7 Passos Para se Conectar Perfeitamente Com um Mentor

Hoje a Mentalidade Empreendedora é minha escola de crescimento de negócios, temos um time de pessoas trabalhando diariamente para que através de cursos, workshops, grupos de mentoria e consultorias. Ajudamos milhares de empresários e profissionais liberais a alcançarem crescimento em suas vidas e negócios. Através das disciplinas de alta performance, gestão e internet marketing. Mas nem sempre foi assim.

Um dia eu já busquei desesperadamente por mentores e sei muito bem quais são as dores e dúvidas de quem ainda não encontrou um mentor para avançar.

Pensando nisso separei 7 passos que acredito que se você escolher pratica-los na sua vida você irá não só encontrar um ou mais mentores, mas terá na sua mão o controle do seu crescimento.

Você vai perceber que esses passo tem muito mais haver com você do que com o seu próprio mentor em si em um primeiro momento.

1. Seja um Conselheiro Confiável

É incrível como você recebe a medida com que entrega. Se você deseja receber orientação comece a dar orientação. Todos podem gerar valor para outra pessoa em algo. Considere dividir alguma habilidade sua com pessoas necessitadas de forma voluntária ou até mesmo dividir gratuitamente seu conhecimento como nós fazemos por exemplo todas as semanas em nosso canal do YouTube.

2. Seja ensinável

Mentoria é sobre ensinar a alguém o que você é bom. Se o aprendiz não quiser aprender ou ajustar ou receber feedback, então o relacionamento não durará muito. Seja ensinável!

Conserte rapidamente! Entregue-se às lições e comentários e demonstre que você valoriza o que está sendo dado. “Obrigado” nunca vai muito longe. Quanto mais você puder demonstrar que está prestando atenção e se aplicando para aprender, mais valorizado será o mentor e você receberá maior contribuição.

3. Sirva, Engaje, Conecte-se

Mentores estão em toda parte … e às vezes visíveis. Os melhores você não encontrará facilmente. Para encontrá-los é importante você ter uma disposição de servir. Servir como voluntário e se engajar na causa dos seus possíveis mentores é um ótimo caminho.

Participe das atividades que acontecem ao seu redor e principalmente comunidades online e  você ficará surpreso como encontrará pessoas relevantes.


Mas não vá para esses ambientes como um tomador, pense em gerar valor. Lembro que uma vez me engajei em uma comunidade internet marketing e separava 1 hora do meu dia todos os dias para ajudar gratuitamente respondendo perguntas de membros daquela comunidade, chegou um momento que os próprios membros daquela comunidade começaram a me marcar nas suas dúvidas e o mentor que gerenciava aquela comunidade começou a me perceber. Em pouco tempo me tornei parceiro de negócios daquele profissional e fizemos muitas vendas juntos.

Outra coisa importante, fale com os empresários que estão atuando em sua área e há mais tempo e pergunte-lhes sobre as melhores ambientes para se envolver, lugares que realmente estão fazendo a diferença na sociedade. Pergunte-lhes quem recomendaria como mentor na área desejada.

Um lugar que recomendo que você participe é de ambientes criados como a área de networking do meuSucesso.com veja aqui.

4. Consuma 

Uma das melhores formas de acompanhar um mentor é se tornando cliente dele. Adquira algum produto e consuma seu material. Faça parte da comunidade deles se interesse por ele aplique o que ouviu dele.

Agora faça algo com o que você ouviu. Assim que tiver um ponto de conexão entre em contato sem medo, envie um e-mail, vá até algum lugar onde ele possa estar presente.

Considere encontrar alguém que você conhece que pode apresentá-lo. Telefone para essa pessoa. Esteja preparado com suas respostas os pontos 5 e 6 que vou te falar.

5 . Seja Claro

Para que você precisa ser mentoreado? Quanto mais clareza você tiver do que quer, mais fácil será para alguém te ajudar. Onde você quer crescer? Como você quer crescer?Em que você quer se tornar excelente? Quais habilidades, talentos, habilidade…? Qual seria o resultado ideal após a mentoria?

O que você quer aprender com eles? O que você admira sobre eles? Como a vida dele te ajudou? O que eles podem ganhar ao te orientar?

6. Pague o café

Por favor, Não gaste o tempo do seu mentor sem motivo. Você pode não ter um grande orçamento, mas mostre o quanto você valoriza seu mentor. Pelo forma como você se comunica você demonstra se é um doador ou um tomador. Mentores são rodeados por tomadores e desenvolvem uma espécie de repulsa por pessoas que só querem sugar sem entregar valor.


Seja grato a dedicaçao do seu mentor a você e lembre-se você é quem precisa de ajuda logo você é a parte mais interessada na situação.

Antes de perguntar, tome tempo para considerar o que você vai perguntar. Quanto tempo você vai encontrar? Assuma a responsabilidade e honre o tempo, chegue na hora. Quanto mais valorizados e honrados se sentem, mais provável que você se encontre de novo e faça com que ele abra seu mundo para você.

IMPORTANTE: antes de conhecer, verifique se você fez uma lição de casa. Confira seu site, LinkedIn, livros ou artigos que eles escreveram. Esteja presente para seus sucessos ou desafios mais atuais, isso vai te dar recursos para gerar ainda mais valor.

7. Leia, ouça, aprenda

Não se limite a uma reunião cara a cara. É surpreendente o quanto você pode aprender de alguém através de algo que eles produziram (site, artigo, livro).

Considere também ser orientado (pelo menos parcialmente) por alguém que tenha sido orientado por eles. Quem trabalhou para ele há vários anos? O que eles aprenderam?

Como você pode aprender com seus aprendizados? Pense também em outras formas de ser orientadopor e-mail, workshop, webinar, seminário, skype, whatsapp?!

Seja orientado por um livro … um blog … um podcast isso também te ajuda a crescer, consuma o conteúdo do seu mentor nas mídias que ele disponibilizar.

Então … se você pudesse almoçar com alguém (vivo) no planeta, quem seria? E qual seria sua maior pergunta?