Como funciona a Smartfit – Análise de modelo de negócios com Pedro Quintanilha

Redação Mentalidade Empreendedora

Redação Mentalidade Empreendedora

Artigos produzidos pela equipe de redação do Mentalidade Empreendedora.

Entre no nosso News Letter e fique por dentro dos nossos conteúdos mais recentes!

Conteúdo

Como funciona a Smartfit – Análise de modelo de negócios com Pedro Quintanilha

Nesse artigo eu vou falar sobre o modelo de negócios da Smartfit e mostrar como ela ainda não faliu. 

A Smartfit é uma recorrência de academias.

Como funciona esse modelo?  

Funciona assim: Você encontra a academia, escolhe o plano, você faz assinatura e “começa a treinar nessa academia”.

Uma coisa curiosa é que você pode se perguntar “Como a Smartfit não faliu dentro desse ambiente de pandemia, ficou fechada e tudo mais?”

Segundo a revista Exame a Smartfit fechou com 2,59 milhões de usuários e 900 unidades físicas. 

Só que tem um detalhe interessante desse modelo, olha só: Se você fizer a média, vai dar 2 mil 877 pessoas por academia. Será que a academia tem espaço pra 2877 pessoas treinarem todos os dias? 

NÃO! 

Então como esse negócio funciona? 

A parada é a seguinte: Esse modelo considera a pessoa que assina e não vai. 

Eu sei que você, que tá lendo esse artigo, que diz que treina porque está matriculado numa academia, que promete que vai estar lá na segunda-feira – o dia oficial do recomeço…

Que chega na sexta-feira e fala “nessa segunda-feira vai!” você começa a pagar pelo acesso à academia e não vai…

O modelo de negócios da Smartfit considera pessoas assim e isso faz com que essa conta feche melhor, com mais lucratividade.

Mas, Pedro, é possível ter lucratividade com pessoas que não vão? Isso é sustentável? Bom, tem se provado com a “Como funciona a Smartfit” . Tirar suas próprias conclusões. 

Um ponto interessante é que, quando a Smartfit começou, ela não tinha absolutamente nada online e despertou com a pandemia, prestando serviços extras de assinatura online. 

Por exemplo, “+29,90 na sua assinatura você tem um coach online” ; “+19,90 você tem uma nutricionista online”.

Agora, imagine se lá no começo a Smartfit fizesse como o Rodrigo Lourenço, que é personal trainer, e em 2016 já começou um projeto de assinatura, já começou olhando pro digital… 

Tudo bem, a “Como funciona a Smartfit” tem um monte de unidades, é um negócio gigante… Agora, é doido um grande negócio já dentro do mercado de assinaturas não estar olhando pro ambiente digital até o momento de serem obrigados a fechar tudo…

O Rodrigo Lourenço é um pequeno negócio que começou com personal, mas já tem uma alta lucratividade, mais de 10 mil alunas até o momento que eu escrevo esse artigo, sem precisar de várias academias físicas, estrutura e tudo mais… 

Você pode conhecer mais sobre a história do Rodrigo Lourenço Tocando Aqui.

O que você tem que ficar atento e é legal refletir é que existem oportunidades que estão na sua frente nesse momento. Às vezes você já tem um negócio. Talvez não tão grande quanto a Smartfit, mas não espera que alguma coisa aconteça para você dar o passo e começar um programa de assinatura online. 

Comece e aproveite as oportunidades que existem dentro do mercado digital e ajuste o seu modelo de negócio antes que algo pior aconteça. 

Se antecipa e já comece colhendo os frutos da previsibilidade e segurança de forma recorrente. 

Beleza? 

É isso, um abraço e até o próximo artigo! 

Quer ter o meu acompanhamento personalizado para criar e escalar seu negócio digital de assinatura? TOQUE AQUI e se candidate para uma vaga na Mentoria Makers 

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

AGENDAR REUNIÃO

Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !

Beleza! Falta só mais um passo para você receber nosso News Letter, vá agora no seu email para

CONFIRMAR