Snapchat ou Insta Stories? Faça sua escolha!

Redação Mentalidade Empreendedora

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Insta Stories e Snapchat são dois fenômenos das redes sociais, cada qual com suas características e lançados em épocas distintas. As plataformas estariam bem distantes uma da outra, se não fosse uma coisa em comum:

O Instagram lançou o Stories, um recurso para que as postagens publicadas se autodestruam dentro de 24 horas. Ela permite que que os usuários publiquem fotos e vídeos sem filtros e efeitos. A ferramenta foi liberada mundialmente e se assemelha muito com o Snapchat.

E é justamente isso que tem dado fama ao Instagram. Alguns dizem que foi plágio, mas, segundo o Facebook, detentor da marca, a publicação de imagens sem tratamento estético não é uma marca personalizada do Snapchat.

Independente de quem inventou e de quem copiou, o contexto nos leva a uma única direção: o ato de contar histórias está cada vez mais presente e se torna um recurso valioso para quem deseja fazer negócio na internet.

Mas, e se tiver que escolher? Qual seria o melhor? Nesse post, você vai poder conhecer as principais diferenças entre os dois, e como eles podem te ajudar a alavancar seu negócio na internet!

Em nome das histórias

O aplicativo Snapchat ganhou o mercado há pouco tempo, se tornando popular pela possibilidade de compartilhar conteúdo mais ‘íntimo’. Apesar de exigir um pouquinho de atenção no início, é uma ferramenta de fácil assimilação, e que se bem usada, pode garantir ótimos resultados.

No contexto negócios, o Snapchat se tornou uma poderosa plataforma de conteúdo focado em engajamento. Caindo como uma luva para quem deseja extrair o máximo de interação através de conteúdos mais humanizados e dinâmicos.

O Pedro Quintanilha mesmo utiliza a ferramenta, postando quase que diariamente coisas do seu dia a dia profissional. Foi uma das formas que ele encontrou de estar mais perto de seus seguidores e clientes. Você pode ver como ele utiliza a ferramenta seguindo ele no Snap: phmquintanilha.

O Instagram já tem seu espaço consolidado no mercado (você já nos segue? – phmquintanilha.). Se tornou a principal rede social de fotos, e uma das mais badaladas, ao lado do Facebook, YouTube e Twitter. Depois de alguns anos no topo, permitindo que pessoas e empresas criem conteúdo em imagem, ela decide inovar com vídeos, e agora com este recurso de micro conteúdos que se apagam depois de um tempo.

Uma coisa é certa: tanto Snapchat, quanto Stories provam de que são as histórias as protagonistas do marketing e das redes sociais. Agora você pode alinhar boas histórias, dinamismo, velocidade, engajamento e resultados. Mas é bom escolher bem sua ferramenta preferida. Quer saber quais as diferenças?

As principais diferenças entre Snapchat e Instagram

#1. No Insta Stories é possível pausar o vídeo durante a transmissão, bastando o usuário pressionar a tela. Já no Snapchat, se você pressionar a tela, o vídeo automaticamente vai para a próxima transmissão.

#2. No Insta Stories, você consegue dar possível print sem ser notificado. No Snapchat, aparece um “olho verde” mostrando que houve uma captura de tela.

#3. Outra diferença está na visualização. Alguns usuários já consideram o Insta Stories mais fácil, simples e mais claro para observar, através da Timeline.

#4. O Snapchat tem mais opções de filtro do que no Stories. As únicas opções de edição do Insta é o lápis, com diferentes espessuras, cores e efeitos. Ele escreve diretamente na tela e permite colocar emojis próprios do teclado.

#5. No Storie, as histórias são visualizadas e vistas pelos amigos do Instagram mais rapidamente. Já no Snap, é preciso saber o nome do usuário, o que meio que limita o alcance.

#6. Outro ponto a ser destacado é que o Instagram continua mais leve que o Snapchat. Isso indica que postar no Stories pode ser mais vantajoso para economizar a bateria dos usuários.

O que você deve levar daqui?

Além de saber das principais vantagens das duas plataformas, bem como suas diferenças, há uma grande lição aqui:

O storytelling e redes sociais são duas excelentes formas de atrair, conquistar e fidelizar clientes e fãs. Uma boa história pode ficar na memória das pessoas por vários meses, anos ou até mesmo para sempre. Se você der boas histórias para as pessoas constantemente, elas te amarão.

Entre usar ou outra, fica a seu critério. Ainda é muito cedo para definir qual delas se sairá melhor. Por isso, teste. Comece a utilizar as duas redes para entregar conteúdo e entretenimento para seu público e analise os resultados. Você pode se surpreender!

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