Os 7 tipos de sites de membros e Programas de Recorrência que existem

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.
programas de recorrência

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Quando falo sobre programas de recorrência, costumo receber perguntas sobre como um empreendedor digital pode utilizar o formato em seu próprio negócio.

Para responder a questão, decidi compartilhar com vocês sobre o tema abordado com os membros do Mentalidade Master em um dos encontros presenciais.

Um dos assuntos abordados no encontro, foi justamente sobre os 7 formatos de programas de recorrência que você pode utilizar em seu próprio negócio.

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Conteúdo

1- Portal de conteúdo

Neste formato, a empresa disponibiliza o seu vasto catálogo de produtos aos seus assinantes.

Seguindo o modelo do administradores.com ou o próprio Netflix, o assinante pode consumir o que preferir dentro da plataforma, enquanto for um membro ativo na comunidade.

2- Pacotes de conteúdo

Com os pacotes de conteúdo, a assinatura tem como objetivo entregar produtos físicos na residência de seus clientes.

Entre os conteúdos, o usuário pode receber vinhos, com uma assinatura mensal da Wine, ou aparelhos de barbear, com o dollar shave club.

Voltado para a educação, podemos citar os fascículos entregues mensalmente, por meio de sua assinatura mensal. O formato teve grande popularidade entre os assinantes de jornais no Brasil.

Dentro da categoria de serviços, posso citar a consultoria fitness, onde todos os meses a empresa entrega materiais feitos sob medida, para que o aluno possa implementar a prática de exercícios em sua rotina.

3- Coaching membership

O formato permite que os alunos, ao pagarem pela mensalidade, possam desenvolver tanto como pessoa, como em conteúdos mais específicos durante os encontros.  

Para que os alunos possam acompanhar o progresso, os encontros costumam ser gravados, para aqueles que não puderam aparecer tenham a oportunidade de assistir à aula perdida.

Além disso, o modelo deve oferecer uma área reservada para que os membros possam tirar dúvidas ou debater sobre o tema da aula.

O Mentalidade Master utiliza esse formato de recorrência para entregar um material personalizado para os seus assinantes.

4- Comunidade

A comunidade é um ambiente online onde as pessoas podem se reunir para dividir o seu interesse com os outros membros.

Ao pagar um valor mensal, os usuários podem encontrar outras pessoas que compartilham um interesse em comum. Nela, o responsável pelo programa tem como objetivo administrar o tópico que será abordado na ocasião.

Neste formato de recorrência, nem sempre o assunto deve envolver uma lição. O administrador pode usar a reunião apenas para debater, de forma saudável, um assunto relacionado ao tema proposto.

5- Módulos estruturados

Este é o formato mais utilizado pelos empreendedores digitais, onde a pessoa especializada em seu nicho de atuação produz conteúdos para a sua audiência.

Ao separar as aulas em diferentes módulos, o empreendedor digital tem maior facilidade para acompanhar o progresso de seus alunos.

Para melhorar a organização, recomendo que você disponibilize o conteúdo em um site específico para membros, onde os assinantes podem acompanhar os materiais com melhor organização.

Além disso a plataforma pode contar com uma área de contatos, para que os usuários possam tirar suas dúvidas sobre a aula.

Por ser estruturado, o formato deve ter um início, meio e fim. Por isso cabe a você acompanhar o progresso do aluno até o final da sua jornada.

O Acelerador Digital utiliza este formato de recorrência, onde as aulas seguem uma sequência lógica para que o aluno possa aplicar na prática cada módulo assistido.

6- Combinação

A combinação é a junção de dois ou mais modelos sugeridos acima.

Para exemplificar, o Mentalidade Master conta com elementos da Comunidade, para que os membros possam trocar experiências sobre o conteúdo aplicado e os Módulos Estruturados, para que eles tenham melhor conhecimento sobre o modelo recorrente.

Além disso, costumo realizar encontros presenciais com os participantes para que eles possam não só aprender mais sobre o tema, como compartilhar as experiências que têm desenvolvido com as aulas.

7- Modelo de pagamento

Quando eu falo em programas de recorrência, as pessoas logo associam o modelo ao pagamento mensal, mas saiba que você pode ir além.

Um formato comum de ser encontrado é a assinatura anual, por exemplo. Ao pagar uma taxa única, o empreendedor pode receber um ticket de maior valor logo no início da negociação.

Para isso, é preciso oferecer algum benefício que agrade o assinante, como o desconto de 2 meses pelo plano anual, por exemplo.

Além disso, você pode optar pelos seguintes formatos:

  • Termo de início e fim: para produtos que têm um prazo específico de acompanhamento, como um curso preparatório para o Enem:
  • Trial + pagamento mensal: neste modelo, a empresa oferece um plano de testes antes do aluno assinar o contrato de fato.

Como vimos no artigo, você não precisa se prender ao formato único de pagamento mensal. Um dos maiores benefícios dos programas de recorrência é adaptar o seu negócio com alguns dos exemplos citados acima.

Em nosso canal, tenho produzido diferentes conteúdos sobre o formato recorrente de vendas. Você deseja saber mais sobre como aumentar os lucros da sua companhia?

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