Mastermind: A Verdade por trás das Cortinas!

Muita gente tem me perguntado sobre o que é um grupo de mastermind, ou um mastermind group como é comumente chamado nos Estado Unidos, e nesse artigo vou retratar algumas experiências e conceitos que irão ajudar a clarear sua mente e lhe trarão insights poderosos sobre esse tema.

Se você está chegando agora no mercado de empreendedorismo digital brasileiro e internet marketing você já deve ter se deparado com alguém postando fotos no Facebook ou citando em algum vídeo esse termo, mastermind, e dizendo que era algo muito bom e que você deveria fazer parte e tal. Se ainda não se deparou com isso, após esse texto você irá se deparar.

De onde veio o conceito de mastermind?

Mastermind, traduzido quer dizer “Mente Mestra”. O conceito remonta ao início dos EUA, quando 56 homens decidiram se juntar para fundar uma nação com base em um objetivo bem definido.

Estes indivíduos eram liderados pelo grande George Washington e seus fieis escudeiros Benjamin Franklin e Thomas Jefferson. O objetivo de fundar a nação era apoiado em dois pilares principais: liberdade e a oportunidade.

No século XVII existia um fenômeno denominado sangue azul ou nobreza de origem, onde as pessoas só conseguiam triunfar se possuíssem títulos. Para crescerem na vida precisavam fazer parte da nobreza, ou seja, ter o sangue azul.

Alguns europeus que foram para a América do Norte decidiram quebrar isto, optando por criar um espaço onde pudessem se desenvolver independente da origem, crença e raça. Elas podiam conseguir isso com liberdade e oportunidade.

Mas, se quisessem realmente alcançar o sucesso, precisariam vencer dois grandes inimigos: a si mesmo (crenças limitantes) e depois as dificuldades interpostas no caminho (circunstâncias).  (Fonte)

Minha Experiência com mastermind groups

Observando esses conceitos, para que se crie um mastermind group basta você juntar grandes pessoas em um determinado propósito com a finalidade de ajudarem-se a crescer.

Alguns profissionais criaram suas expressões de mastermind groups e o fato de ser um grupo fechado e com uma percepção de preço relativamente alta para participar, acaba acontecendo dois tipos de reações.

O Primeiro, o público normalmente é de quem tem mais grana e segundo o grupo se une em torno de uma personalidade particular.  Por ser fechado causa um forte senso de pertencimento que faz com que os de fora queiram entrar e os de dentro não queiram sair.

Hoje no Brasil temos várias expressões desse tipo sendo abertas em torno de alguns nomes do mercado de Internet marketing. Para participar você precisa realizar uma aplicação, ou seja, preencher uma ficha para que seu perfil profissional / empresarial seja avaliado e depois de ser escolhido para participar pagará algo entre R$ 15.000,00 à R$ 100.000,00.

Para você ter uma noção clara de como isso é algo forte, o curso Fórmula de Lançamento trazido para o Brasil pelo Érico Rocha, ao meu ver, dedica um evento inteiro desenhado e estruturado para venda do seu mastermind group. Acho isso incrível.

Uma Alternativa Que Busquei Criar no Começo

Quando percebi que fazer parte de um mastermind group era interessante, busquei uma alternativa sem precisar investir aquela grana, ainda não tinha a grana para investir naquela época, hoje faço parte de alguns grupos fantásticos os quais invisto além do tempo, dinheiro, algo que percebi que realmente é diferente. Quando investimos nosso dinheiro o comprometimento do grupo é bem maior.

Meu amigo Léo Cabral e eu, criamos o UMind que é um mastermind group com grandes nomes do mercado sem termos a necessidade de investir altas somas de dinheiro para estarmos juntos.

umind

Algumas percepções que tive dessa experiência foram as seguintes

1 – O grupo no Facebook funcionou muito bem durante algum tempo, abrimos nossos resultados, trocamos ideias sobre novos lançamento e ajudamo-nos mutuamente.

