Como funciona a Smartfit – Análise de modelo de negócios com Pedro Quintanilha
Nesse artigo eu vou falar sobre o modelo de negócios da Smartfit e mostrar como ela ainda não faliu.
A Smartfit é uma recorrência de academias.
Como funciona esse modelo?
Funciona assim: Você encontra a academia, escolhe o plano, você faz assinatura e “começa a treinar nessa academia”.
Uma coisa curiosa é que você pode se perguntar “Como a Smartfit não faliu dentro desse ambiente de pandemia, ficou fechada e tudo mais?”
Segundo a revista Exame a Smartfit fechou com 2,59 milhões de usuários e 900 unidades físicas.
Só que tem um detalhe interessante desse modelo, olha só: Se você fizer a média, vai dar 2 mil 877 pessoas por academia. Será que a academia tem espaço pra 2877 pessoas treinarem todos os dias?
NÃO!
Então como esse negócio funciona?
A parada é a seguinte: Esse modelo considera a pessoa que assina e não vai.
Eu sei que você, que tá lendo esse artigo, que diz que treina porque está matriculado numa academia, que promete que vai estar lá na segunda-feira – o dia oficial do recomeço…
Que chega na sexta-feira e fala “nessa segunda-feira vai!” você começa a pagar pelo acesso à academia e não vai…
O modelo de negócios da Smartfit considera pessoas assim e isso faz com que essa conta feche melhor, com mais lucratividade.
Mas, Pedro, é possível ter lucratividade com pessoas que não vão? Isso é sustentável? Bom, tem se provado com a “Como funciona a Smartfit” . Tirar suas próprias conclusões.
Um ponto interessante é que, quando a Smartfit começou, ela não tinha absolutamente nada online e despertou com a pandemia, prestando serviços extras de assinatura online.
Por exemplo, “+29,90 na sua assinatura você tem um coach online” ; “+19,90 você tem uma nutricionista online”.
Agora, imagine se lá no começo a Smartfit fizesse como o Rodrigo Lourenço, que é personal trainer, e em 2016 já começou um projeto de assinatura, já começou olhando pro digital…
Tudo bem, a “Como funciona a Smartfit” tem um monte de unidades, é um negócio gigante… Agora, é doido um grande negócio já dentro do mercado de assinaturas não estar olhando pro ambiente digital até o momento de serem obrigados a fechar tudo…
O Rodrigo Lourenço é um pequeno negócio que começou com personal, mas já tem uma alta lucratividade, mais de 10 mil alunas até o momento que eu escrevo esse artigo, sem precisar de várias academias físicas, estrutura e tudo mais…
Você pode conhecer mais sobre a história do Rodrigo Lourenço Tocando Aqui.
O que você tem que ficar atento e é legal refletir é que existem oportunidades que estão na sua frente nesse momento. Às vezes você já tem um negócio. Talvez não tão grande quanto a Smartfit, mas não espera que alguma coisa aconteça para você dar o passo e começar um programa de assinatura online.
Comece e aproveite as oportunidades que existem dentro do mercado digital e ajuste o seu modelo de negócio antes que algo pior aconteça.
Se antecipa e já comece colhendo os frutos da previsibilidade e segurança de forma recorrente.
Beleza?
É isso, um abraço e até o próximo artigo!
Quer ter o meu acompanhamento personalizado para criar e escalar seu negócio digital de assinatura? TOQUE AQUI e se candidate para uma vaga na Mentoria Makers
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !