Porque a metodologia ágil vai aumentar drasticamente a performance do seu negócio

A aplicação da metodologia ágil Scrum pode influenciar diretamente a performance do seu negócio, garantindo resultados extraordinários em seus projetos. Aliás, isso já é uma realidade em muitas empresas, como a nossa.

De acordo com informações retiradas do Scrum Case Studies, existem cerca de 38 grandes empresas de sucesso que utilizam o Scrum em seu modelo de gestão. Netflix, Google e FBI estão entre algumas das principais referências mundiais que adotam a metodologia.

De fato, o Scrum trouxe uma solução inovadora para os resultados das organizações de diferentes tamanhos e segmentos. Esta estratégia pode viabilizar a união de alguns princípios, entre eles:

  • Entrega de resultados em ciclos curtos
  • Oportunidade de feedbacks rápidos
  • Melhoria contínua de processos
  • Rápida adaptação às mudanças de mercado
  • Desenvolvimento de um trabalho eficiente e ágil
  • Vantagem competitiva
  • Crescimento constante no mercado

Todos esses detalhes fazem do Scrum uma ferramenta única que utiliza práticas e valores prósperos e sustentáveis, interferindo no desempenho dos projetos e, portanto, da rentabilidade da empresa.

Verifique nas próximas linhas porque usar a metodologia ágil vai aumentar drasticamente a performance do seu negócio. Mas antes fazer uma revisão sempre cai bem. Vamos retomar os principais pontos?

Principais informações sobre a metodologia Scrum

Como você já deve saber, Scrum é uma metodologia relacionada à gestão estratégica de projetos, sendo considerada uma das referências mais complexas e ágeis do mundo corporativo.

Essa metodologia ágil possui alguns elementos especiais que atuam juntos para compor o funcionamento do grande sistema promovido pela estrutura do Scrum, são eles:

1 – Atividades

O Scrum propõe o acompanhamento contínuo de qualquer projeto. Portanto, o seu funcionamento depende de atividades básicas para alcançar determinados objetivos. Veja a seguir as principais:

  • Sprints – Ciclos de cada projeto, geralmente mensais.
  • Product Backlog – Conjunto de objetivos e funcionalidades de um projeto.
  • Grooming – Atividade de criação e priorização de elementos do Product Backlog.
  • Sprint Planning Meeting – Reunião que ocorre no início de cada Sprint.
  • Sprint Backlog – Atividades específicas a serem executadas em cada Sprint.
  • Daily Scrum – Reunião diária para acompanhar o projeto.
  • Sprint Review Meeting – Reunião que ocorre no final de cada Sprint.

Quando a equipe termina um ciclo do projeto, os resultados são apresentados para avaliar se os objetivos e funcionalidades foram alcançados através do Sprint Review Meeting. Após esse momento é que a equipe é conduzida ao próximo ciclo.

2 – Pessoas

Através de uma ou mais equipes responsáveis por etapas dos projetos, o Scrum desenvolve processos mais simples de gestão. Dessa forma, existem algumas pessoas que desempenham funções importantes na metodologia, sendo basicamente classificadas em:

  • Product Owner – Proprietário e representante do produto, o qual é responsável pelas grandes decisões e comunicações com a equipe.
  • Scrum Master – Líder e facilitador da equipe, direcionando a equipe para o melhor desempenho através da aplicação do Scrum.
  • Equipe Scrum – Equipe multidisciplinar responsável pela concepção, desenvolvimento e experimentos do produto.

Geralmente a equipe conta com poucos profissionais, como de 6 a 9 pessoas. Esse é um detalhe importante da metodologia, a qual estabelece menos pessoas envolvidas em um grupo multidisciplinar de forma a alcançar uma melhor performance.

A prática do Scrum

O Scrum é considerado uma metodologia ágil que pode ser adotada em qualquer projeto a fim de alcançar o melhor desempenho para o negócio. A prática da metodologia envolve alguns detalhes importantes listados a seguir:

  • Equipes multidisciplinares menores
  • Membros da equipe sem títulos, evitando limitar suas funções
  • Reuniões diárias com a equipe
  • Priorização de atividades e estratégias para executá-las
  • Otimização de esforços, evitando equipes sobrecarregadas
  • Apresentação dos processos e resultados de forma visual

A prática do Scrum leva a transformação da rotina de todos os envolvidos na organização, levando a melhores condições para realizar mais em menos tempo e com menos custos.