2 – Ficamos ainda mais próximos e realmente temos nos fortalecido não só como profissionais, amizades verdadeiras surgiram desse grupo.

3 – O fato de não ter uma personalidade central que une todo o grupo acaba provocando uma certa falta de comprometimento geral (não existia uma liderança clara nesse grupo).

4 – O fato de não pagarmos nada, reflete na falta de compromisso de alguns integrantes em nossos encontros presenciais, isso dificulta a condução do grupo.

5 – Ao longo do tempo o grupo se dissipou e a interação lá dentro diminui bastante.

Fazemos Parte do mastermind group do Conrado Adolpho

mastermind

Dentro de toda essa movimentação do mercado o Conrado Adolpho um camarada que sempre foi uma referência pra mim abriu seu mastermind group.

Inicialmente fique bastante empolgado para participar porém por decisões estratégicas nossas, acreditei que o seria mais interessante o Marcos Eduardo ir no primeiro ano foi bastante interessante a participação dele onde com seus conhecimentos avançados em Métricas e Conversão ajudaram a galera a crescer lá.

Ele chegou a participar durante o primeiro ano, renovamos com o grupo e agora estou junto com essa galera TOP no mercado digital.

Nosso master mind com o Conrado chama-se Wemind.

Fui Convidado Para Estar em Uma Reunião de mastermind group com o Conrado Adolpho antes de participar mais ativamente

Durante o um dos fins de semana de outubro de 2014 eu fui convidado para participar de uma reunião de Master Mind com o Conrado, como prêmio por ser TOP Afiliado da Webliv. (tenho sido uma das pessoas que mais vende os infoprodutos da Webliv durante todos os seus lançamentos de produtos até hoje).

Esses resultados me conferiram um jantar com o Conrado e outros Top Afiliados na churrascaria Fogo de Chão.

mastermind-2

Esses resultados também me conferiram um dia nessa reunião de empresários (Master Mind) onde pude compartilhar o que tenho aprendido e praticado nesses últimos tempos.

Tenho aprendido com meu mentor o Flávio Augusto, que precisamos de legitimidade e autoridade para abordar alguns assuntos e quando o temos, o impacto da nossa mensagem é infinitamente superior a qualquer outra. Compartilhei um pouco disso com eles lá.

Uma outra questão que acredito ser crucial é pensar além dos infoprodutos sobre isso isso você pode até ler mais clicando aqui.

Por pensar além dos infoprodutos falo de pensar novos modelos de negócios digitais e fugir do convencional, sair do que está todo mundo fazendo.

Um outro ponto que toquei lá, foi o fato de muitas vezes a motivação de se desenvolver negócios estar baseada mais no fato da busca por ganhar dinheiro, do que em gerar valor para as pessoas.

Não existe problema ou pecado em ganhar dinheiro, mas quando isso te leva a produzir produtos de baixa qualidade e que não entregam o que prometem, algo exclusivamente para conseguir extrair o maior lucro possível sem entregar valor para os que consomem, é algo bem ruim. Esse tipo de pensamento deve ser modificado com urgência.

Falei sobre a necessidade de fazer o que acreditamos e caminhar com base naquilo que declaramos ser verdade para nós e que isso precisa ser um norte para determinar nossas ações.

Também falei sobre a importância de retirarmos os entulhos que nos impedem de construir uma vida / empresa sólida isso inclui a ganância, soberba, orgulho, egoísmo entre outros comportamentos que nos levam a ruína.

Falei também com eles, sobre a importância de saber construir uma oferta atrativa e que oferta é diferente de produto (sobre isso podemos conversar melhor em outro momento).

Esse foi o meu dia no MasterMind do Conrado Adolpho, uma experiência bastante interessante onde pude também cooperar com minha visão de negócios e percepção de marketing com outros profissionais empresários presentes, sem contar com o tempo de diversão e troca de experiências após a reunião.

