O que é PUV e como encontrar a sua (Proposta Única de Valor)

Redação Mentalidade Empreendedora

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PUV – Como encontrar sua proposta única de valor

Either you’re someone or you’re anyone! (Ou você é alguém ou é só um alguém a mais)
Proposta Única de Valor é um dos itens mais importantes no seu modelo de negócios, ela está intimamente relacionada ao segmento de clientes que você vai atingir e define como vai resolver um problema ou satisfazer uma necessidade desse segmento de clientes.
Por que seu cliente vai comprar seu produto?
A Proposta Única de Valor é o conjunto de características e argumentos persuasivos que mostram claramente porque os clientes devem escolher você a sua marca.
Em um mercado tão amplo e com pessoas com cada vez menos paciência para fazer pesquisas, você precisa deixar claro o mais rápido possível porque o seu público deveria escolher você ao invés de todas as outras opções.
Essa é a ideia central do PUV.
As pessoas vão prestar atenção ao seu trabalho antes mesmo de se tornarem seus clientes. E uma parte importante de atrair a atenção das pessoas é com sua proposta de valor.
Novidade, preço, desempenho, conveniência, personalização, status, acessibilidade, entre outros, esses são alguns tipos de proposta de valor, saiba claramente qual é o seu tipo de solução e qual é a dor que você anestesia.
Por que esta é a parte mais importante do seu negócio?
• Responder a pergunta: Quem sou eu no mercado?
• Definição e identificação do negócio (escopo) pra você.
• Definição e identificação do negócio (escopo) pra seu CLIENTE!
• Alinhamento estratégico, operacional e de marketing (e FOCO)
Por que seu negócio não pode (e não irá) sobreviver sem uma PUV?
• Sem uma PUV potente e bem definida você deixa de ser “alguém” no mercado para ser alguém mais”!
• Você não tem identificação de mercado, nem pra você mesmo, nem para seus prospectos.
• Você perde propósito, foco e diferenciação
.
A Fórmula De PUV’s
• Quais os 3 maiores problemas que seu produto/serviço resolve?
• Dentre estes, qual é o benefício primário do seu produto/serviço, algo que distingue você da sua competição?
• Utilize a fórmula a seguir:
Frase de poder (o que seu produto é) + Frase de benefício + Verbo de possibilidade
• Exemplos de PUV’s

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