5 modelos de negócio perfeitos para faturar com um plano de recorrência

modelos de negócio

Você que é empresário, ou um pequeno empreendedor, que está em busca de modelos de negócio que sejam altamente escaláveis para trazer grandes resultados, precisa então estudar um bom modelo de assinatura que gere venda recorrente.

A economia da recorrência está em alta e chamou a atenção de grandes players do mercado, como a Amazon, P&G e o Grupo Pão de Açúcar. Esses são grandes exemplos de empresas muito conhecidas que apostaram em modelos de negócio baseados em venda recorrente.

Os benefícios que os modelos de negócio da economia da recorrência trazem são diversos:

  • Dão previsibilidade para o faturamento mensal do seu negócio;
  • Proporcionam um fluxo de caixa mais estável e contínuo;
  • Reduz bastante a necessidade de investir em atração de novos clientes;
  • Geram maior fidelidade da sua base de clientes;
  • Permitem melhor planejamento de estoque, no caso de produtos físicos;
  • Maior ROI no seu negócio baseado em produtos de informação (cursos online, ebook, etc).
  • Automatização de pagamentos recorrentes, o que diminui o risco de inadimplência dos clientes.

Talvez você esteja refletindo sobre como o seu negócio poderia oferecer um modelo de assinatura inovador para ter alguma chance no mercado.

Aí é que está o X da questão: você não precisa ter uma ideia muito mirabolante para começar o seu próprio clube de assinaturas. Basta você encontrar uma forma de atender consumidores em alguma necessidade que eles tenham no dia a dia.

Hoje em dia, graças às inovações tecnológicas que chegam para ficar, ficou muito mais fácil implementar modelos de negócio baseados em venda recorrente. Existem muitos clubes de assinaturas nos mais variados segmentos de mercado.

Os modelos de negócio que operam com venda recorrente são muito lucrativos e justamente por isso se tornaram uma febre já há alguns anos. No auge do seu surgimento, em 2014, chegaram a existir mais de 300 clubes de assinatura no Brasil.

Entretanto, nem todos sobreviveram aos últimos anos. Muitos desses negócios deixaram de existir porque não souberam adaptar-se ao modelo de recorrência. E isso foi desastroso para os despreparados, especialmente em um cenário de recessão econômica.

Estruturar um negócio de venda recorrente é muito recompensador, mas exige um certo conhecimento para ser implementado corretamente.

O blog da Mentalidade Empreendedora pode te ajudar, pois temos diversos artigos especializados nesse tema, como este guia completo.

Mas para elucidar de forma prática como você pode se beneficiar na economia da recorrência, neste artigos vamos analisar alguns modelos de negócio que geram venda recorrente.

Portanto, dedique sua atenção aos próximos parágrafos, pois temos informações valiosas para compartilhar com você.

[#1] Modelos de negócio com venda recorrente de produtos físicos

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Engana-se quem acredita que os consumidores não prefiram comprar produtos físicos pela internet.

Na verdade, a cada ano que passa, mais pessoas passam a ter preferência por fazer compras online. É o que mostra a pesquisa Total Retail 2017, da Pwc Brasil. Hoje, 55% dos consumidores brasileiros dizem preferir comprar pela internet.

A comodidade de comprar tudo o que precisar sem sair de casa, com facilidade de pagamento, tem conquistado cada vez mais o consumidor que já está habituado a fazer praticamente tudo pelo smartphone: de pagar contas a pedir comida em casa.

Com essa tendência, alguns modelos de negócio que operam com venda de produtos físicos aproveitaram a oportunidade para gerar venda recorrente.

Sabendo que o que o consumidor mais valoriza hoje em dia quando decide comprar algo é a própria experiência diferenciada, muitas empresas começaram a vender assinatura de produtos para nichos específicos.

Esse é o caso do clube de assinatura Caixa Cosmo. O assinante recebe todo mês itens variados de papelaria, decoração, artesanato e outros produtos feitos por artistas independentes. O clube visa um público envolvido com a criatividade, como designers.

