Construindo sua audiência online: 9 chaves para conquistar mais fãs para a sua marca

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Conhecer a audiência do seu negócio é muito importante, pois ela é a base de todas as suas estratégias de marketing digital. Além de auxiliar o empreendedor na hora de tomar decisões, é com base em sua audiência online que uma marca pode definir quais são os melhores produtos (ou serviços) que devem ser oferecidos aos seus clientes.

E quando falamos em audiência, não nos referimos à informações rasas como gênero (homem ou mulher) e preferência por livros – usando como exemplo uma loja virtual deste segmento. Conhecer a própria audiência significa saber muito mais do que isso.

Você deve buscar respostas para perguntas como: que tipo de informação interesse ao meu público? Com quais marcas ele interage? Quais são as necessidades dessa audiência? O que eles buscam na minha marca? O que eu tenho para oferecer que pode ser útil a eles? Quais horários eles navegam e que tipo de dispositivo costumam utilizar? Entre outras questões.

Neste artigo abordaremos dicas essenciais que vão ajudar você a conhecer e construir uma relação estreita com a sua audiência online, buscando sempre alcançar os melhores resultados para o seu negócio online. Acompanhe!

Conteúdo

A força de uma marca

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Antes de falar na sua audiência propriamente dita, é importante começar abordando um fator que é essencial quando se fala com sua construção: a força e a relevância da sua marca.

Para começar a construir uma audiência online, é preciso ter em mente que o usuário busca ter uma experiência positiva com a sua marca e você deve passar a ele essa sensação de segurança desde o primeiro contato.

Algumas dicas básicas podem te ajudar a tornar sua marca atrativa na hora de conquistar sua audiência:

  • Invista em um layout simples, de fácil navegabilidade e agradável escaneabilidade.
  • Mantenha também uma voz e uma postura constantes e evite mudar com frequência o tom de comunicação com a sua audiência.
  • Produza conteúdos de qualidade… ou melhor, de extrema qualidade.
  • Mantenha a recorrência de publicações.

Canais que você precisa considerar para construir sua audiência

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Quando o assunto é construir uma audiência online, os canais de comunicação servem como transporte para o resultado desejado. Por isso, ao começar suas estratégias de construção de uma audiência, avalie quais são funcionam melhor para a sua marca.

Por tradição, o seu website serve como canal principal da sua empresa na internet. Ele será responsável por boa parte do tráfego até o seu negócio. Em segundo lugar, temos o blog, que serve como centro de todo o seu conteúdo online.

Um blog otimizado, com conteúdos relevantes para seu público, abrirá muitas portas para você, e te ajudará desde as visitas iniciais até na transformação dos seus leads em clientes. Por isso que blog e audiência geralmente são duas palavras que combinam muito.

Além dessas duas possibilidades, que desejamos que você considere, preparamos uma tabela abaixo com outros canais online que podem facilitar muito na construção de sua audiência online.

CanalDescriçãoPúblico Predominante
FacebookUma das redes sociais mais populares no Brasil. É possível construir uma relação através de páginas, participação em grupos e compartilhamento de conteúdos.Variado, possui o maior público em termos de diversidade.
Google +Muito embora seja uma rede social da gigante Google, ainda não alcançou o mesmo sucesso que o Facebook. No entanto, ainda é uma boa para a estratégia de construção de audiência para alguns segmentos específicos e sempre deve ser considerada.Variado, também é um público diversificado.
InstagramRede social focada em imagens está em constante desenvolvimento e evolução.

É uma ótima opção para as marcas que têm a possibilidade de utilizar essencialmente imagens em suas estratégias de comunicação com sua audiência. Atualmente permitiu também o uso de histórias.

Público diversificado, a maioria acessa a plataforma pelos seus Smatphones.
LinkdenInVoltada para o universo profissional. Nele é possível compartilhar conteúdos, estabelecer negócios e encontrar clientes ou parceiros.Público focado em seu futuro profissional, apresenta nichos bem específicos e segmentados.
SnapchatA queridinha do momento, esta rede social é a favorita de quem gosta de compartilhamento de informações com rapidez e praticidade. Falamos sobre elas aqui!Público mais jovem, usuário de smartphones e que acompanha a tecnologia mais de perto.
TwitterCom frases curtas e objetivas, e com o auxílio das hastags (#), é possível atingir um número muito grande de pessoas. O Twitter têm seu público fiel, vale a pena avaliar se essas pessoas se enquadram no perfil da sua marca.Público mais específico, principalmente usuários de smartphones.
YoutubeA maior rede social do mundo audiovisual é conhecida de todo mundo. Mas há quem utilize com muito mais frequência e consuma muitos conteúdos disponibilizados por lá, será que é o caso do seu público alvo?Público diversificado mas que possui disponibilidade de tempo para consumir conteúdos em vídeo.

