O que Não Fazer Quando For Iniciar um Negócio do Zero

Picture of Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.
o-que-nao-fazer-quand-abrir-um-negocio-do-zero

Entre no nosso News Letter e fique por dentro dos nossos conteúdos mais recentes!

Começar um negócio do zero é um investimento que pode que dar muito certo e trazer muitos lucros, assim como pode ser um tiro no pé.  O segredo está no inicio do planejamento, até  funcionamento da empresa. Algumas dicas do que não se deve fazer na hora de abrir o negócio do zero estão relacionadas com aquilo que se deve fazer. Antes de tudo o empreendedor deve fazer muitas pesquisas e estudar, além de  se desenvolver como empreendedor para ter um negócio lucrativo.

Conteúdo

 Dicas Práticas sobre o que não fazer na hora de abrir uma empresa

1 – Não Planeje Nada, Saia Fazendo

O primeiro passo é se planejar financeiramente, o empreendedor não deve nunca abrir uma empresa que tenha um custo mais elevado do que aquilo que ele tem ou que ele possa conseguir em dinheiro. Outra coisa que não se deve fazer no momento inicial é abrir um empreendimento no qual você não possua absolutamente nenhum conhecimento, opte sempre por negócios em um segmento no qual você se identifica.

Uma saída interessante é aproveitar as oportunidades do mercado digital hoje você pode através de programas como Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos, lhe ajudam a desenvolver seus produtos e serviços digitais.

2 –  Modelo de Negócios, Plano? Pra quê? Isso é conversa fiada.

Nunca se deve abrir uma empresa sem ter o seu modelo de negócios definido e realizar o seu plano de negócios antes, esta é uma regra básica. No plano de negócios devem estar os objetivos da empresa, a descrição detalhada de onde vem o capital para abertura, como a empresa será mantida até ter lucros, análise do mercado e da concorrência, e analise de tudo que a empresa irá oferecer, quantos funcionários terá, localização, qual será a matéria prima e como será a produção.

3 – Subestime Sempre, Fatores Externos e Internos

Quem abre o negócio do zero não deve nunca subestimar e concorrência e deve analisá-la sempre com cuidado. Outro ponto que deve ser evitado é não analisar o mercado e quem são os clientes, assim como não levar em consideração o que os funcionários pensam. Tanto cliente quanto funcionário são importantes para a empresa crescer.

4 – Não Escolha a Internet para Começar Seu Negócio

Não se deve nunca abrir um negócio do zero sem pesquisar bem a localização onde ele será aberto é aí que internet ganha de lavada de negócios físicos, o custo de um ponto físico hoje é infinitamente maior do que o custo de se estabelecer e se posicionar a partir da internet. Muitas empresas quebram exatamente porque não existiu um bom planejamento, uma boa determinação da origem do capital.

5 –Não negligenciar o planejamento financeiro:

Gerenciar suas finanças é crítico. Evite gastar demais no início e não misture suas finanças pessoais com as da empresa. Crie um orçamento e mantenha registros precisos.

6 –Não ignorar o plano de negócios:

Um plano de negócios é essencial para guiar sua empresa. Não comece sem um plano detalhado que inclua metas, estratégias, análise financeira e projeções.

7 –Não pular a pesquisa de mercado:

Antes de abrir sua empresa, pesquise o mercado para entender a demanda, concorrência e as tendências do setor. Ignorar essa etapa pode levar a decisões equivocadas.

 

Beleza! Falta só mais um passo para você receber nosso News Letter, vá agora no seu email para

CONFIRMAR