O que atrai o consumidor para esse tipo de modelo de assinatura é a exclusividade numa experiência relacionada com o seu universo de interesse.

A ideia central é vender mais que simples produtos, mas sim um estilo de vida. Essa é a proposta do My Sport Box, um clube assinatura para esportistas. O participante recebe todo mês uma caixa com alguns alimentos funcionais (barra de cereal, bebida energética, etc), fármacos, acessórios e vestuários. Tudo isso personalizado com o perfil preenchido pelo assinante.

Clubes de assinatura são uma excelente maneira de vender produtos físicos de vários nichos, se você focar em um segmento específico e levar uma experiência diferente para esse público.

[#2] Modelos de negócio com venda recorrente de cosméticos e maquiagens

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Esses produtos são excelentes para se explorar em um modelo de assinatura, pois são itens de consumo altamente rotativo.

Com um clube de assinatura de produtos para beleza, o diferencial é trazer alguma novidade todo mês, como uma nova cor de batom, um esmalte diferente ou algum lançamento do mercado.

Os modelos de negócio de recorrência com esse segmento deve também focar na experiência das assinantes com os produtos, e não apenas ficar repondo o shampoo que acabou.

Lembre-se: o consumidor não quer apenas conforto, ele quer exclusividade.

Uma boa dica para alcançar esse objetivo é oferecer, junto com os produtos, um conteúdo exclusivo, como por exemplo um passo a passo de como fazer maquiagens específicas.

Um grande exemplo de modelo de assinatura de cosméticos e produtos para beleza é o Glambox. Nele, as assinantes recebem em casa, todo mês, uma caixa com produtos para beleza diversificados.

As caixas contém produtos diferentes a cada mês, com diferentes marcas. A ideia é fazer as assinantes entrar em contato com produtos de empresas que os fornecem a título de promoção e divulgação.

Produtos cosméticos estão entre os itens de maior consumo da população brasileira, e uma das categorias mais vendidas  pela internet. É, sem dúvida, uma ótima opção para quem busca modelos de negócio por assinatura lucrativo.

[#3] Modelos de negócio com venda recorrente de comidas e bebidas

 

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Gastronomia também é uma ótima opção para implementar em um modelo de assinatura. É também um produto de rotatividade e fácil de aplicar o conceito de experienciação exclusiva do consumidor.

Mais uma vez, a ideia não é apenas abastecer o cliente. Mas sim proporcionar algo que ele não teria em outro lugar.

Um exemplo interessante desse modelo é o Candy Box. Os assinantes recebem mensalmente uma caixa surpresa, recheada de guloseimas. O ponto diferencial é que os doces são sortidos, e são produtos importados que dificilmente são encontrados em mercados e docerias brasileiras.

No lado oposto das guloseimas, podemos citar também o Hisnek. Esse é um clube em que os assinantes recebem uma caixa com snacks saudáveis. Esse é um clube voltado para pessoas que buscam cuidar da saúde alimentar, mas que não tem muito tempo para se dedicar ao preparo de refeições.

O Pão de Açúcar também dá outro exemplo, o de clube de assinatura de bebidas. Com o “Clube Viva Vinhos”, os assinantes recebem mensalmente garrafas de vinhos de rótulos exclusivos que ainda não foram para as prateleiras do supermercado. A ideia é fornecer aos participantes um serviço de curadoria de vinhos para pessoas que não sabem o que escolher na hora de comprar, pois os vinhos são selecionados por um profissional especializado.

Investir em um modelo de assinatura que leve uma experiência gastronômica diferenciada para os consumidores é outra ótima opção.

[#4] Modelos de negócio com venda recorrente de livros

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Esse é um modelo de assinatura para um público bastante segmentado, e que tem um grande potencial de fidelização. Você pode indicar e vender, todos os meses, um livro para um mesmo cliente de acordo com o seu perfil de leitura.

