O que é Scrum e por que ele vai mudar sua forma de fazer negócios?

Redação Mentalidade Empreendedora

Redação Mentalidade Empreendedora

Artigos produzidos pela equipe de redação do Mentalidade Empreendedora.
o que e scrum

Entre no nosso News Letter e fique por dentro dos nossos conteúdos mais recentes!

o que é scrum

Visto como um dos modelos mais complexos e ágeis do mundo corporativo, o Scrum vem sendo cada vez mais adotado por empresas modernas pela sua eficiência na gestão de processos. Mas o que é Scrum? Para que ele serve exatamente?

Nos últimos anos, esta metodologia se tornou muito popular na área de tecnologia, já que foi desenvolvida originalmente para a gestão de projetos de softwares. Aos poucos ela foi tomando espaço em diversos tipos e tamanhos de empresas.

Descubra agora o que é Scrum, seus benefícios, para quem é direcionado e como colocá-lo em prática. Nas próximas linhas você vai saber porque essa metodologia pode e vai mudar a sua forma de ver o mundo, e claro, de fazer negócios!

O que é Scrum?

o que é scrum

O Scrum é uma metodologia relacionada à gestão estratégica de projetos. A ideia é que um projeto seja dividido em ciclos e acompanhado por todos os envolvidos a partir de reuniões periódicas. O intuito das reuniões é a troca de ideias e a criação de processos mais ágeis para alcançar o objetivo proposto.

A metodologia foi desenvolvida para que projetos possam ser alterados livremente a fim de alcançarem os resultados esperados, envolvendo um acompanhamento mais atencioso de toda a equipe.

Como funciona?

o que é scrum

O Scrum divide os projetos em ciclos, conhecidos como Sprints, que são geralmente mensais. Os objetivos e funcionalidades de cada projeto são reunidos em uma lista, chamada Product Backlog.

Para dar início a cada ciclo, a equipe se junta em uma reunião de planejamento, nomeada Spring Planning Meeting. Nesta reunião, as atividades específicas que serão executadas em cada ciclo (Sprint Backlog) são alinhadas.

Todos os dias a equipe se reúne em uma Daily Scrum (reunião diária) para acompanhar o projeto, discutindo as atividades, compartilhando conhecimentos e identificando problemas e melhorias.

No final de cada ciclo, acontece uma reunião chama Sprint Review Meeting, na qual os resultados daquele trabalho são apresentados. Assim, a equipe encerra um ciclo e pode começar o próximo, seguindo a mesma estrutura.

Se você ainda está desatualizado sobre o assunto gestão empresarial ou precisa de uma ajuda para aumentar os seus resultados, leia este artigo e saiba tudo o que precisa sobre o assunto.

Quais as vantagens?

Agora que você já sabe o que é Scrum, deve estar se perguntando quais vantagens este método pode oferecer, certo? Então, veja nas próximas linhas tudo o que você pode ganhar usando esta eficiente metodologia.

O Scrum te ajuda a priorizar atividades e realizar uma tarefa de cada vez, focando no seu planejamento. A proposta é que você tenha equipes menores, oferecendo uma liberdade maior no desenvolvimento de novas habilidades individuais. Como consequência, os seus resultados são maiores.

O método proporciona espaço para que toda a equipe tenha conhecimento do que está sendo feito em cada etapa do projeto. Ou seja, você tem uma comunicação mais ágil e eficiente.

Ao final, você consegue entregar os resultados de forma mais rápida e com menores custos, oferecendo produtos e serviços ideais para as necessidades dos seus clientes.

Se você quer ter uma gestão ágil usando os segredos das equipes de alta performance, veja o vídeo abaixo e entenda o que você tem a ganhar com o Scrum:

Quem pode adotar?

O Scrum pode acelerar os processos organizacionais, independentemente do tipo de projeto. Dessa forma, ele pode ser usado para obter mais desempenho em qualquer negócio.

Atualmente, o Scrum não se aplica somente a gestão de projetos de software. Qualquer empreendedor ou gestor pode adotar a metodologia, mesmo que em diferentes projetos.

Como praticar o Scrum?

Não basta saber o que é Scrum para chegar aos resultados, é preciso praticar! Portanto, veja algumas dicas para aplicar no seu cotidiano:

  • Realize reuniões diárias com a sua equipe;
  • Não coloque títulos aos membros da equipe, pois isso pode limitá-los;
  • Priorize as atividades e desenvolva estratégias para executá-las;
  • Apresente os processos e resultados de forma visual.

Quando você pratica o Scrum, passa a ver o mundo de uma outra forma. Isso porque a metodologia permite ter uma perspectiva diferente diante do mercado e do seu próprio negócio.

Agora que sua mente já se abriu…

Aplique este método para engajar realmente os colaboradores e clientes, promovendo maior satisfação para todos, inclusive para você. Mude a sua visão de mundo com o que conversamos hoje!

Mas não fique por aqui! Neste artigo você descobriu o que é Scrum e no próximo vamos te ensinar como transformar a sua rotina através deste método, gerando resultados mais ágeis para você.

O intuito é que você realize uma mudança eficiente na gestão, inovando os seus processos. Por isso, para saber como se aplica o Scrum na prática, se inscreva em nosso canal e acompanhe o Vlog da Mentalidade Empreendedora!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Beleza! Falta só mais um passo para você receber nosso News Letter, vá agora no seu email para

CONFIRMAR