costumavam desenvolver suas soluções vendê-las como um produto. O problema é que vez comprado o software, os clientes não voltavam a interagir com a empresa de alguma forma, muito menos a comprar com ela.

Percebendo isso, passaram a oferecer os softwares como um serviço, sendo pagos mensalmente ou anualmente. Os assinantes, muitas vezes, passam também a ter uma área exclusiva de membros ou um suporte personalizado.

Com os modelos de assinatura, a sua empresa passa a estar mais presente no cotidiano dos seus clientes, reforçando a presença da sua marca na mente deles.

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O assinante tem mais agilidade no consumo

Cada vez mais, os hábitos de consumo da nossa sociedade prezam por mais praticidade.

A cobrança recorrente dos modelos de assinaturas facilita a vida dos seus clientes de maneira que eles não tenham que se preocupar sempre em efetivar um pagamento, ou fazer o mesmo pedido várias vezes.

Quando o cliente está satisfeito com os serviços que está recebendo, tende a valorizar mais o serviço de assinatura por proporcionar maior comodidade.

Precificação mais flexível

Nos modelos de assinatura você pode criar diferentes planos, em diferentes valores de assinatura, adequando o serviço de acordo com as condições do cliente.

Isso pode ser feito seguindo diferentes unidades de medidas, dependendo do modelo de negócio: horas, downloads, acessos, gigas, quantidades de produtos, etc.

Para o cliente, nos modelos de assinaturas de hoje em dia ainda existe a vantagem de fazer a cobrança apenas do valor referente ao mês ao ano. Diferente, por exemplo, de uma assinatura de revista, onde o assinante parcela um valor integral ao longo do ano, comprometendo o limite do cartão.

Essa estratégia permite que você consiga adquirir uma maior parte do público-alvo como cliente, pois acaba atendendo diferentes níveis de poder aquisitivo.

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Controle da demanda sob medida

Sabendo qual a base do número de assinantes ativos no seu modelo de assinatura, é possível gerenciar estoque (no caso de produtos físicos) ou o suprimento de demandas de uma maneira mais controlada.

No caso de assinaturas de produtos físicos, é possível gerenciar melhor o estoque de acordo com a demanda prevista para o mês seguinte, a partir do desempenho dos meses anteriores. Isso evita ficar com capital de estoque parado.

Para outros modelos, por exemplo assinaturas de uma área de membro online, é possível dimensionar melhor a necessidade de espaço em servidores de acordo com as demandas que se apresentam.

O seu negócio está pronto para modelos de assinatura?

Os modelos de assinaturas são realmente muito lucrativos e trazem diversos benefícios para o seu negócio. Essa é uma tendência crescente, pois acompanha os hábitos de consumo da sociedade atual.

No mercado digital, é que os modelos de assinaturas são mais facilmente implementados. Mas não se engane! Não é simples fazer essa migração para o modelo de assinaturas.

É preciso analisar diversos aspectos sobre como está estruturado o seu modelo de negócio e como ele está performando atualmente, para dizer se você está pronto para competir nos modelos de assinatura.

Aqui no Mentalidade Empreendedora nos dedicamos cada vez mais em criar ou adaptar negócios para os modelos de assinatura.

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