Não é de hoje que encontramos diferentes figuras que foram capazes de utilizar a internet para impulsionar as suas carreiras Gary Vaynerchuck é uma delas.
Do anonimato ao estrelato, ele difere de outros influenciadores do mercado em muitos quesitos.
Considerado como um dos maiores especialistas em marketing digital, Gary Vaynerchuk conta com alguns feitos expressivos:
- é fundador da VaynerMedia, onde conta com clientes como Toyota, General Electric e Unilever;
- autor reconhecido em livros de marketing;
- investidor-anjo de empresas como: Facebook, Twitter, Medium, Uber e outras 40 companhias;
- apenas em 2016 palestrou em mais de 60 eventos;
- conta com mais de 3 milhões de seguidores em todas as suas redes sociais.
Mas se engana quem acredita que tudo isso foi construído da noite para o dia.
Na realidade, desde a sua infância, Vaynerchuk conta com um estilo de vida totalmente fora da curva.
Aqui nesse artigo você aprenderá passos fundamentais para se consolidar no mercado, com base na trajetória de Gary Vaynerchuck.
Continue a leitura com atenção e conheça um pouco mais sobre a curiosa história desse grande empresário.
Conheça a trajetória empreendedora de Gary Vaynerchuck
Nascido em Bielorrússia, ainda criança viu o seu pai decidir, junto à sua família, a se mudarem para os Estados Unidos, em 1978.
O objetivo de Sasha, seu pai, era seguir o mesmo caminho empreendedor trilhado por seu tio-avô, que desenvolveu um negócio próprio em seu novo país.
Entre altos e baixos, Gary Vaynerchuk viu em sua família desde cedo, a importância de não abaixarmos a cabeça, independente da situação que estivermos.
De desempregado à gerente de uma das lojas de bebidas de seu tio-avô, Sasha construiu a sua própria loja alguns anos depois, o que viria a ser o ponto de partida no empreendimento digital de Gary Vaynerchuk futuramente.
Ao acompanhar o mundo dos negócios de perto, aos 8 anos o jovem empreendedor conseguiu um dinheiro relevante depois de construir bancas de limonadas na região onde morava.
Mas a virada ocorreu mesmo quando encontrou a oportunidade de juntar uma de suas maiores paixões, o baseball, com os negócios. Para ser mais específico, a venda de figurinhas colecionáveis.
A virada de chave na vida de Gary Vaynerchuck
Mas foi apenas aos 18 anos, quando Gary Vaynerchuck entrou em uma universidade, contra a sua própria vontade, descobriu a internet.
Ao entender o seu potencial, passou a pensar em uma forma de utilizar a tecnologia para escalar os negócios de seu pai.
A questão é que o jovem demorou para convencer Sasha em utilizar a ideia.
Apenas em 1997, Vaynerchuk conseguiu convencer Sasha a abrir o site WineLibrary.com.
O melhor de tudo é que não demorou muito para o sucesso bater em sua porta.
Para você ter uma ideia, o faturamento, que antes chegava entre 2 a 3 milhões por ano, passou rapidamente para 10 milhões por ano, no ano seguinte e 20 milhões em 2001 com o uso da internet.
Porém, ele não estava satisfeito com o que havia recebido. Ele precisava de mais.
Foi quando ele descobriu o potencial dos videoblogs para apresentar não apenas os seus produtos, mas também para desenvolver a sua imagem pessoal, dando início a sua carreira como influenciador digital.
Como vimos até aqui, a extensa carreira de Gary Vaynerchuck foi totalmente fora da curva, algo distante da nossa realidade, mas possível de ser executada nos dias de hoje.
Por esse mesmo motivo, o empreendedor decidiu colocar as cartas na mesa e ensinar a sua própria audiência o caminho das pedras para conquistar o seu próprio público.
Para ajudar em sua jornada, separamos algumas das dicas mais importantes ensinadas até aqui.
Deseja construir uma imagem sólida na internet? Então continue acompanhando o artigo.
[#1] Tenha consistência em suas publicações
Sabemos o quanto a internet facilitou o acesso às informações para nós, certo?
Por esse motivo, a concorrência tem sido alta para disputar a atenção do público.
Para resolver essa questão, Gary Vaynerchuck comenta que você deve fazer com que as pessoas tenham o interesse em você.
Esta é a melhor maneira de disputar a atenção do seu público. Mas como a consistência pode ajudar nisso?
Para Gary, a consistência é produzir algo de valor para o seu público dia após dia. O processo tem justamente de ser fora da curva. Para que as pessoas se lembrem de você, você deve ser diferente.
O segredo para manter a qualidade em suas publicações é ter paixão por aquilo que deseja entregar.