Através de mais produtividade e geração de resultados mais ágeis, o Scrum pode aumentar drasticamente a performance do seu negócio. Mas como isso acontece? Continue lendo e identifique alguns pontos que reforçam esse fundamento.

Como a metodologia ágil afeta a performance do negócio

Mensurar a performance de um negócio é uma das tarefas mais importantes para avaliar os resultados, considerando a análise de falhas e possíveis melhorias. E o Scrum pode te ajudar com essa questão!

A aplicação desta metodologia ágil tem como principal medida de performance o valor que o produto ou serviço possui no mercado, sendo ideal para responder às necessidades reais dos clientes, cada vez mais exigentes.

Essa característica pode às vezes deixar de atender ao planejamento inicial de um projeto, já que são feitos ajustes durante seus ciclos, mas por outro lado se compromete a entregar algo de valor para o cliente.

A agregação de valor para o público leva ao aumento da performance do negócio, pois ele passa a responder ao mercado de forma efetiva e a fazer parte de uma gestão de projetos mais eficiente. Essa gestão é fundamental para produzir resultados satisfatórios dentro dos prazos estabelecidos.

A performance do negócio consiste também no comportamento coletivo (equipe) e individual (membros). Equipes mais comprometidas e conscientes do seu papel para cada ciclo de projeto costumam apresentar melhor desempenho.

Em uma outra perspectiva, a metodologia ágil Scrum ajuda a identificar problemas que podem acontecer de uma forma mais simples, clara e rápida. Com o acompanhamento constante, a equipe consegue avaliar com maior facilidade os riscos envolvidos e resolver problemas com mais eficiência e flexibilidade.

As principais vantagens em adotar a metodologia ágil

acelerador empresarial

1 – Diminuição do Time-To-Market

O termo Time-To-Market foi criado para criar condições que possam garantir a entrega de determinados produtos e serviços no prazo estabelecido. O termo equivale ao tempo entre a concepção de um produto e a sua disponibilização para a venda.

Não existem padrões para medir o Time-To-Market, cada segmento possui características próprias a serem levadas em conta na hora de analisar o produto e a sua comercialização.

A aplicação da metodologia Scrum pode alterar o Time-To-Market de forma a diminuí-lo gradativamente. Em geral, reduzir o tempo entre criar algo que solucione algum problema do público e colocá-lo no mercado pode trazer alguns benefícios, tais como:

  • Maior agilidade e previsibilidade para avaliar e entregar produtos
  • Otimização de recursos durante os processos de desenvolvimento
  • Flexibilidade para mudanças e inovação de produtos

Geralmente os projetos têm a finalidade de criar ou melhorar um produto ou serviço, o qual precisa ser lançado no mercado em um período de tempo determinado para obter bons resultados. Essa diminuição do Time-To-Market é ideal para fazer cumprir os prazos dos projetos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI) em 2010, o não cumprimento dos prazos estabelecidos para os projetos costuma ocorrer em 78% das 300 empresas avaliadas de diferentes setores no Brasil.

Essa dificuldade foi considerada a primeira numa lista dos principais problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos das organizações. E isso pode causar danos graves às empresas de médio a longo prazo, diminuindo as chances de atender potenciais clientes com maior eficácia.

Neste sentido, a metodologia ágil pode lançar e legitimar produtos e serviços de forma mais rápida, atendendo aos prazos definidos e aumentando a performance dos negócios.

2 – Aumento do Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Uma das maiores preocupações relacionadas às metas das empresas está ligada ao ROI. Esse conceito corresponde a relação entre o retorno e o capital investido em um determinado projeto.

Com o cálculo do ROI é possível mensurar possíveis lucros ou prejuízos. E é claro que qualquer empresário ou empreendedor deseja uma maior rentabilidade, o que condiz com um ROI mais alto.

Paralelamente, o Scrum produz impactos satisfatórios para a mensuração do retorno sobre os investimentos aplicados nos projetos. E como isso acontece?

A metodologia envolve a priorização de atividades e estratégias para executá-las a fim de que as necessidades dos clientes sejam atingidas em primeiro lugar. A entrega de algo de valor para os clientes possui uma grande influência no ROI, proporcionando mais vendas e, portanto, maior lucratividade.

Dessa forma, o Scrum além de promover mais eficácia e agilidade por meio do acompanhamento dos projetos por toda a equipe, acaba desempenhando papel fundamental para tratar de métricas e aumentar o ROI dos projetos também.

