Como você sentiria se soubesse que pode reduzir os custos do processo de vendas e ainda aumentar o faturamento do seu negócio? Seria incrível, não é mesmo? O Inside Sales pode te ajudar a tornar essa situação real.
Quase metade das empresas de tecnologia de maior crescimento nos Estados Unidos já contam com esse modelo de vendas para aumentar o seu rendimento e posicionamento em escala mundial.
São muitas organizações que estão utilizando este modelo para facilitar as negociações com seus clientes, aumentar os lucros e o seu campo de atuação. Afinal, hoje uma empresa é capaz de vender fora da sua cidade, estado ou país de origem com facilidade e segurança.
Se você deseja isso para o seu negócio também, está na hora de usar a estratégia do Inside Sales para alcançar melhores resultados. Continue lendo e conheça agora este modelo que tem feito organizações crescerem ao redor do mundo!
O que é o Inside Sales?
Inside Sales é um termo que equivale a vendas remotas. Isso significa vender um produto ou serviço sem contato presencial. Com este modelo um vendedor é capaz de entrar em contato com um lead e realizar uma venda via telefone ou internet.
É exatamente o oposto do Outside Sales, no qual as vendas são externas e os vendedores realizam encontros presenciais com os clientes.
Muitas pessoas confundem esse conceito com telemarketing, pensando que são semelhantes, mas esse é um grande equívoco. O telemarketing segue a estrutura de uma chamada padronizada, onde o vendedor tem o conhecimento básico do item de venda e do cliente.
Enquanto que no Inside Sales o processo de venda é mais complexo, no qual o vendedor possui conhecimentos mais aprimorados sobre o produto, o cliente e a empresa. Além disso, podem ocorrer vários encontros remotos (chamadas ou reuniões virtuais) antes de realizar a venda.
A venda remota pode contar com o Inbound Marketing como forma de intensificar a atração de clientes e aumentar o posicionamento da marca no segmento online também. Para isso é importante contar com um bom conteúdo e um canal adequado de comunicação. Dessa forma, as chances de lucros altos passam a ser bem maiores!
Como o Inside Sales está tornando as empresas mais lucrativas?
O Inside Sales possibilitou a otimização do tempo da equipe de vendas. A não necessidade do deslocamento dos vendedores proporcionou a redução de custos com logística. O resultado desses fatores levou ao aumento da lucratividade.
Mas não pense que Inside e Outside precisam ser exclusivos. Eles podem funcionar ao mesmo tempo contemplando um ao outro com estratégias alinhadas para aumentar a conversão.
Diversas empresas têm combinado os dois modelos para alavancarem os seus negócios. Dependendo da estratégia e do perfil do cliente, começam uma abordagem remota e encerram o processo de venda através de uma visita presencial ou vice-versa.
Essa combinação é tradicional no segmento B2B (de empresa para empresa), porém, tem sido comum no padrão B2C (de empresa para pessoa física). Desse modo, é importante aplicar técnicas eficientes para conseguir bons resultados por meio dessa associação virtual e física.
Se você deseja aplicar os dois modelos no seu negócio, é fundamental investir na formação da sua equipe e realizar alguns testes para analisar os efeitos que essa junção oferece. Não se esqueça de contar com estratégias apropriadas de gestão, recursos humanos e vendas para a quantidade e qualidade de clientes que irá surgir.
Quais são as vantagens que este modelo de vendas pode trazer ao seu negócio?
O modelo Inside Sales pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, inclusive no seu negócio. Ele pode trazer inúmeros benefícios e oportunidades de crescimento para o seu empreendimento no mercado, tais como:
- Diminuição de custos
- Desenvolvimento de estratégias eficientes e baratas a partir de tecnologias
- Aumento das vendas e da produtividade
- Ampliação do território de atuação da empresa
Neste modelo, as oportunidades de vendas são mais qualificadas. Isso significa que os vendedores passam a conhecer melhor os clientes, incluindo seus problemas, necessidades, desejos, enfim, todas as informações relevantes disponíveis.
Esse conhecimento pode ser decisivo para criar um relacionamento com o cliente, o qual conduz a oportunidade de entender, educar e solucionar algum problema da pessoa, facilitando o processo de negociação.
Para a maioria das empresas, senão todas, evitar o deslocamento gera uma boa fonte de economia. O empresário deixa de se preocupar com as despesas de logística da equipe para atender o cliente e converte o desperdício de tempo dos vendedores em tempo útil com formação e mais vendas!
Case de sucesso: Microsoft Corporation
Uma grande empresa que utiliza o Inside Sales há algum tempo é a Microsoft, uma das maiores líderes de tecnologia global. O sucesso da empresa conta com agilidade organizacional, tecnologias e soluções conectadas para clientes.
Através dos serviços eficientes de vendas remotas e presenciais para pessoas físicas e empresas, a Microsoft conseguiu expandir seus horizontes e possui um lucro de US$ 16,8 bilhões no período de 2015 a 2016. O faturamento da organização é impulsionado pelas vendas do Microsoft Office e do sistema operacional Windows.
E a empresa é uma das referências que investem continuamente no setor de vendas e atendimento ao cliente. Sua plataforma de carreiras, por exemplo, conta com uma enorme oferta de cargos direcionados a vendas internas.
Através da Microsoft e de outras organizações, sabemos que o Inside Sales é uma ótima opção para a gestão de qualquer tipo de negócio. Afinal, a venda física já não é mais um fator limitante para aqueles que desejam crescer e dominar o mercado, certo?
Considerações finais
Agora você já sabe como o Inside Sales otimiza as vendas e aumenta os lucros. Adotar este modelo pode trazer diversos benefícios para a sua empresa de curto a longo prazo.
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