É assim que funciona o TAG – Experiências Literárias. Nesse clube, o assinante recebe um livro surpresa indicado por algum expoente da cultura. O livro segue como uma edição especial de capa dura, além de ser acompanhado por marca-páginas colecionáveis, e uma revista sobre o tema do qual trata o livro.

Outro exemplo bem legal de assinaturas de livros é o clube Leiturinha, voltado a obras infantis. O assinante recebe um livro mensalmente, apropriado para a idade da criança que receberá a obra. Junto com o livro, ela recebe também uma carta pedagógica explicativa, além de marca-página e adesivos.

[#5] Modelos de negócio com venda recorrente de produtos digitais

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Esse é um dos modelos de assinatura mais lucrativos para se implementar.

Os produtos digitais são variados: cursos online, consultoria por vídeo conferências, produção de conteúdo para web, softwares, entre outros.

Esse modelo de assinatura é mais lucrativo e escalável por algumas peculiaridades. Não é necessário logística de entrega de produtos, uma vez que o que os assinantes recebem é entregue pela internet.

Além disso, um produto digital é produzido uma única vez, “empacotado” (formato de entrega) e distribuído em escala, sem limitações geográficas.

Ou seja, imagine que você dê um curso pela internet, e cobre mensalidade de alunos interessados no seu conhecimento. Você só precisa produzir cada aula uma única vez. E mesmo que entrem novos assinantes, você não precisa gravar a aula novamente (diferente de uma aula presencial, que teria que ser lecionada novamente, mesmo que o conteúdo fosse o mesmo).

Dessa maneira, o que você ganha por tempo de aula dada aumenta conforme entram mais assinantes nos seu clube, sem que você tenha que trabalhar lecionando o mesmo conteúdo.

Outra forma de trabalhar com venda recorrente com produto digital é através de softwares. É o que muitas grandes empresas de tecnologia tem feito, como o caso da Adobe.

Essas empresas, hoje, ao invés de cobrar um valor pela licença de um software, passaram a cobrar uma mensalidade fixa, onde o assinante acessa não apenas um software, mas um pacote deles.

Ao modelo de assinatura onde o cliente paga mensalmente para utilizar um software se chama SaaS (Software as a Service). Sua tradução livre para o portugûes pode ser: “software como um serviço”.

A Netflix é um excelente exemplo de SaaS, no qual o assinante paga mensalmente para acessar à plataforma para assistir a conteúdos diversificados. Outro grande exemplo é o Spotify, que ao invés de conteúdo audiovisual (séries e filmes), a assinatura garante acesso a um acervo infinito de música.

Aprofunde-se em modelos de negócio com venda recorrente

Implementar um modelo de assinatura no seu negócio vai colocar você no circuito da economia da recorrência. Isso tem sido um caminho cada vez mais desejado por muitos empresários.

Isso pode trazer diversos benefícios, entre eles o aumento da lucratividade, a escalabilidade e a previsibilidade de receita que ele proporciona.

O modelo de assinatura pode ser aplicado nos mais variados segmentos de mercado, tanto para produtos e serviços físicos quanto para digitais.

Esse tipo de modelo de consumo conquistou o público consumidor, que procura sempre maior comodidade e personalização do serviço que busca.

Entretanto, existem diversas questões estratégicas que devem ser observadas quando você vai lançar um modelo de assinatura ou quando vai adaptar o seu negócio a esse modelo.

É neste momento que você precisa ter informação segura que te oriente sobre as oportunidades mais apropriadas para o que você planeja para o seu negócio.

A Mentalidade Empreendedora é uma escola de negócios, onde diversos empresários e microempreendedores se capacitam para alavancar seus negócios a um nível de excelência.

Aplicamos diferentes modelos de negócio em nossa própria empresa, muito deles baseados em venda recorrente. Economia da recorrência é uma de nossas especialidades.

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