Os pilares que sustentam a cultura corporativa | Série – Cultura Empresarial (9 de 9)

Chegamos ao último episódio desta série incrível e que dá toda a base para o seu crescimento exponencial. Eu entendo que cultura empresarial é um assunto além da execução ou de conceitos práticos, mas todos os pontos abordados nesta série retrata elementos que estão e devem ser desenvolvidos dentro da cultura do seu negócio.

Neste nono episódio eu falo sobre os pilares da cultura da Mentalidade Empreendedora, o que nos sustenta e sobre o que faz dela um negócio sustentável. Eu divido esses pilares em 3 pontos fundamentais para que tudo flua e se desenvolva com maestria durante a nossa jornada.

São os seguintes pilares:

1 – Aprender

O nosso primeiro pilar eu acredito que deve ser universal e item obrigatório em todo negócio. Aprender, continuar aprendendo e principalmente ensinar. Devemos ser compromissados com a nossa educação, nos atualizando e disponibilizando novos treinamentos ao nosso time. Quando eu falo de ensinar o que sabemos, também estou falando de fixar todo o nosso aprendizado. Perdemos parte do que aprendemos no dia a dia, e a principal forma de fixar este aprendizado não é em sua execução, e sim, passando este conhecimento adiante, trazendo vida ao conceito de “quanto mais compartilho, mais eu recebo”. Eu sei, parece contraditório, mas é assim que funciona na prática.

2 – Autonomia

Seu time precisa de autonomia, e isso é libertador! Tenho visto através do crescimento da Mentalidade Empreendedora que a autonomia do meu time nos leva mais longe de forma mais fácil e menos cansativa, entende? Sua equipe deve ter suas metas e desafios claros e eles devem ter autonomia para executar as atividades necessárias para atingir esses desafios também. As pessoas não precisam de chefe, e muitas vezes, ter um chefe e ser um chefe é uma coisa ruim. Troque sua posição de chefe por líder, elimine a cultura de que você deve estar presente 100% em todas as etapas do negócio e veja que seu time e os resultados crescem com mais naturalidade e velocidade. É um jogo de confiança e comprometimento com o resultado.

3 – Hustle

Eu procurei uma definição para este terceiro pilar e não encontrei uma palavra em português que o defina com tanta precisão como esta pequena e poderosa palavra em inglês: HUSTLE! O mais próximo de sua definição é o batido “hard work”, o trabalho pesado. Todavia, nem o trabalho pesado descreve todo o poder da palavra hustle. Hustle tem a ver com trabalhar melhor, trabalhar focado, estar comprometido não com as tarefas, e sim, com o resultado. É trabalhar com muita garra, com o coração na mão e brilho nos olhos. É pegar aquela pequena faísca de paixão e causar um incêndio de realização. É compreender que você deve fazer o que precisa ser feito, sem olhar as causas, sem olhar para as circunstâncias e ser feliz com isso, com este espírito e adrenalina que diferem nós, empreendedores. Apenas faça!

Como eu disse anteriormente, esses pilares formam a base do meu negócio e são responsáveis pelo crescimento rápido, acelerado e organizado. Mais do que ter objetivos e conceitos teóricos, é preciso ter essa gama da prática e teoria de forma homogênea e orquestrada na cultura do seu negócio.

Eu fico extremamente feliz por fazer esta série e compartilhar elementos quase íntimos dos bastidores da Mentalidade Empreendedora com você. Fico ainda mais feliz por sua companhia em mais esta série e estarei extasiado se você aplica-los em seus projetos e empreendimentos. Como disse ali em cima, mais do que apenas aprender, você deve executar! Sua missão agora é executar os ensinamentos desta série, tê-la em seu DNA e depois compartilhar com o mundo, o que faço neste momento.

Exercício prático para esta série: baseado em tudo o que você viu ao longo desses 9 episódios, crie o seu código de cultura! Pode usar os elementos que citei aqui ou simplesmente criar algo da sua cabeça e que faça sentido para você e para o seu negócio. Isso vai deixar seu caminho claro e objetivo, além de conduzir seu time de forma organizada. Lembre-se: o crescimento exponencial acontece de dentro pra fora!

Grande abraço!

Confira também outros vídeos da série: