Certamente você já tem o WhatsApp Marketing instalado em seu celular, não é mesmo? Assim como você, existem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo. Um número bastante expressivo que nos leva a pensar automaticamente em negócios.
O aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz, que agora pertence ao Facebook, está dando um novo rumo ao mercado digital, não só em relação à comunicação pessoal, mas também no que diz respeito ao marketing e as vendas.
Este é justamente o assunto desse nosso artigo!
O que você vai aprender aqui:
- Como gerar resultados com o WhatsApp em seu negócio
- Como começar agora mesmo a usar o App em seu marketing
- Como humanizar seu atendimento no meio digital
- Publicidade no WhatsApp
- Dica extra: tenha um aparelho separado
A Endeavor e o site Startup 101 revelam os seguintes números:
- O WhatsApp conta com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo.
- Mais de 70% destes usuários o utilizam diariamente.
- No Brasil, mais 47 milhões de pessoas têm o app instalado em seus aparelhos.
- Mais de 10.000 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.
- Cerca de 96% das mensagens que chegam são abertas pelo usuário
Descubra agora como o WhatsApp Marketing pode ser usado por você e sua equipe para gerar resultados nas vendas do seu negócio!
Gerando resultados com o WhatsApp Marketing
Apesar de já existirem métodos mais complexos de uso do WhatsApp Marketing, você pode começar imediatamente a usar o aplicativo da forma convencional, recebendo e enviando mensagens para seus clientes em potencial.
Isso já é por si só, uma ótima forma de engajar pessoas à sua marca e aumentar as possibilidades de negócios. Tais ações simples como o envio de mensagens de texto, imagens e vídeos, já estão sendo feitas por diversas empresas, com ótimos resultados.
Nossa empresa tem adotado tais práticas. No nosso último lançamento, boa parte de clientes obtidos passou pelo WhatsApp, sendo atendido por um dos membros de nossa equipe.
De nossa experiência, o que podemos destacar aqui é: as pessoas se sentem mais à vontade de expor suas dúvidas e interagir mais pelo WhatsApp do que por outros canais. Em outras palavras, a relação é mais pessoal, e isso ajuda no fechamento de vendas.
Começando agora mesmo
1. Faça um planejamento
Como em qualquer outro canal de mídia digital, o WhatsApp Marketing precisa ser planejamento por você e sua equipe. Este é o primeiro para você garantir melhores resultados. Trace objetivos para suas ações, “coloque no papel” o que você pretende alcançar através da ferramenta.
No nosso caso, nós focamos no app mais nos períodos que antecederam o lançamento do Acelerador Digital. Ele foi usado principalmente para fazer com que as pessoas que já tinham interesse em se tornar nossos alunos, enviassem mensagens com suas dúvidas.
Nas duas primeiras vezes que fizemos isso, optamos por não criar grupos, mas de atender as pessoas individualmente. Sem dúvidas, isso foi um fator determinante para o sucesso das ações.
Mas, nada impede que você inclua grupos em seu planejamento.
2. Divulgue para o seu público em outros canais
Uma ação simples para você começar a trabalhar com o app, é divulgá-lo para o público em outros canais, como o seu site ou blog e as redes sociais. Faça chamadas que incentivem a interação, diga que você está disposto a responder as dúvidas e que pelo WhatsApp, a pessoas irá receber conteúdos exclusivos.
Veja abaixo o exemplo de um banner que divulgamos em nossa fanpage oficial:
Quando publicamos esta imagem, estávamos em período de lançamento, e já havia um buzz rolando na rede. Importante ressaltar que não contamos apenas com o tráfego orgânico. Fizemos uma campanha no Facebook Ads, garantindo que mais pessoas fossem alcançadas.
3. Seja sutil
Se você pensa em enviar conteúdos de forma recorrente para os contatos no WhatsApp, nosso conselho é que você seja sutil. É importante saber dosar o volume de mensagens para não ser invasivo.