Mas, como falamos acima, as suas dicas devem servir apenas como o caminho das pedras. Ou seja, passe o conhecimento para que as pessoas apliquem conforme suas prórpias estratégia.
Mas não se engane acreditando que você deve começar um daily vlog. A consistência vai além da publicação diária.
O seu intuito é fazer com que a sua audiência perceba a sua existência, enxergue valor na sua mensagem e procure por novos conteúdos publicados por você.
Assim, caso a sua ideia seja publicar um novo conteúdo a cada semana, as pessoas saberão disso e farão questão de acompanhar você. Postar uma vez por mês? Não tem problema, a sua audiência estará sempre apoiando você.
E você, está disposto a trabalhar dia após dia em seu próprio negócio?
[#2] Observe e se adapte
Apesar do tema ser polêmico, não há como fugir. A mudança, por mais que você negue, acontece todos os dias em nossa vida. Para nós, empreendedores o caso é ainda mais sério.
Caso você se recuse a se adaptar, a sua ideia logo é ultrapassada pela concorrência. Em um de seus relatos, Vaynerchuk comenta como ele usou a sua persistência e sua facilidade em se adaptar às mudanças para se destacar nas mídias digitais.
Basicamente, houve um tempo onde o Facebook aceitava tranquilamente receber links diretos do próprio Youtube em suas postagens.
O problema é que a mudança em seu algoritmo começou a penalizar os produtores de conteúdos que fizessem isso, sendo menos distribuído para os seus respectivos seguidores.
Enquanto muitas pessoas reclamaram da ação, Gary Vaynerchuk viu que a mídia social de Mark Zuckerberg não iria voltar atrás, então logo adotou a prática de subir os seus vídeos na própria plataforma.
Como resultado, ele viu a sua audiência crescer novamente, enquanto que outros influenciadores demoraram a aceitar o inevitável, se tornando uma verdadeira vantagem competitiva.
A lição que podemos tirar é, seja em seu próprio negócio, seja em estratégias utilizando redes sociais, as regras são dinâmicas. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. E você deve estar preparado para lidar com isso.
A cada dia surge novas tecnologias no mercado, cabe a você saber aproveitar o momento e sair na frente dos concorrentes. E então, está preparado para isso?
[#3] Tenha foco nos objetivos
Quando pensamos em desenvolver um novo projeto, podemos nos deparar em duas situações. A primeira é quando temos a vontade de colocar tudo em prática, ao mesmo tempo. É tentador, eu sei. Mas tenha calma!
Para que um bom negócio se desenvolva, é fato que precisamos de um objetivo claro.
Dentro de todos os objetivos, reflita sobre isso…
[#4] Coloque seus projetos em prática agora
Já a segunda situação ocorre justamente ao contrário. Apesar de termos várias ideias em mente, não sabemos nem por onde começar.
Somos tomados pela insegurança, temos a falsa crença de que é preciso nos especializamos ainda mais para obter bons resultados em nossos objetivos.
Aqui vai um spoiler: não importa o quanto você se prepare, é provável que você falhe nas primeiras tentativas.
Por esse motivo, Gary Vaynerchuck deixa bem claro para a sua audiência:
“Você deve se preocupar mais com a velocidade que faz as coisas do que pensar em fazer o correto”.
A mensagem, apesar de ser contraintuitiva, mostra a importância do quanto é melhor tentar, errar e corrigir, do que passar boa parte do tempo estudando sem uma prática válida.
Além disso, Vaynerchuk nos ensina que, ao colocar a ideia em prática, naturalmente desenvolvemos a nossa intuição para situações futuras.
Assim, caso se depare com algo parecido no futuro, você estará mais preparado para lidar com algo semelhante.
Sei o quanto isso pode soar difícil. Afinal, todos nós passamos por situações de insegurança. Por esse motivo, separei outros ensinamentos do próprio Gary Vaynerchuck para você colocar em prática agora mesmo!
4.1 – Pare de reclamar
Quando encontramos uma situação complicada, naturalmente temos a reação de reagir ao conflito.
O problema é que, infelizmente, o ser humano desenvolveu a prática de apenas reclamar das situações, sem qualquer intenção de mudar a própria condição.
De acordo com Gary Vaynerchuck , apenas as pessoas com problemas graves de saúde ou aquelas que perderam alguém muito próximo ou se depararam com algum acidente grave tem o direito de reclamar da vida.
Por outro lado, as pessoas que têm maior controle da situação, contam com o poder de decisão em suas vidas.
Assim, quando você se deparar com uma situação complicada, você deve: entender o problema, buscar uma solução e executar a ação.
4.2 – Pare de esperar pelo momento ideal
A preocupação de nunca estarmos preparados faz com que nós adiamos qualquer projeto que temos no papel. Para isso, só há uma forma de resolver a questão: fazer, fazer e fazer.