Hoje Esse grupo cresce e se fortalece cada dia mais

wemind

Wemind

Elevation mastermind group

Outro mastermind group que fazemos parte é o Elevation, esse grupo foi um grupo formado pelo Ramon Tessmann e como compactuamos da mesma visão de crescimento dos nossos negócios e busca do impacto social também entramos para fazer parte desse grupo.

Essa é mais uma prova de como valorizamos a participação em grupos de mastermind group. Recomendamos isso pois fazemos parte e crescemos muitos juntos. O investimento é realmente válido.

elevation-pedro-quintanilha elevation-mastermind elevation-topo elevation-ramon

Um Tipo Diferente de mastermind group

Não sei se posso chamar de Master Mind porque esse não tem preço e não tem como ninguém entrar mesmo que queira. Esse é o grupo de pessoas que o meu mentor Flavio Augusto reuniu. Conhecidos como os 10 Gvs hoje 11, ou 10 Gvs Top.

Parando para analisar o que está se desenrolando na Escola de Liderança, apresenta o perfil semelhante ao de um mastermind group, só que infinitamente melhor, por alguns motivos.

1 – É o fato de ser um grupo reunido pelo Flavio Augusto (Pra você que não conhece veja aqui o Geração de Valor)

2 – Fui escolhido pelo próprio Flavio Augusto para estar com ele. Não foi sorteio nem nada ao acaso. Não acreditamos em sorte, nem ele nem eu, ok?

3 – Ele reuniu pessoas incríveis que tive a honra de passar mais do que um fim de semana, passamos uma semana inteira convivendo, nos divertindo e aprendendo juntos.

4 – Não precisei pagar nenhum centavo, ele pagou tudo.

mastermind-gv

Agora imagina o tamanho da satisfação de estar com uma pessoa que você admira e essa admiração está totalmente relacionada com o tipo de pessoa que é, caráter, visão e nível de sucesso acima da média de qualquer um que convivo.

Um exemplo de empreendedor, líder, marido, pai, um cara completo que decidiu dedicar seu tempo e investir seu dinheiro, conquistado através do seu trabalho, com 10 agora 11 jovens e alguns não tão jovens assim… Para nos treinar como líderes e sermos influência para outras pessoas.

Esse é um grande privilégio. Imagina o preço desse mastermind group? Nenhuma cifra que você pense poderá pagar isso. Essa é uma das coisas que não tem preço.

Agora, o que eu acho mais engraçado é perceber as indagações e falta de resposta das pessoas que por saber que estou mais próximo do Flávio, correm para me perguntar.

Qual o objetivo disso?

Porque alguém faria um negocio desses?

Já ouvi assim, isso parece loucura!

Loucura? Falou a palavra mágica!

Aí sabemos que estamos no caminho certo, esse é o termômetro do Flávio e agora é também o meu.

Essa loucura vai trazer muitos frutos para o Brasil e para a vida de cada um que está conectado com os 11 GVs que o Flávio escolheu para formarem o piloto da Escola de Liderença.

Sobre o mastermind group do Mentalidade Empreendedora veja um pouco da experiência que proporcionamos para nosso grupo nesse vídeo abaixo:

Já começou e você vai ficar aí parado? Deixe seu comentário e comece a fazer a diferença me falando sua opinião sobre o tema!

  • Cristiano Cardoso

    Parabéns pela iniciativa Pedro. Não duvido do sucesso. Faço aqui minhas observações: a própria bíblia sugere esse comportamento quando diz “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” Provérbios 11:14. A troca de experiência, diferentes óticas e principalmente compartilhando seus insucessos, você já colabora muito em poupar tempo dos demais em tentativas infrutíferas.
    Quando a “loucura”, isso certamente é frase que de quem não sai do quadrado e prefere zona de conforto. Se não fossem uns “loucos” que sonharam e batalharam, a terra ainda seria quadrada e definitivamente não voaríamos entre outras tantas “loucuras”. Parabéns. Que Deus os abençoe.