Assim como no e-mail marketing, o WhatsApp Marketing sofreu muito por conta do número excessivo de mensagens enviadas. Algumas empresas praticam SPAM, o que joga por água abaixo os esforços de marketing.
Portanto, tenha sensibilidade para separar a boa comunicação da intromissão, pois esse tipo de canal é “agressivo” e imediato. Se algum momento você começar a sentir um nível de rejeição, reveja suas ações imediatamente.
4. Padronize algumas mensagens
Existe uma tática muito produtiva que você pode adotar em sua estratégia de WhatsApp Marketing. O atendimento certamente deve ser personalizado, mas algumas mensagens podem ser previamente gravadas por você em texto, áudio e vídeo.
Boas vindas, explicações sobre conteúdos e produtos, respostas a dúvidas comuns e outras, podem ser enviadas para o grupo o ou usuário em problema momentos oportunos.
Logicamente, o resto da comunicação precisa ser feita de forma pontual, por você ou algum colaborador. Se possível, contrate alguém para fazer isso, ou mesmo terceirize um atendimento. O cliente precisa estar em primeiro lugar.
Aqui é bom ressaltar algo:
O meio é digital, mas os clientes ainda são humanos
Faça questão de atender cada pessoa com a mesma atenção, mesmo aquelas que possivelmente não serão seus clientes, mas que de alguma forma se conectam ao seu trabalho.
Sei que isso é um pouco mais difícil quando e tem uma grande audiência, e algumas mensagens podem não ser visualizadas, mas ser atencioso faz muita diferença.
Não compreendo o fato de algumas empresas e profissionais ignorarem os feedbacks que recebem. Parecem incapazes de responder, mesmo com um simples “oi”.
O meio é digital, mas os clientes ainda são humanos. Têm emoções, e em muitos casos, estão cedendo o precioso tempo para enviar algo. Seja atencioso, isso se você ama mesmo fazer o que faz.
Se você trabalha sozinho, ou ainda tem uma equipe pequena, programe de 10 a 20 minutos do seu dia para isso. Se a empresa for grande, contrate alguém para cuidar do sucesso de clientes.
Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada. – Mario Persona
Confira alguns diálogos que tivemos com nosso público:
Use a ferramenta para feedback e fidelização
Use o WhatsApp Marketing como ferramenta de feedback e um instrumento de fidelização. Faça perguntas, incentive a interação, colha insights para melhorar seus processos de vendas e relacionamento com o cliente.
Mas saiba que os resultados dependem da forma como sua empresa se coloca à disposição dos clientes para orientá-los, tirar dúvidas e também ouvir reclamações sobre o que você vende.
Dica extra: Tenha um celular separado
Uma coisa que funcionou para nós foi ter um celular somente para as ações de WhatsApp Marketing. Isso ajuda você a separar as coisas. Cuide de salvar os seus contatos em um documento, para não perder tudo, caso algo saia errado.
WhatsApp e a publicidade
Há algum tempo vem sendo veiculado, agora é oficial. O WhatsApp vai começar a exibir publicidade aos usuários. A notícia foi divulgada após uma entrevista o diretor de comunicação global, e porta voz do app, Matt Steinfeld. O executivo adiantou que os anúncios do aplicativo, assim como no Facebook, vão se de valer de informações dos usuários para segmentação.
Isso significa que as empresas e profissionais de marketing precisam começar a pensar em ações imediatas de publicidade para usar o aplicativo para alavancar seus negócios.
Além do atendimento padrão que destacamos aqui, sua missão também é explorar o canal para anunciar de forma eficiente.
Conclusão sobre o WhatsApp Marketing
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, e pode funcionar como um canal mais rápido, prático e barato para você gerar e manter relacionamentos comerciais no ambiente digital.
A rapidez de uso é, sem dúvidas, um grande diferencial do WhatsApp Marketing em relação a outros canais. Praticamente todo mundo hoje tem um smartphone, e podem se comunicar de onde estiver. Você quer deixar essa carta na manga.
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