Apesar de alguns profissionais dizerem esperar pelo momento correto, o influenciador enfatiza que o ponto ideal não existe. Quero dizer, há duas situações.
A primeira é quando você decide colocar o plano em prática e tirar a ideia do papel. Já o segundo ocorre quando você decide se preocupar menos e passa a focar e executar em uma única coisa.
[#5] Uso estratégico de mídias digitais
Com a popularização da internet, vimos o quanto as empresas correram contra o tempo para lançar as suas próprias redes sociais.
Resultado disso? Hoje contamos com diferentes mídias para usar no mercado, onde cada uma tem a sua proposta única.
Apesar de garantir uma divulgação maior ao utilizar todas as mídias, é preciso de tempo para entender o seu funcionamento e conquistar uma audiência sólida.
Por esse motivo é recomendado que atue com maior consistência em apenas uma mídia social por vez.
Para selecionar a melhor opção, veja a seleção de dicas de Gary Vaynerchuck a seguir:
5.1 – Determine em quais mídias a sua empresa deve estar presente
Apesar dele dizer que devemos estar presentes em boa parte dos canais, quando iniciamos um empreendimento é preciso ter cautela para escolher qual o melhor formato para iniciar a divulgação.
Para isso, você deve se perguntar:
- primeiro: onde está a sua audiência?
- segundo: qual a melhor forma de comunicação por lá?
As perguntas têm uma grande importância no momento de realizar o seu planejamento. Afinal, de nada adianta você publicar um conteúdo de valor, diariamente, se as pessoas daquela rede não se interessam pelo que você irá vender, certo?
5.2 – Respeite a proposta de cada plataforma
Você já reparou o quanto nosso comportamento muda conforme o ambiente frequentado? Acontece o mesmo quando utilizamos as redes sociais.
Para isso, você deve estar atento a dois detalhes.
Primeiro, é preciso observar qual o propósito de cada mídia e utilizar isso ao seu favor.
Quero dizer, não podemos publicar um mesmo conteúdo focado em vendas no Linkedin, Facebook e Pinterest, certo? Pois cada uma delas tem suas próprias particularidades.
No primeiro caso, do Linkedin, voltada ao mundo corporativo, é preciso ter como foco em produzir conteúdos profundos e informativos. Além do uso mais formal da linguagem.
O Facebook por outro lado é uma rede voltada para que as pessoas possam se distrair. De nada adianta colocar várias ofertas por lá, por isso, a melhor maneira de chamar a atenção de sua audiência é utilizar técnicas de storytelling, por exemplo.
Já no Pinterest as pessoas buscam inspiração para fazer/comprar algo, sendo possível utilizar as técnicas de vendas com maior liberdade.
O segundo ponto é que você deve respeitar a sua audiência. Apesar de o conteúdo a ser publicado parecer fenomenal aos seus olhos, não significa que as pessoas pensarão o mesmo que você.
Para evitar frustrações, é recomendado que entenda muito bem a sua persona, explore seus medos e desejos. Essa é a única forma de gerar maior conexão com a sua audiência.
Ocupe cada vez mais espaço
Depois de se consolidar em uma única rede social, você deve planejar os outros canais disponíveis no mercado.
A estratégia, de acordo com Gary Vaynerchuck , é tornar você a referência em seu nicho de atuação, não importa qual a plataforma esteja usando.
Afinal, grandes marcas como a Red Bull e Coca Cola fazem isso. A diferença é que elas utilizam o capital para se posicionarem no mercado.
Porém, sabemos que as grandes companhias contam com um orçamento disponível para se investir campanhas de publicidade.
Seguindo o pensamento persistente de Gary Vaynerchuck , podemos aproveitar as próprias mídias sociais para conquistar território na internet e construir o nosso próprio público nas plataformas.
Comece a aplicar esses ensinamentos pra ontem!
A caminhada para ser um empreendedor de sucesso não é nada fácil.
Além da resiliência para lidar com as adversidades, é preciso ser proativo e ficar sempre atento às novidades.
Mas posso adiantar, os benefícios gerados pelo esforço valem muito a pena.
Mas saiba que não é necessário nascer em uma família com espírito empreendedor para ter sucesso nos negócios.
Como Gary Vaynerchuck diz, é preciso ter força de vontade e estar apto às mudanças para obter sucesso como um empreendedor digital.
Está em suas mãos definir o que deseja para o futuro.
Para ajudar em sua jornada, temos um canal no Youtube onde revelo dicas valiosas, desde ganhar confiança para ser um empreendedor, até ensinamentos práticos de como atuar no mercado, desenvolver o seu próprio produto e realizar as primeiras vendas.