    • Pedro Quintanilha

      De fato Cristino, participar de um Master Mind é a oportunidade que existe de ter conselhos assertivos de empresários e profissionais que estão em busca de resultados semelhantes.

      Um grande abraço e obrigado por comentar.

  • Jean

    muito Bom Pedro, Parabéns… Inspiração total.

    • Pedro Quintanilha

      Valeu Jean, ótimo ver você por aqui.

  • Gabriel Santos

    Fantástico o artigo… Muito bom mesmo!

    Pedro, no segundo subtítulo (De onde veio o conceito de Master Mind?) Tem uma palavra errada… só avisando aqui pra corrigir 😉

    • Marcos Eduardo

      Obrigado por nos avisar, já alteramos. Grato 😀

  • Chico

    Ótimo artigo, Pedro.
    Uma das minhas principais metas empreendendo agora online é ingressar em um ótimo MasterMind. Acredito que a troca de experiências neste grupos é algo enriquecedor, mas para entrar em um é preciso merecimento e reconhecimento. Um dia estarmos juntos na mesma mesa batendo um papo : )

    • Pedro Quintanilha

      Olá Chico, para estarmos na mesma mesa batendo um papo não precisa de muita coisa não. hehe =) Da um pulo aqui em Cabo Frio (por enquanto meu escritório é aqui) e vamos tomar um café. Quanto a fazer parte de um Master Mind de fato é uma grande oportunidade.

      Um forte abraço e continue fazendo acontecer.

  • Sandro Caldas

    Fala ai Pedrão!

    Faço das suas palavras as minhas, e dentre elas, destaco com as minhas palavras: Os produtores tem que se preocupar mais em entregar valor. O Dinheiro é consequência de um bom trabalho.
    Fico muito feliz em estar conectado a um desses GVs. Vamos fazer a diferença com toda certeza. Por um mundo Melhor!

    Abraços

    • Pedro Quintanilha

      Muito boa suas palavras Sandro, acredito que nisso. Gerar Valor é fundamental para o nosso crescimento em todos os sentidos!

  • Muito bom Pedrão! #TamoJunto no uMind parceiro 😀 Excelente artigo!

    • Pedro Quintanilha

      Tamo junto Rodrigão! 😉

  • Carlos Costa Texeira

    Que bacana, muito obrigado pelo artigo, estou entrando agora no empreendedorismo digital e não sabia ao certo o que é o Mastermind, agora já compreendo e sei da sua importância, quero fazer parte de um em breve! 🙂

    • Pedro Quintanilha

      Muito legal Carlo, fico feliz de ter esclarecido o tema, como você está começando recomendo que comece logo a se rodear de pessoas que estão caminhando na mesma direção que você. Forte abraço.

  • Evandro Azevedo

    Muitas pessoas querem ganhar o dinheiro que ganhou o (Pedro/Érico/Conrado/Ramon/etc…) para participarem de um Master Mind. Mas eu estou certo de que participar de um grupo com estas e outras mentes do marketing digital, me permitiria ganhar o que eles ganham. Conhecia o conceito mas não sabia da cobrança de valores. Até que o Pedro me esclareceu no S4S. Infelizmente “ainda” não tenho condição financeira para participar, mas em breve isso vai mudar. Parabéns Pedro, esclareceu bem o assunto. PS Se quiser oferecer uma gratuidade no seu grupo, aproveitarei muito bem a oportunidade. Abraços!

    • Pedro Quintanilha

      Olá Evandro, o preço é apenas um detalhe, que ajuda a definir o comprometimento com o grupo e a disposição de crescimento do empreendedor. Caso ainda não seja sua hora de participar de algum mastermind group tudo bem. Busque seguir se relacionando com pessoas do seu mercado e avançando em direção ao seus objetivos. Um grande abraço.

