Hoje eu tô aqui para abrir a caixa preta para você.
Recentemente recebi a seguinte pergunta: Qual é a forma mais fácil de se começar uma assinatura para alcançar os 21.000 recorrentes?
Existe uma forma que, normalmente, eu vejo meus alunos do Revolução da Recorrência aplicando e tendo muito resultado desde o início: O formato de comunidade online.
Não sei se você já ouviu sobre esse formato. Um exemplo bem claro é a comunidade do Business Hacker, é o nome da minha comunidade da recorrência.
Nós já somos no Brasil a maior comunidade de programa de assinatura e a gente segue crescendo dia após dia, mês após mês e ano após ano.
O formato de comunidade é bem atrativo e, para mim, é o mais fácil de você começar uma assinatura. Por isso eu vou te dar 7 Passos ao longo desse artigo para você aplicar e alcançar seus primeiros 21 mil recorrentes com uma comunidade online.
Mas antes eu quero dividir com você como que surgiu a ideia do Business Hacker:
O BH veio de 2 necessidades dos meus mentorados:
De interação com pessoas mais experientes no mercado, que é a galera do meu grupo de mastermind, o Mentalidade Master. Então eu criei um ambiente onde eles pudessem conversar, trocar informações e experiências.
A segunda era a necessidade de continuar a conexão.
Como assim?
Após um ciclo de mentoria, o mentorado tem a possibilidade de renovar o ciclo, avançar para o Mentalidade Master (dependendo dos resultados dele) ou cancelar.
Existem alguns mentorados que finalizam o processo de mentoria e não renovam o programa. E pra manter a conexão com essa galera que não avança nem renova, eu criei a Comunidade do Business Hacker em 2017.
Não é incomum a gente ter pessoas que terminam o ciclo da mentoria, estão num outro momento de vida e eles não renovam. Mas se mantém conectado com a gente.
Depois de um tempo eles voltam para mentoria, como aconteceu com a Ale Minati, com a Renata Lisboa e com a Milla Veras…
Ou seja, pessoas que no momento de vida específico elas não estão prontas para renovar o programa, ou não querem e, de repente, em algum outro momento elas retornam.
Pensei:
“Hm, interessante… Então eu tenho aqui o meu programa de mentoria que ele é continuado, recorrente, funcional e as pessoas acendem para o próximo passo.
Eu tenho aqui o meu grupo de mastermind, onde a galera já tem um nível de resultado com um ticket bem mais alto (60 mil ao ano) e a galera renova todos os anos.
Eu tenho um programa online, que é funcional, que as pessoas iniciam um relacionamento comigo e tudo mais…
E se eu tiver um ambiente onde essas pessoas todas possam conversar?”
Daí surgiu a base de crescimento, o lugar onde eu posso servir o meu cliente continuamente, com ele cancelando algum outro programa mais premium ou não, esse cara continuar comigo, renovando.
O que é muito curioso é que lá no início do mercado digital, em 2013, quando eu estava aprendendo com Conrado Adolpho e o Érico Rocha, no primeiro Fórmula de Lançamento, as comunidades eram entregues de forma gratuita.
Ninguém nem considerava vender a comunidade, um grupo do Facebook.
Eu resolvi colocar um preço, entregar algo de valor e tem funcionado há anos, com mais de 500 membros hoje.
Legal, agora como criar a sua comunidade com 7 passos simples:
Passo #1 – Defina o tema central da sua comunidade
No meu caso, a gente fala de internet marketing com ênfase em recorrência.
Então ela tem conteúdo de copy, tráfego, conteúdos de social media, funil, liderança, time, equipe e tudo isso apontando para produtos e serviços de assinatura.
Então o tópico central da minha comunidade é Recorrência para pessoas que já tem ou querem ter um negócio digital de assinatura.
Olhando para os nossos alunos, temos alguns exemplos como:
Marcelo Akira com uma comunidade de Engenheiros, Engefly.
Tem pessoas com comunidade de médico, outros comunidade de fotógrafo, de pintores, de artesãos, comunidade das mulheres selvagens de autoconhecimento e de sexualidade feminina, comunidade de gestores de tráfego e tantas outras.
Passo #2 – Defina o lugar que a sua comunidade vai se reunir
Ela vai ser um grupo no Facebook, no telegram, no whatsapp?
Não precisa construir plataforma nem nada disso. A comunidade do Business Hacker roda desde 2017 num grupo fechado do Facebook.
Passo #3 – Monte a sua proposta de vendas
Sabe como é que eu fiz a minha primeira proposta?
Eu escrevi um texto de “como vai funcionar a comunidade”, botei toda a visão que eu tinha para comunidade, por exemplo:
“Cara, é um lugar de pessoas que estão querendo crescimento, é um ambiente onde a gente vai trocar informações, boas práticas do mercado digital com foco em assinaturas, vamos falar sobre copy, tráfego e etc.
Um lugar para você que tem assinatura. Você não pode ficar de fora, porque você vai estar ali num ambiente com pessoas que estão fazendo a mesma coisa que você.
Se você tem desejo de fazer uma assinatura você tem que estar dentro, porque você vai aprender com quem tá fazendo o que você quer fazer[…]”
A Letícia, fundadora da comunidade Tributaristas do Futuro, começou assim:
Ao invés dela sair botando uma grana violenta em anúncios e coisas desse tipo, ela pegou o Direct do Instagram, apresentou a proposta de vendas no 1 a 1 e conquistou 43 assinantes, seguindo esse exato passo a passo.
Passo #4 – Defina o plano de conteúdo
“Ah, Pedro, eu preciso gravar tudo de uma vez só?”
Óbvio que não.
No Business Hacker, a gente definiu o plano de conteúdo 2017 e 2018 e depois, em 2019, 2020 e 2021, a gente ouve a comunidade e entrega o que os membros pedem.
Temos um documento de ideias que os membros votam e os conteúdos vão sendo baseados nisso.
Passo #5 – Tenha regras claras
Ter regras claras, o que pode e o que não pode, é importante porque isso facilita a condução do processo.
Passo #6 – Tenha um processo de onboarding Incrível
Onboarding é como a pessoa é recebida.
Você tem um vídeo de boas-vindas?
Você estimula a pessoa a se apresentar?
Depois você dá um primeiro passo prático para ela gerar algum resultado rápido?
O processo de onboarding é interessante e importante porque ele é responsável por 73% da retenção na sua comunidade;
Mais importante do que simplesmente trazer membros, é você conseguir manter os membros ativos, pagando, porque aí que tá a chave da lucratividade desse jogo da recorrência.
Passo #7 – Dê um resultado rápido para o seu assinante
Uma transformação rápida.
No meu caso, temos um desafio de uma venda pra quem nunca vendeu e uma tática específica para o cara copiar e colar, gerando resultados com uma sequência específica de emails, aumentando o faturamento para quem já vende.
Esse é um exemplo de vitória rápida.
Esses são os 7 passos para começar a sua assinatura de forma rápida e fácil e ir crescendo pouco a pouco ao longo do tempo, criando uma base.
E, se você quer começar a sua recorrência e não quer fazer sozinho, quer a minha ajuda pra te guiar nesse caminho, se aplica na Mentoria Makers clicando aqui.
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