A professora Sarah Alves, aos 34 anos de idade, achou que já estava na hora de dar um novo passo na carreira. E resolveu “entrar” na Internet, para atingir um número maior de pessoas. Você também pode dar esse passo através do Acelerador Digital. Clique aqui para saber como!
Então ela escolheu o nome “Inglês Enxuto” para esse novo projeto. O domínio www.inglesenxuto.com.br foi registrado no dia 07 de setembro de 2015. E em seguida, criou as demais redes sociais com o username “inglesenxuto”.
Aí veio o primeiro desafio:
Começar a gerar lista
Para isso definimos como avatar a pessoa que não sabe nada de inglês. Não definimos dados geográficos, faixa etária nem outro critério, por entender que o número de pessoas que precisam aprender inglês é muito grande.
Orientamos a professora Sarah Alves a criar uma isca digital para atrair esse avatar. Com base na própria transformação que ela mesma sofreu para aprender inglês, ela elaborou uma série com quatro materiais básicos de inglês, sobre o alfabeto, as cores, as frutas e os números.
Nós transformamos esses materiais em PDFs interativos – onde você pode clicar para ouvir a pronúncia das palavras – e também disponibilizamos o áudio em formato MP3, e um exercício extra para a pessoa fazer com o material.
Configuramos um funil no LeadLovers, com double opt-in. Desenhamos uma página de captura ), onde após a confirmação do e-mail, a pessoa imediatamente recebe o primeiro material, e a cada três dias, os demais.
Aí surgiu o segundo desafio:
Atrair as pessoas para essa página de captura.
Nossa primeira estratégia foi seguir a ideia do Henrique Carvalho, do ViverdeBlog, e criar artigos memoráveis.
Para isso realizamos uma extensa busca no Google Adwords, com palavras relacionadas ao tema INGLÊS, e após muita seleção, chegamos a uma lista com vinte palavras-chaves.
E a primeira palavra chave escolhida foi “alfabeto em inglês”, pois foi o primeiro material que a professora Sarah Alves produziu para o avatar.
E o primeiro artigo, sobre o alfabeto em inglês, foi publicado no dia 12 de outubro de 2015: http://www.inglesenxuto.com.br/alfabeto-em-ingles/
O artigo tem 3.801 palavras, 41 links de saída, e foi configurado seguindo os requisitos básicos de SEO: a palavra chave na URL, no título, no primeiro parágrafo do texto, na meta descrição e com uma densidade de 0,6% (aparece 24 vezes no texto).
Além disso, o texto possui praticamente todo o conteúdo que um estudante iniciante precisa saber sobre o alfabeto em inglês: a pronúncia das letras, a história do alfabeto, e muitos fatos curiosos sobre algumas palavras do idioma.
Mas escrever artigos memoráveis leva tempo. E gerar engajamento do avatar com artigos demora mais ainda. E não tínhamos esse tempo, já que queríamos fazer um lançamento!
Foi aí que, através de um amigo, tivemos o primeiro contato com o aplicativo Periscope.
E nessa mesma época, em meados de outubro de 2015, Pedro Quintanilha, Erico Rocha, Conrado Adolpho, e outros top players do marketing digital começaram a fazer suas transmissões.
E sugerimos à professora Sarah Alves que fizesse uma transmissão também, para ver o que podia acontecer. Pois, além de professora de inglês, ela também é atriz, e achamos que seu carisma pudesse gerar uma empatia imediata com o público, já que as transmissões no Periscope são ao vivo.
Nossa ideia era que, durante as transmissões, ela convidasse as pessoas para lerem o artigo do alfabeto, e também pedisse às pessoas que se cadastrassem na lista para receber a sequência de materiais.
Seguindo uma dica da Ana Tex, ela indicou o aplicativo FullScope para monitorar todas as transmissões realizadas no Periscope. Aí fizemos o cadastro do perfil da professora Sarah Alves (http://periscope.tv/inglesenxuto) e apostamos nessa ferramenta para obter as estatísticas das futuras transmissões.
A primeira transmissão da professora Sarah Alves no Periscope foi no dia 12 de novembro de 2015, uma quinta-feira, às 18h30. Durante a transmissão, passaram 417 pessoas, que deixaram 2.699 corações, 312 comentários e fizeram 15 compartilhamentos. A transmissão durou 27 minutos, e trouxe os 39 primeiros seguidores para o perfil da professora Sarah Alves.
E nesse dia a página de captura teve 108 visitas e 16 conversões – uma taxa de 14,8%.