  • Roberto Lima

    Salve Pedro!
    Excelente artigo! Quero participar de mastermind, mas creio que ainda não tenho muito a oferecer no tocante ao mkt digital. Ando com vontade de iniciar formando um grupo de pessoas focadas e que queiram crescer juntas, mas sem um mentor. O que fica pendente é o comprometimento e sequencia (como ocorreu em seu primeiro grupo). Não ter o mentor por quê?Pelos custos iniciais, por outras pequenas dificuldades que existem. Esclarecendo: adquiri o FL, assim como muitas outras pessoas. É um investimento considerável se levarmos em conta tudo o que temos que contratar para levar a cabo um plano. Deste modo o mastermind com mentor fica pesado. Claro que não digo que não compense. Bem ao contrário. Compensa e muito! Mas é uma questão logística e de momento. Tenho uma bagagem de vida offline como empregado e como empreendedor. E 10 anos online, mas mal dirigido e pifiamente monetizado. Agora entro no caminho. Assim que possível, com certeza, farei parte de um mastermind com um mentor de peso. Abs e grato pelo artigo e esclarecimentos.

    • Pedro Quintanilha

      Show de bola Roberto, exatamente o que disse, o investimento para viabilizar um negócio não é baixo. Porém muito menor caso desejasse adquirir uma franquia em um shopping por exemplo. Tome sua iniciativa e procure andar junto com pessoas que estão buscando crescer como você esse é um bom caminho. Como você tem o FL aproveite a comunidade formada ali para estreitar laços e gerar resultados. Um grande abraço e vamos ACELERAR!!!!

      • Branquinha Empreendedora

        Pedro muito bacana o Vídeo que vc postou no final, com certeza vc está sendo uma inspiração para mim, e para muitos que desejam decolar nesse mundo digital que é a Internet!! Obrigada mais uma vez, gostaria muito de fazer parte do Grupo Mentalidade Empreendedora, e gostaria muito que vc me ajudasse com o meu Grupo no Face com mais de 10.300 pessoas, que eu gostaria imensamente que comprassem o meu Produto!!
        Aguardo notícias suas, pode me responder por emai’l, fique com Deus e tenha uma linda noite!!!

    • Branquinha Empreendedora

      Olá eu sou a Rute, mas pode me chamar de Branquinha, tbm gostaria muito de participar de um Grupo assim, pois acredito que a força do Grupo pode ajudar e muito uns aos outros!!!
      Qdo criar o Grupo, não esqueça de mim, tbm sou Empreendedora, tenho um Grupo no Facebook com 10.300 pessoas que gostariam de usar o meu Produto, sempre curtem as propagandas que faço, mas não hora do fechamento da venda, não o fazem, então estou estudando uma forma de como fazer para que todos comecem a comprar!!! Aguardo notícias boas Roberto e conte comigo no que precisar!!!

  • Joelson

    Gostaria muito de participar desse grupo, qual seria o investimento inicial?

  • carlos valadares

    como faço e qual o valor pra iniciar na master.

  • Felipe Alves

    Muito interessante o artigo, obrigado por compartilhar suas experiências…

  • Robson Modesto

    Matéria show, qual o caminho para eu entrar em um grupo de mastermind?

  • Ostom Damasceno

    Muito interessante e promissor para uma vida mais produtiva e com propósitos de construção de uma sociedade melhor.

  • Geiza Patrícia

    Muito bacana!!! Qual o caminho para eu entrar em um grupo de mastermind?

  • Matheus Oliveira

    Para o trabalho de vocês só tenho elogios, tudo o que acabo de ler e ver me inspiram diária e continuamente. O seu objetivo 80/20 será alcançado com total certeza. Toda vez que vejo o brilho nos olhos de cada personagem da sua equipe, me traz motivação diária para empreender. Tenha certeza de que seu mentor faz um belo trabalho e vocês aplicam da uma forma incrível o aprendizado e experiência que adquiriram ao longo do tempo. Há 10 anos atrás eu aprendia junto com você Pedro, lá na SOS como desenrolar a trama de um Pacote Office, aprendíamos juntos. Hoje você me ensina e inspira por esse longo caminho que ainda tenho à percorrer. O sentimento é sempre de gratidão. Muito obrigado.