Os 3 mitos dos negócios de recorrência | Shots de Orlando

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.
mitos dos negócios de recorrência

Entre no nosso News Letter e fique por dentro dos nossos conteúdos mais recentes!

Quando vejo o cenário da venda recorrente, percebo que muitas pessoas permanecem inseguras em aplicar o método em seu modelo de negócio. Você já se sentiu assim?

Um dos questionamentos que mais recebo é relacionar a venda recorrente a dificuldade de reter cliente.

Você acredita que esta afirmação é válida? Logo abaixo desmistifico este e outros mitos dos negócios de recorrência, ditos pelas pessoas quando o assunto é esse. Quer saber mais? Então acompanhe!

Mitos dos negócios de recorrência #1:

“A venda recorrente é preciso reter clientes, enquanto a tradicional, não”.

Quando um empreendedor opta pelo modelo tradicional de vendas, é comum ele ter a ilusão de que a prática é mais segura para os seus lucros.

O problema é que o vendedor passa a ser refém do próprio negócio, sendo obrigado a “matar um leão por dia” para bater as metas.

Além do processo ser desgastante, as contas tendem a ficar mais caras no final do mês. Afinal, é preciso investir uma quantia alta para captar novos clientes, correto?

Por esse motivo, mesmo que você venda um produto individualmente, você perceberá dois tipos de clientes:

  • ativos: são os usuários que compram com frequência com você;
  • inativas: são aqueles que compraram, mas não procuram por você posteriormente;

Ao negligenciar a prática, além dos custos adicionais citados, a empresa deixa de contar com uma importante métrica para o seu negócio: a entrega.

Afinal, quando o cliente recebe um produto de qualidade e com um suporte adequado, naturalmente fará uma nova compra com você.

Dessa forma, a recorrência permite que você veja a satisfação do seu consumidor, além de ser possível capturar feedbacks para aperfeiçoar o conteúdo entregue.

Por outro lado, o cliente que se sentiu insatisfeito pode simplesmente deixar a sua empresa de lado, enquanto ele procura por seu concorrente.

Mitos dos negócios de recorrência #2:

“O ticket deve ser barato para vender bem”.

Com a popularidade do Netflix, percebo que muitas pessoas vêem o serviço como modelo a ser seguido, inclusive em seus preços.

Por esse motivo tenho o costume de receber comentários dizendo que o programa recorrente deve ser barato (como o serviço de streaming) para atrair compradores.

Vou direto ao ponto: em um dos nossos planos de recorrência, os participantes desembolsam R$50 mil ao ano. Enquanto em outro, R$18 mil.

Afinal, qual o segredo para manter uma base de usuários ativa, mesmo com o valor de R$2 a R$3 mil ao mês?

Apesar de simples, infelizmente muitos produtores ignoram este detalhe. A melhor forma de manter os alunos interessados ao longo do curso é acompanhar o seu progresso, utilizando a sua área de membros, por exemplo.

Um dos maiores problemas de um curso digital é que muitos instrutores se preocupam apenas em vender suas aulas, sendo assim, oferecem pouco (ou nenhum) suporte adequado ao aluno. Assim sendo, é natural que haja uma grande desistência por parte dos alunos.

Mitos dos negócios de recorrência #3:

“É preciso produzir muito conteúdo como a Netflix”

Pense da seguinte maneira: enquanto o Netflix precisa de um vasto conteúdo para entreter os seus assinantes, um produto digital, voltado para a educação, por exemplo, é preciso focar mais na evolução do aluno do que na quantidade de aulas, correto?

Afinal, é o seu dever ter a clareza para conduzir o seu aluno a sair do ponto A para o ponto B. Só assim você conseguirá gerar a transformação desejada por ele e a sua satisfação de fazer parte do seu grupo.

Este conteúdo sobre recorrência é apenas uma parte do trabalho que venho desenvolvendo. Para conhecer mais sobre o que o modelo pode oferecer para você, clique aqui e se inscreva em nosso canal!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Beleza! Falta só mais um passo para você receber nosso News Letter, vá agora no seu email para

CONFIRMAR