As chaves para construção da sua audiência online

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Imaginamos que você já esteja super animado para formar sua audiência na internet. Que bom, pois agora chegamos ao ponto principal deste artigo. Conheça agora as principais chaves que você deve usar para aumentar sua rede de clientes, seguidores e fãs!

1. Crie Promoções

Promoções são muito atrativas para qualquer público, por isso invista nesta estratégia que costuma aumentar a audiência de qualquer marca. Ofereça ao seu usuário vantagens que sejam realmente relevantes e despertem um interesse real na sua marca.

2. Produza conteúdos de qualidade e tenha um calendário editorial

Não é novidade para ninguém que o conteúdo é a nova forma de atrair audiência para qualquer negócio online. Mas muito além disso você teve ter em mente que este conteúdo deve ser elaborado estrategicamente pensando no tipo de informação que o seu público deseja consumir e quais são as necessidades dele.

Outro fator que muitas pessoas esquecem de comentar é sobre a necessidade de ter um calendário editorial e estabelecer prazos e uma sequencia lógica e organizada de distribuição destes conteúdos.

3. Crie estratégia com base em pesquisas

Pesquisas são muito importantes tanto na construção de uma audiência como para auxiliá-lo a conhecer o seu público. Mas tenha muito cuidado, elabore pesquisas simples, com poucas perguntas e que possam ser inseridas de uma forma natural no contato com o cliente. Pesquisas extensas podem causar uma impressão negativa e afastar o usuário do seu site.

Ensinamos mais sobre pesquisas com público-alvo e persona no Programa de Treinamento Revolução da Recorrência.

4. Crie experiências

Personalização é um fato que faz toda a diferença, afinal, quem é que não gosta de se sentir especial? Permita que o usuário se sinta especial oferecendo a ele . Uma excelente alternativa é direcionar o usuário para conteúdos que você considere mais interessantes para o perfil dele.

Uma das formas que encontramos de gerar experiência única com nossos clientes, alunos, seguidores e fãs, foi com a criação de nosso próprio Summit. Um evento anual de dois dias com muito conteúdo, network e interação. O vídeo abaixo mostra um pouco do que o evento proporciona!

5. Desperte a curiosidade

O ser humano é curioso por natureza, então que tal utilizar disso como forma de construir a sua audiência? Crie campanhas e ações em redes sociais que despertem a curiosidade e consequentemente o interesse das pessoas, trazendo-as até o seu site e é claro, oferecendo alguma informações realmente relevantes em troca.

Aliás, a curiosidade é um dos gatilhos mentais mais poderosos que você pode usar em seu negócio, seja ele digital ou não. Por isso, aconselhamos que aplique em suas comunicações na hora de formar sua audiência online. Temos um artigo completo falando sobre isso aqui!

6. Estabeleça confiança

Confiança é essencial! Você precisa estabelecer essa relação com a sua audiência mostrando a eles sua credibilidade, ética e responsabilidade. Se não houver confiança, dificilmente haverá audiência. Simples assim!

Uma coisa que prezamos muito em nosso trabalho é a preocupação real com o cliente. Nos esforçamos ao máximo para ajudar as pessoas que fazem parte de nossa audiência. Não se pode pensar apenas em vendas. As pessoas tem sonhos, necessidades e desejos e cedem seu precioso tempo para marcas que possam ajudá-las com isso tudo. Pense nisso e seja fonte de confiança para quem te segue.

7. Acompanhe as tendências de consumo

Entender as tendências de consumo permitirá que você elabore estratégias específicas em seu negócio e que serão essenciais para atingir um público muito maior. Identifique, por exemplo, quando um conteúdo deve ser publicado e se há demanda pelo tema que você criou. Sabendo o que as pessoas mais procuram, fica mais fácil escolher o que oferecer à elas.

8. Mantenha contato

Mantenha contato com sua audiência. Enviar um e-mail a cada dois meses não vai funcionar. Seja frequente, alimente o relacionamento. Caso contrario, você perderá pessoas para a concorrência e erá dificuldade de encontrar mais pessoas interessadas no que você faz.

Só tenha muito cuidado para também não se tornar repetitivo ou até mesmo inconveniente. Manter o contato é essencial, mas ninguém gosta de nada sufocante. Por isso, mantenha o equilíbrio.

9. Explore as redes sociais

“As redes sociais são sociais”. O objetivo delas é justamente de estabelecer e manter o relacionamento entre os usuários. Portanto interaja com os usuários mantendo um relacionamento mais estreito com eles. Isso faz toda a diferença quando o assunto é construir uma audiência fiel!

Pronto para construir sua audiência online?

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lembre-se que para construir uma audiência online é importante estar sempre atento ao mercado e a concorrência e jamais limitar as suas estratégias de ação. Esteja sempre disposto a mudar sua forma de pensar e ouça os seus clientes, eles são a melhor fonte de informações que o seu negócio pode ter.

Aqui vai um convite especial:

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

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