Empreendedorismo Definição I: Contexto
Entre as melhores definições de empreendedorismo na web, temos essa: resolver um problema ou situação complicada. O termo é muito utilizado no âmbito empresarial, e em muitos casos, está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos.
Na era atual, o conceito se converge também com a livre iniciativa digital e o marketing online, ganhando força também entre a cultura de Startups (empresas novas como foco em crescimento e escala) e no LifeStyle Business (Negócio idealizado para manter um estilo de vida)
Empreendedorismo Definição II: Popularidade
O termo empreendedorismo foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, no ano de 1945, como a base na teoria da Destruição Criativa. De acordo com ele, o empreendedor é um indivíduo versátil, com técnicas e habilidades para saber produzir com base no capitalismo.
Alguém que reúne recursos financeiros, organizar operações internas e consegue vendas em sua empresa. Schumpeter chegou a conceituar que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado, ou seja, o empreendedor.
Empreendedorismo Definição II: Inovação e Desenvolvimento Econômico
Uma das teorias mais aceitas atualmente é promovida pelo estudioso Robert D. Hisrich, em sua obra “Empreendedorismo”. De acordo com ele, o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, aplicando-se ao tempo e ao esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes, tendo por consequência, recompensas da satisfação pessoal e econômica.
Importante destacar também que o empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de uma nação. Um dos principais papeis do empreendedor é identificar oportunidades, se agarrar a elas e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativamente escalável.
Empreendedorismo Definição III: Dados
- Foram contabilizados, em 2009, aproximadamente 19 milhões de empreendedoras no Brasil. Em 2011, o número chegou a 27 milhões.
- A “Global Entrepreneurship Monitor” destacou em uma pesquisa que 34% dos brasileiros adultos são empreendedores.
- No Brasil, apenas 14% de quem empreende têm formação superior. 30% não concluíram o ensino fundamental.
- Nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior.
- 37 milhões de trabalhos no país estão associados a negócios acima de 10 funcionários.
Para uma melhor compreensão, sugerimos os seguintes posts:
- Quase tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo
- 7 Motivos Para Empreender: Qual é o Seu?
- 5 Coisas Que Todo Aspirante a Empreendedor Deve Saber
- 15 definições de empreendedorismo
Empreendedorismo Definição IV: Digital
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !