5 JOGADAS DE XADREZ PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO DIGITAL | PodcastME T03 E08

Redação Mentalidade Empreendedora

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5 JOGADAS DE XADREZ PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO DIGITAL | PodcastME T03 E08

Hoje eu, Pedro Quintanilha, tô aqui para te convidar para uma partida de xadrez.

A gente vai falar sobre estratégias: 5 jogadas de xadrez que podem representar a alavancagem do seu negócio digital.

Essas táticas estão dentro de uma sequência de estratégias que eu chamo de Estratégias TCR, Tráfego, Conversão e Retenção. Então guarde isso. 

 

A primeira jogada do xadrez que eu quero compartilhar com você é o Gambito da Rainha. 

Não é a série, eu acho muito boa, inclusive recomendo. Acho que já até passou um pouquinho do Hype.  

O Gambito da Rainha é quando você entrega uma peça sua para dar espaço para outra passar. É basicamente isso que você faz. 

Dentro dessa perspectiva, como que a gente pode relacionar com algo para o seu negócio digital?

O Gambito da Rainha no seu negócio é distribuição de conteúdo. Distribuir conteúdo de valor ajuda a criar público fazendo as pessoas se interessarem por você e pelo seu conteúdo.

Muitas vezes a gente se ressente em distribuir conteúdo de valor, às vezes isso pode ser até como um sacrifício: “Poxa eu vou estar sacrificando meu conteúdo que é precioso para mim e vou entregar o ouro”.

Sim, cara, entrega o ouro. “Mas de graça?”. Sim entrega o ouro de graça porque isso abre a possibilidade para que outra peça passe, para que as pessoas se conectem com você, te conheçam de forma mais profunda e se conectem com os seus valores.

Isso te dá chance de criar público, ou seja, ter a chance de fazer anúncios específicos para as pessoas consumirem o seu conteúdo, fazer o preço do seu contato para venda, o seu lead, diminuir.

 

A segunda Jogada é o garfo. O garfo é quando uma peça sua ameaça uma ou mais peças do seu adversário. 

Então, é quando você faz um ataque estratégico e alcança as pessoas por diversos canais.

Quando alguém me pergunta: “Pedro qual mídia eu uso?”. Cara utilize o máximo de peças que você conseguir utilizar, use múltiplas formas de alcançar as pessoas. 

Então uma forma que você pode trabalhar é usando o Instagram, o YouTube, e o WhatsApp… múltiplas plataformas para alcançar o seu objetivo. 

Com múltiplos canais não existe o canal melhor, não existe a mídia melhor, existem tudo junto ao mesmo tempo e agora. 

Então quando você tem na sua estratégia de marketing você consegue múltiplas formas de alcançar as pessoas, maiores são as chances de resultado no final.

A terceira tática está dentro da letra C, de conversão, é o Xeque-Duplo. 

O xeque-duplo é quando o rei adversário está sendo ameaçado por duas peças suas. 

O que significa isso dentro do seu negócio digital? 

A dupla é usar e-mail e WhatsApp juntos. 

Tem gente que fala que lista de e-mail não converte, que  WhatsApp é ruim etc…

Cara, as coisas que mais convertem online hoje em dia são e-mail e WhatsApp. Se você quiser, pode agregar o telegram também. Agora, os que mais convertem no mercado digital brasileiro para venda de assinaturas, de produtos físicos, de produtos online de um modo geral são esses dois: listas de e-mails e WhatsApp.

Então se você não tá capturando o contato de telefone e o e-mail dos seus clientes, você está perdendo a oportunidade de aplicar uma estratégia que gera muito resultado, aumentando as suas vendas online. 

Sempre pegue o WhatsApp e o e-mail e utilize os dois para manter o contato com seu cliente e vender. 

Como que faz isso na prática? 

Com sequências de e-mails sendo enviadas para sua lista de contatos de e-mails e sequências de mensagens via WhatsApp.

No Whatsapp uma outra que tem funcionado muito bem são os grupos de notificação: Grupos específicos onde só o administrador do grupo fala, apenas notifica a pessoa sobre o evento que ela se cadastrou. Não vai ter conversa de bom dia, nem a tia mandando o gif animado, nada disso. É um grupo específico que, quando a pessoa entra, ela fica lá quietinha e só recebe as notificações a respeito do evento que ela se cadastrou.

Posteriormente você tem o contato dessa pessoa para que você faça um follow-up e mostre para ela as vantagens daquilo que você tem para vender. 

A nossa quarta jogada é a Zugzwang.

É quando a pessoa que está jogando com você é colocada numa posição em que ela precisa dar uma resposta de forma inevitável, ela vai precisar responder a você de um jeito inevitável.

E o que é isso em conversão? O zug na conversão é quando você faz uma oferta que é impossível da pessoa resistir, onde você provoca impacto, gera conexão com a pessoa, agita o problema, apresenta a solução e chama para ação. 

Quando a sua proposta comercial é irrazoável, a resposta inevitável do seu cliente é dar o passo com você e começar numa jornada de crescimento e desenvolvimento dentro do seu serviço ou produto. 

Quando você sabe ofertar uma proposta comercial dessa forma é praticamente impossível você não prosperar e não avançar nos seus negócios online, porque a resposta inevitável do seu cliente é ele, inclusive, pedir para comprar de você e para continuar comprando de você.

A nossa quinta tática está dentro do R, das estratégias CTR, e é sobre retenção, chamada Coroação.

A Coroação é quando o seu pião é promovido no momento que chega ao final do tabuleiro. Ele pode se tornar uma nova peça.

O fato é que a coroação é uma chance que você tem inclusive de reverter uma partida perdida, se você tem aí um pião sobrando. 

Dentro do seu negócio a coroação é quando você faz o teu cliente alcançar o resultado. 

Quando você cuida das pessoas e faz o seu cliente alcançar o resultado proposto do seu produto ou serviço, você alcança a coroação, porque a resposta inevitável de um cliente que tem resultado é renovar, é ele continuar comprando, avançando, sendo promovido para um novo nível de relacionamento com seus produtos ou serviços.

Com isso a gente chega na nossa sexta e última tática. Eu tinha falado que eram 5, mas são seis. Essa tática é o Xeque-Mate.

Essa sexta tática eu vou explicar na Imersão Xeque-Mate que vai acontecer no dia 27 de março, onde eu vou me aprofundar em cada tática dessa, te mostrando o passo a passo de como implementar exatamente cada tática e alavancar o seu negócio digital, saindo do jogo do faturamento e entrando no jogo do lucro recorrente. 

Para você se cadastrar gratuitamente é só CLICAR AQUI e eu te vejo na imersão no dia 27. Valeu! 

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