Criar Blog: Porque você vai economizar muito no seu negócio

Criar Blog: Porque você vai economizar muito começando o seu negócio dessa forma

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Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

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A Mentalidade Empreendedora começou com um blog. Este mesmo que você está acessando agora. Unindo alguns elementos como blog, conteúdo e programa de afiliados, conseguimos fazer com que a empresa se pagasse desde o primeiro mês.

Antes de fechar o primeiro ano, começamos a ser Top Afiliados nas vendas diversos produtos de renome no mercado. Tudo isso a partir de um blog.

Com apenas o “capital de habilidades” meu e do meu sócio, Marcos Eduardo, este negócio que vocês conhecem hoje foi fundado. Talvez tivesse sido bem diferente se não tivéssemos o blog como base para nossas comunicações.

Isso explica porque defendemos o termo “começar do zero”.

E quer saber desde já porque criar blog é a forma mais eficiente de começar um negócio a internet? É barato…

Ele exige bem menos investimento que outras plataformas, como um website corporativo e uma loja virtual, por exemplo. E dependendo do caso, você não vai investir nada além de tempo e poucas dezenas de reais por ano.

“Tudo bem, isso é mesmo muito interessante, mas ainda não é suficiente para me convencer”…

Ok, vamos te mostrar com detalhes porque você vaie economizar muito ao lançar o seu negócio na internet a partir de um blog.

Mas antes, se ligue nesses dados:

  • Existem atualmente cerca de 70 milhões de blogs (Technorati)
  • 120 mil aproximadamente são criados todos os dias (Technorati)
  • 6 milhões de postagens são realizadas nesse tipo de plataforma (Technorati)
  • Blogs corporativos garantem 434% a mais de páginas e 87% mais links indexados (Hubspot)
  • Empresas que usam blogs geram 67% mais leads que as empresas que não possuem.

Além disso, o Mídia Dados, portal de dados e informações publicados pelo Grupo de Mídia de São Paulo acabou em uma de suas publicações recentes, revela algo surpreendente: o brasileiro é fanático por blogs.

Com informações e dados sobre Mercado & Demografia, Televisão, Revista, Rádio, Jornal, Entretenimento e Mídia Digital, os gráficos mostram a diferença entre uso de blogs em média no Brasil e no mundo. Enquanto a média global é de 52,1%, a categoria tem penetração de 71,2% no país.

Veja:

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Está mais consciente da importância de ter um blog? Não, não pare agora…

Ainda temos muitas coisas boas pela frente. Confira!

Criar Blog: a melhor coisa que você pode fazer agora

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“A profusão de Blogs atualmente torna o conteúdo ainda mais valioso, pois é ele que irá diferenciar o joio do trigo no mar de informações acessáveis na rede” Hubspot

O canal barato e com alto potencial de conversão, sendo totalmente amigável ao Google. A atualização constante de conteúdo ajuda seu negócio a ser mais bem encontrado pelos usuários nos motores de busca.

Repare que usamos o termo conteúdo…

O temo completo é Marketing de conteúdo.  Você já deve ter ouvido falar nisso, não é mesmo?

Fique sabendo que o marketing de conteúdo é essencial para todos os negócios. Afinal, 75% dos consumidores B2B buscam informações e conteúdo online no momento de tomar decisões de compra.

Por isso que investir nessa estratégia é a melhor maneira de atrair consumidores e aumentar as vendas do seu negócio! Essa foi justamente a chave do sucesso da Mentalidade Empreendedora desde sua fundação.

Para você não ficar perdido, explicamos rapidamente o que é marketing de conteúdo:

Marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na criação e distribuição de conteúdo consistente, valioso e relevante para atrair audiência com o objetivo de gerar mais leads (contatos qualificados) e aumentar as receitas de um negócio.

Informação relevante e valiosa. Sem isso a coisa n]ao funciona. O objetivo principal da estratégia é fornecer a informação que o seu cliente está procurando, indicando as soluções para as perguntas dos seus consumidores.

Tudo isto é oferecido de forma gratuita. E resumo, você está fornecendo o que ao público-alvo deseja, e eles, naturalmente, se sentirão no dever de retribuir o favor. Então irão comprar de você.

Ah, isso é muito bacana mesmo. Mas o que tem a ver com criar blog, o nosso assunto principal? Tem tudo a ver.

O blog pode se encaixar perfeitamente nas necessidades de qualquer modelo de negócios. Neste tipo de plataforma, a comunicação é feita de forma simples, barata, descomplicada, interativa e instantânea.

A estrutura de fácil leitura e abertura, pode garantir ganhos reais em tempo, fazendo com que seu negócio comece a ser conhecido e gerar mais oportunidades de negócios.

Criar Blog: quais os tipos de plataforma que eu devo investir para começar o meu negócio?

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Um blog (do termo inglês web log, “diário da rede”), ou blogue, em português, é o tipo de site em que a estrutura possibilita a atualização rápida, a partir dos artigos, os populares posts. Outro componente importante nos blogs são os comentários, onde os visitantes podem falar abertamente o que acharam do que foi publicado.

Existem diversos formatos de blogs, que vão desde publicações de pequenas notas, passando por blogs jornalísticos, até os blogs de negócios, em que o conteúdo é aplicado de forma comercial. Este último é o que você deve investir para começar o seu negócio de forma econômica.

Um blog geralmente combina imagens, textos, vídeos e links para outros blogs, páginas, mídias relacionadas, produtos ou serviços. Quando você alinha tudo isso ao processo comercial e à construção de relacionamento com os seus leads, fica mais fácil gerar resultados em seu negócio.

Alguns sistemas de blogs chamam a atenção pela facilidade de publicação, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de programação. O Blogger, o WordPress e o Joomla. Este aqui foi feito no WordPress.

Criar Blog: Em busca do MVP perfeito…

criar blog MVP

Se você é um empreendedor antenado, já deve ter ouvido falar em MVP. A sigla é abreviação para “Minimum Viable Product”, isto é, “Produto Mínimo Viável”. Se trata de uma versão protótipo de um produto que serve para testar o modelo de negócios de uma empresa.

Quando você tem uma ideia de um negócio, você tem basicamente duas opções: ou você passa meses (alguns passam anos, acredite) projetando e investindo dinheiro ou você constrói uma versão simples para o mercado e começar a aprender o quanto antes sobre se esse produto é ou não viável.

A segunda opção é o MVP: um produto que contém as partes centrais do projeto, feito com a maior velocidade, menor esforço e o menor custo possível.

Agora tudo deve ter ficado bem claro para você.

Pois é, o blog é o melhor MVP para sua empresa, pois você pode começar “sem tantas firulas” e pode começar a gerar clientes e vendas nas primeiras semanas, dias (e até horas) depois de lançado.

Foi assim que a coisa funcionou para gente.

Depois de ter guardado o domínio mentalidadeempreendedora.com.br por algum tempo, decidimos criar uma espécie de MVP da Mentalidade justamente com um blog. Promovendo produtos de parceiros, nos primeiros trinta dias, repomos os investimentos iniciais usados na construção do blog.

Para criar seu MVP e começar um blog, você só precisa de um domínio que custa cerca de 30 reais por ano e hospedagem (serviço que conecta seu blog para a internet) é de cerca de 15 reais por mês (menos que um ingresso de cinema).

Para resumir, vai ser em torno de 200 a 250 reais por ano. Isso mesmo, por ano. A coisa boa sobre o blog próprio é que você não tem que estar comprometido. Se você acha que a coisa não é realmente o que você esperava, você pode cancelar o blog a qualquer momento.

Simples assim!

Os benefícios de ter um criar blog como MVP desde o início

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– Todo novo negócio corre um grande e criar blog como MVP Blog diminui estes riscos consideravelmente, colocando à prova suas ideias, provando se sua solução é mesmo boa e mostrando se a sua oferta realmente interessa as pessoas.

– Alinhado conteúdo e copywriting (Grave isso), você consegue ativar os gatilhos mentais, fazendo o cliente baixar a guarda até que esteja totalmente confortável em fazer negócio com você. Aprenda mais sobre gatilhos mentais aqui!

– Ao criar blog e gerar conteúdo, você tornará o seu negócio mais encontrado através de rankings melhores nos mecanismos de busca. Ou seja, vai gerar tráfego para o seu negócio.

– Uma vez gerado tráfego, se você investir corretamente em conversão, vai gerar leads e vai poder construir uma base de seguidores e clientes em potencial.

– Através da interação dos usuários do blog, você obtém feedbacks para suas ideias e projetos antes de investir um valor considerável neles. Isso ajuda na redução de custos e torna os processos mais certeiros.

– O blog te ajuda a forma uma comunidade online. Isso é fundamental para qualquer marca que queria se destacar usando o marketing digital.

É possível criar seu MVP hoje mesmo (que tal em meia hora?)

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Este é um pequeno Checklist para você criar blog como MVP:

– Registrar um domínio. Acesse o Hostgator. Se você já possui um website, você pode utilizar um subdomínio ou criar uma pasta específica para o seu MVP/blog. Tipo: seudominio.com/blog.

– Você precisa contratar um serviço de hospedagem. Se você já está no mundo online, você pode pular essa fase. A não ser que queria começar do zero novamente.

– Criar um plano de conteúdo (pode contar com profissionais terceirizados para isso).

– Produzir e publicar os conteúdos (crie um calendário)

– Divulgar seus conteúdos e a incentivar interações com as pessoas.

– Levar os usuários do seu conteúdo até sua solução (página de vendas)

Pronto! Você já tirou sua ideia do papel já está com o seu MVP no mercado.

Para aprender melhor como criar um blog em 30 minutos, leia este artigo!

Conclusão sobre criar blog e economizar no lançamento de um negócio

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Agora que você já sabe da importância de criar um blog para começar a sua empresa, que tal criar ou aperfeiçoar seu MVP blog agora mesmo? O Marcos Eduardo, co-fundador da Mentalidade Empreendedora, tem um e-book que ele ensina a criar um blog do zero e a empreender na internet.

Neste Livro Digital você vai aprender praticamente tudo sobre como criar um blog e como transformá-lo num canal de conteúdos matadores, com anúncios automatizados que geram conversão e lucro escalável.

Vai descobrir como criar conteúdos relevantes e bem ranqueados, que são a melhor forma de receber visitas através do Google, criar visibilidade em seu nicho de atuação e ainda formar relacionamento com compradores em potencial.

Abaixo apresentamos o link para você conhecer!

Blogs que vendem: O Caminho Mais Simples Para Criar um Blog Lucrativo e Ganhar Dinheiro na Internet

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

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