As 5 dificuldades do profissional liberal. Como superá-las?

Você é profissional liberal, alinhou sua paixão ao ofício, tem uma mensagem forte para entregar ao mundo, está disposto a ajudar pessoas e a se dedicar o suficiente para gerar resultados…

Mas ainda tem alguns problemas.

Ainda não está ganhando tão bem quanto gostaria e não consegue fazer o negócio avançar. Será que não sabe cobrar direito? Será que não está gerando valor o suficiente? Ou será que não adotou os processos corretos?

Continue a leitura, descubra como superar as principais dificuldades que um profissional liberal enfrenta e acelere seu negócio!

Vencendo as barreiras do profissional liberal

profissional liberal

#1. Cobrar por hora

Vamos começar falando de dinheiro. Uma das principais dificuldades de quem trabalha como profissional liberal é relacionada à cobrança de seus serviços. Isso porque, em muitos casos, ele ainda tem a mentalidade de empregado. Em outras palavras, cobra por hora…

Trabalhar por hora é uma realidade terrível.

Aqui vai um conselho: cobre pelo projeto, baseie o preço no valor que você fornece. Se seu trabalho é muito bom, e muda a vida das pessoas, quanto ele vale? Difícil responder, certo?

Então, é justamente aí que você vai ganhar dinheiro. Você deve receber pelo valor que você fornece ao clientes. Pode levar anos para alguns perceberem isso… Não é seu caso, já que você está lendo este post.

Se você criar um valor incrível e fornecer informações que podem mudar a vida de outras pessoas – e sempre manter o foco sobre o serviço – o sucesso financeiro virá como consequência. – Brendon Burchard

#2. Dificuldade em formar equipe

Você tem muito trabalho e pouco tempo. Você precisa de uma equipe, certo? Não, isso é um mito. Formar um time nem sempre é a melhor solução. Mas, para atender muitas pessoas, eu não preciso de uma equipe?

Muito bem, vamos lá. Na atual era da informação, terceirização é uma excelente alternativa para quem precisa entregar mais mesmo com poucos recursos. A maioria dos profissionais liberais precisam entregar projetos de curto prazo: criar sites, escrever um artigo, fazer vídeos, etc.

Isso pode ser resolvido facilmente sem você ter alguém em regime CLT. Já parou para perceber o quanto o mercado de freelancers é grande? Este é o nosso primeiro grande conselho.

O segundo é: Aprenda as habilidades necessárias para comandar seu negócio como profissional liberal.

Não contrate antes de ter certeza de que a necessidade é real, nem se iluda achando que só com uma equipe grande é que você  vai ganhar mais dinheiro.

#3. Escalar o negócio

Outra grande dor. Muitos profissionais livres estão travados, simplesmente porque não conseguem escalar os seus negócios. Não retrocedem, nem avançam. Ganham quantidade razoável de grana, mas não o quanto ainda podem ganhar.

Se você vende produtos, talvez você não esteja usando os processos corretos de escala. As receitas devem crescer mais do que as despesas. Com o marketing digital, a automação, ou seja, os processos automáticos, tornam a escalabilidade mais fácil. Pense nisso.

No caso de serviços, realmente é mais difícil escalar. Mas dependendo do caso, não é impossível. Lembre-se do conselho do tópico anterior: terceirize.

#4. Gerenciar o tempo

Não pense por muito tempo; faça. Mas não faça por muito tempo; pense. – Confúcio

Está gastando muito tempo e não cumprindo metade do cronograma? Está entregando menos tarefas do que deveria? Dificuldade em gerenciar é outro problema comum que o profissional liberal enfrenta.

A ausência de um sistema eficiente de trabalho pode estar determinando esses resultados, e da mesma forma, a falta de auto gerenciamento. No primeiro caso, a solução é criar ou encontrar processos que facilitem sua mão de obra.

No segundo, é válido fazer um treinamento para aprender a gerir seu próprio tempo e trabalho. Muita vezes ficamos “procrastinando e empurrando com a barriga”, perdendo tempo, quando um simples treinamento pode mudar nossa vida.

#5. Falta de liberdade geográfica

Muitos profissionais liberais que empreendem no meio off-line costumam enfrentar dificuldades relacionadas ao ambiente de trabalho. Estão tentando arranjar uma loja, escritório ou alugar qualquer outro ambiente que seja útil.

Ok, aqui vai a boa notícia:

Com um notebook e um telefone, a maioria dos profissionais liberais podem vender seus serviços e trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora que desejarem.

Essa é mais uma grande vantagem da internet, que proporciona uma nova perspectiva para os especialistas liberais, como coachs, palestrantes, escritores.

“Quer trabalhar em casa? Negócio digital, papai!”

Profissional liberal de resultados

profissional liberal

Viver como profissional liberal é dar lugar a uma convocação e carreira legítimas. É uma convocação porque faz parte do seu propósito. Afinal, você está trabalhando com aquilo que ama, sendo seu próprio “chefe” e tendo a liberdade para decidir o que fazer com seu negócio.

Também há a inclinação para ajudar o próximo nisso tudo e ainda ser remunerado. Bem, parece piegas, mas é a mais pura verdade: quando você foca na missão e se preocupa em ajudar pessoas com suas soluções, elas com certeza vão comprar de você.

Gostou desse conteúdo? Que tal se inscrever para assistir uma série de vídeos gratuitos em que ensino a empreendedores e profissionais liberais e acelerarem seus processos. Segue o link abaixo!

Série de Vídeos: como ir do zero à execução em 4 passos

como-montar-seu-próprio-negócio3

4 exemplos de profissionais que tiveram virada em suas vidas

#1. Pedro Quintanilha

Pedro, o idealizador do Mentalidade Empreendedora conseguiu escalar o seu negócio, após chegar ao gargalo de si mesmo como consultor. Usando um método de aceleração para negócios digitais que hoje ensina a outros profissionais.

#2. Juvenal

Juvenal era um designer que tentou por diversas vezes criar o seu negócio, mas por não conhecer e não aplicar um processo eficiente, quebrou por diversas vezes. Até que um dia descobriu como poderia viver como profissional liberal e escalar o seu negócio.

#3. Joel Correia

Joel tentou por muito tempo escalar o seu negócio como professor de arte marcais, mas só conseguiu quando identificou que a internet é o mercado ideal para promover a mensagem sem barreiras geográficas, de tempo e financeiras.

#4. Flavio Sanches

O empresário e agenciador de celebridades, Flávio, estava em busca de formas de fazer o seu negócio funcionar de forma mais eficiente, gerar mais valor e, consequentemente, mais lucro. Isso se tornou possível quando ele entendeu como acelerar um negócio na internet.

O que queremos que você leve daqui?

O mercado digital é um espaço perfeito para você vencer as dificuldades do seu ofício como profissional liberal e alavancar o seu negócio. Afinal, os investimentos são expressivamente menores e o retorno é consideravelmente maior.

Ela permite que você entregue mais valor (veja os infoprodutos), que consiga trabalhar com terceirização, escalar o seu negócio, gerenciar o tempo e trabalhar de onde e quando quiser.

Não deixe de assistir a série de vídeos e descobrir como alavancar sua carreira de profissional liberal!

  • Nayara

    Excelente!!!! Estou no início dessa lida! Bons conselhos!!