3 – Mais agilidade em soluções para as mudanças de mercado

De modo geral, o sucesso de uma empresa está em acompanhar as mudanças do mercado, respondendo a elas com mais agilidade na proposta de soluções para os problemas reais do seu público.

Porém, na maior parte das vezes essa velocidade não é alcançada devido a diversos fatores internos e externos ao negócio, resultando em diversas alterações nos objetivos dos projetos.

Ainda segundo a pesquisa do Project Management Institute (PMI, 2010), as organizações possuem como segundo principal problema as mudanças de escopo constantes, o qual ocorre frequentemente em quase metade das 300 empresas avaliadas.

Lembrando que esse problema só fica atrás do não cumprimento dos prazos, comentado um pouco mais acima. Você já pensou que isso pode ser suficiente para causar grandes danos no futuro das organizações?

Mudanças no escopo constantes alteram a capacidade de um negócio ser responsivo, diminuindo seu nível de competitividade no mercado. Evidentemente um negócio que não contempla as soluções atuais de seu público estará fadado a falir, certo?

Como a metodologia ágil Scrum propõe a divisão dos projetos em ciclos, essa estrutura acaba trazendo grandes benefícios para a empresa e seus clientes, promovendo maior flexibilidade para responder às mudanças de mercado, como a questão de novos concorrentes e as alterações dos interesses dos clientes, por exemplo.

Netflix: um grande caso de metodologia ágil

metodologia ágil

Criada em 1997 com o objetivo de entregar DVDs pelo correio, hoje a Netflix é a responsável por revolucionar a produção de séries e filmes no mundo através de seus conteúdos originais e serviço streaming.

A empresa ultrapassou a marca de 100 milhões de assinantes espalhados em mais de 190 países. No Brasil, a Netflix passou a frente da Sky em número de assinantes e o faturamento da organização já é maior que o da emissora SBT, uma das mais tradicionais do país.

Diante desses números, você já imaginou algo que o seu negócio pode ter em comum com a Netflix? Algo que coloque a sua empresa na mira do crescimento? Se você pensou no uso da metodologia ágil Scrum, acertou em cheio!

A Netflix utiliza o Scrum para avançar em seu segmento, o que a torna um dos sites mais bem-sucedidos no mundo em interação com os clientes. Assim como o Google, ambos possuem sites com um design interativo rápido para o público e são atualizados periodicamente.

Através da metodologia ágil, a Netflix divide seus projetos em ciclos, fazendo com que sua plataforma seja atualizada a cada duas semanas. Utilizando a agilidade como uma estratégia de sucesso, a interação rápida permite a empresa:

  1. Errar rapidamente e investir menos tempo nas atividades que não funcionam
  2. Ter maior experiência com as falhas e acertos
  3. Aprender a resolver o erro com mais agilidade através de testes rápidos
  4. Desenvolver estratégias para criar e implantar mudanças
  5. Reduzir os riscos dos projetos, já que com pequenas mudanças rápidas e constantes a equipe pode saber imediatamente os efeitos que elas promovem

Essa dinâmica acelerada proporciona as equipes avaliarem as mudanças e o impacto de suas inovações, testando mais recursos em menor tempo, o que aumenta a previsibilidade de riscos e melhores tomadas de decisões.

A metodologia Scrum e o seu negócio

Se grandes organizações de sucesso como a Netflix, Google, Uol, BBC, Yahoo, Intel e FBI utilizam a metodologia ágil Scrum e alcançam enormes resultados em sua gestão, por que a sua empresa não poderia utilizar também?

O Scrum representa uma metodologia ágil que beneficia empresas e clientes. Através da gestão estratégica de projetos complexos, o Scrum se tornou um diferencial competitivo que tem alcançado resultados efetivos na performance de diversos negócios.

Por isso, implementar a dinâmica do Scrum na sua empresa pode fazer uma grande diferença. Com a prática e a experiência, nós da Mentalidade Empreendedora acreditamos que o seu negócio pode crescer com mais agilidade em seu segmento.

A série de artigos sobre o tema vai acabando por aqui, mas o Scrum ainda pode te acompanhar pelos próximos dias, meses e até anos!

PS.: Inscreva em nosso canal e acompanhe o Vlog ME para ver como o Scrum é aplicado na prática, com eficiência!