Avaliando se já atingiu o product-market fit:

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Avaliando se já atingiu o product-market fit:

Sean Ellis, criador do termo “growth hacking” e empreendedor do Vale do Silício criou um formato de pesquisa que facilita sua vida na hora de identificar se seu produto é realmente relevante ou não fará diferença na vida de ninguém se deixar de existir.

A ideia é perguntar se as pessoas ficariam desapontadas se seu produto não existisse mais.

Segue as perguntas para você aplicar:

Você ficaria desapontado(a) caso o [PRODUTO] deixasse de existir amanhã?

(a) Muito desapontado(a)
(b) Um pouco desapontado(a)
(c) Não ficaria desapontado(a), pois não acho tão útil assim
(d) Eu não uso mais o produto

Se 40% ou mais disserem que ficarão muito desepontados você pode considerar que seu produto atingiu o Product-market fit e agora pode acelerar na hora de adquirir novos clientes.

25% a 40% responderem que ficarão muito desapontados, vc precisa modificar algumas coisas no produto. Bandeira amarela pra você, procure melhorar, brother.

Deu menos de 25% nas respostas para “muito desapontado”, pede pra sair. Chegou a hora de mudar bastante porque se continuar investindo da mesma forma você tem altas chances de “dar ruim”.

Se você identificou que não atingiu o PRODUCT-MARKET FIT ainda ou seja deu menos de 40% de “muito desapontado.

Sean Ellis fala pra fazer essas perguntas aqui:

O que você usaria em alternativa ao [PRODUTO] se ele não existisse?

( ) Eu não usaria nenhuma alternativa
( ) Eu usaria ______________________________
Aqui você pode ter uma pista do que seu concorrente faz melhor que você e o que pode acrescentar no seu produto.
Qual o principal benefício que você recebeu com o [PRODUTO]?
_________________________________________

Aqui você identifica pontos de desejo para refinar sua oferta e pode te dar clareza de benefícios a serem agregados e comunicados melhor forma possível.

Você recomendou o [PRODUTO] para alguém?

( ) Não
( ) Sim (por favor explique como você descreveu o [PRODUTO])
__________________________________________

Aqui você identifica como as pessoas entendem e comunicam seu produto e pode até identificar o potencial de viralização.

Que tipo de pessoa você acha que veria mais benefício no [PRODUTO]?

__________________________________________

Essa questão serve para identificar melhor o perfil da sua persona ideal.

Como você acha que podemos melhorar o [PRODUTO] para melhor atender suas necessidades?
__________________________________________

Essa última questão serve para te ajudar a identificar os problemas e o que você pode melhorar.

Agora é sua vez, pegue essas perguntas e faça para uma base de clientes de um produto que você tem e identifique se seu produto é relevante ou irrelevante para seus clientes.

Pode usar o SurveyMonkey, Google Forms ou Typform pra isso. Analise a nível de porcentagem (quantitativamente) mas principalmente de forma qualitativa. Você tem a chance de ouvir seus clientes. Lembre-se que marketing tem muito mais haver com ouvir do que com falar.

Quanto mais você ouvir seu cliente mais armas terá para preparar.

Fonte dessa pesquisa é o livro do Sean Ellis HACKING GROWTH.

Eaí o que achou? Topa fazer essa pesquisa com sua audiência?

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