Em novembro ainda fizemos mais quatro transmissões pelo Periscope, por onde passaram mais 903 pessoas, que deixaram 16.857 corações, 863 comentários, e fizeram 29 compartilhamentos. Essas transmissões duraram em média 23 minutos, e ao final delas a professora Sarah Alves já tinha 162 seguidores.
Nesse período a página de captura teve 158 visitas e 70 conversões – uma taxa de 44,3%.
Vendo que o engajamento do público no Periscope estava aumentando, e também o número de visitas à página e a taxa de conversão, convencemos a professora Sarah Alves que seria interessante realizar transmissões diárias no aplicativo.
Então, a partir do dia 06 de dezembro, ela começou a fazer transmissões diárias no Periscope, sempre às 20h (horário de Brasília), e aos domingos ela fazia uma transmissão também às 11h da manhã.
O replay das transmissões fica disponível por 24 horas no Periscope. Porém, começamos a utilizar o http://katch.me/inglesenxuto para armazenar as transmissões do Periscope. A primeira transmissão armazenada foi no dia 09 de dezembro de 2015.
É possível ver a evolução da professora Sarah Alves, durante as transmissões:
– Link para a primeira transmissão salva no katch.me, do dia 09 de dezembro de 2015 (ela tinha 446 seguidores): digital
– Link para a transmissão do dia 04 de fevereiro de 2016 (ela já tinha 3.187 seguidores digital ):
Até o dia 31 de dezembro de 2015, a gente direcionava os usuários para a página do katch.me para assistirem aos replays.
Até que caiu a ficha, e resolvemos publicar um post no blog com o vídeo do katch.me incorporado para cada transmissão, para gerar tráfego para o blog.
A segunda publicação no blog (a primeira foi o artigo do alfabeto) ocorreu no dia 31 de dezembro de 2015, com a criação de um post com o conteúdo da transmissão no Periscope do dia 09 de dezembro de 2015:
Veja gráfico abaixo:
É possível notar o aumento do tráfego no blog após essa “sacada”!
E veja a seguir como ficou a conversão da página de captura:
– Entre os dias 12/11/2015 até 11/12/2015, foram convertidas 132 leads.
Ou seja, a página de captura converteu 915 leads entre os dias 12 de novembro de 2015 e 28 de janeiro de 2016, uma taxa de conversão de 59,45%.
Foram realizadas 74 transmissões pelo Periscope, do dia 12 de novembro de 2015 até o dia 04 de fevereiro de 2016. Passaram pelas transmissões um total de 27.094 pessoas, que deixaram 792.137 corações, 35.520 comentários, e fizeram 1.335 compartilhamentos. As transmissões duraram em média 40 minutos, e ao final delas a professora Sarah Alves já tinha 3.187 seguidores.
Hoje, 19/02/2016, ela tem 3.372 seguidores, o que dá uma média de 41 novos seguidores por transmissão.
O Lançamento
O webinário de lançamento ocorreu no dia 28 de janeiro de 2016, exatos 77 dias depois da primeira transmissão no Periscope.
A lista de e-mails do blog tinha 800 inscritos, conforme mostramos a seguir na imagem dos envios de e-mails do LeadLovers.
Aproximadamente 100 pessoas estavam assistindo o webinário de lançamento quando nós realizamos a oferta digital .
A oferta foi anunciada às 21 horas. A primeira venda foi realizada às 21h05, e até as 23h59 foram realizadas 29 vendas.
A taxa de conversão de vendas durante o webinário ficou em torno de 29%.
O carrinho foi aberto no dia 30/01/2016, às 9h da manhã. E ficou aberto até o dia 04/02/2016, às 23h59.
Reabrimos o carrinho no dia 11/02/2016, e encerramos definitivamente as inscrições no dia 12/02/2016, às 23h59, com um total de 45 inscrições confirmadas.
Se considerarmos o tamanho da nossa lista de e-mail, a taxa de conversão ficou em 5,62%.
O valor do ticket foi de R$997,00, o que gerou um faturamento de R$44.865,00.
Foram realizadas 74 transmissões no Periscope, mais 2 webinários, um total de 76 transmissões.
Ou seja, 97,3% das transmissões foram pelo aplicativo Periscope digital .
Autores
Elias Patrick Júnior é empresário há 10 anos, atleticano, engenheiro, beatlemaníaco, gerente de projetos, e agora quer ajudar você a alavancar os resultados do seu negócio.
Luzimar Carpinter tem a missão de fazer a diferença na vida das pessoas, compartilhando conhecimento, produtos e serviços de qualidade. Para ele a Tecnologia e o Marketing aliados ao Empreendedorismo podem mudar vidas, trazendo mais liberdade e qualidade de vida para as Pessoas. “É dividindo que Multiplicamos Resultados”.
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !