No primeiro artigo desta série, mostramos a você o que é gestão empresarial e como executá-la baseada em inovação a partir de três etapas importantes e práticas.
Desta vez, vamos te mostrar que é possível ser um novo gestor tomando atitudes simples, mas que podem mudar os seus resultados, unindo a gestão empresarial com inovação e tecnologia.
Quem SOBREVIVE só consegue continuar apesar dos obstáculos, mas não sai dali, fica estagnado e vivendo nos limites. Já quem VIVE, conquista novos lugares e não se acomoda com as situações, visando sempre maiores objetivos.
Você pode até conseguir sobreviver no mercado, mas pode conseguir muito mais que isso se não se contentar com pouco, almejando novos lugares. Você já sabe como passar de um sobrevivente para um ser vivente?
Continue lendo e descubra como injetar “sangue novo” em sua empresa para elevar sua gestão empresarial!
Qual é a ligação da gestão empresarial com o universo digital?
Tudo o que vamos abordar aqui une esses dois pontos, por mais que, para você, isso não seja tão perceptível. Vamos entregar a você alguns insights, garantindo que você entenda melhor como os dois assuntos, digital e gestão empresarial, são complementares.
A questão é que o público está mudando e você precisa se atualizar para alcançar essa nova geração de clientes. Investindo em internet e mídias digitais, você conseguirá melhorar os processos da sua empresa, garantindo novos clientes, fechando mais negócios e conhecendo melhor os concorrentes e o público.
Trata-se de usar os meios digitais para alcançar novas pessoas e engajá-las, mostrando ao mundo o que você tem de diferente e por qual motivo merece atrair e conquistar mais clientes que a concorrência.
O antes e o depois da gestão empresarial
Antes de te dar algumas dicas práticas, é preciso saber mais sobre a evolução da gestão empresarial. Pode ser que isso te dê novas ideias para tomar um rumo de sucesso, deixando de ser um “líder inflexível” e passando a ser uma pessoa inspiradora.
É necessário rever os seus métodos de administração mesmo se a sua empresa estiver estabelecida, para não perder clientes – o que ocorre quando você usa o modelo errado de gestão empresarial.
Com todas as novas ideias e com tantos clientes diferentes, as gerações são divididas em duas partes e, portanto, dois modelos de gestão empresarial.
Primeiro modelo: funcionários e chefes
Antigamente, o modelo de gestão empresarial era baseado em uma pessoa que mandava e ditava regras que tinham que ser obedecidas religiosamente pelos seus funcionários. Era praticamente proibido discordar, oferecer opiniões criativas, ser inovador e flexível.
Boa parte das pessoas que defende esse modelo de gestão empresarial são membros do que chamamos de “geração x” Elas carregam uma bagagem da tão conhecida era industrial e são adeptos de uma gestão empresarial mais tradicional.
Segundo modelo: líderes e colaboradores
Com a atualização do público e a maior exigência dos clientes, a maneira tradicional de gestão empresarial não funciona com a mesma eficiência.
Entra em cena a “geração Y”, que defende a tecnologia e a qualidade nos processos como a melhor maneira de conquistar o público e gerir um negócio. Empresas como Netflix, Google, Facebook, Spotify e outras de sucesso usam esse modelo de gestão empresarial, valorizando os colaboradores e dando voz a eles para a melhoria dos processos.
A criatividade como a nova fonte de sucesso
A partir dessas ideias e da junção da tecnologia com a gestão empresarial, você pode se atualizar e conquistar o mercado de maneira ímpar. Inclusive, uma atitude muito importante é a de ser criativo.
Com tudo isso que acabamos de te falar, as empresas que não são criativas e não apostam em marketing digital na gestão empresarial, podem perder público e mercado.
A criatividade tem relação direta com os seus resultados; a sua equipe vai te auxiliar nisso se você passar segurança e jogar com a sinceridade. Quem segue a geração Y não tem problemas com isso e entende bem a importância de se comunicar claramente e contar com os colaboradores para conseguir excelentes resultados.
Você vai entender melhor lendo as dicas rápidas para unir gestão empresarial e marketing digital. Confira agora!
1 – Seja inspirador: lidere, não chefie
O que tratamos aqui tem muito a ver com o que falamos no tópico anterior…
Não adianta fingir que não precisa de ninguém para atingir os resultados; seja sincero e mostre a importância dos seus colaboradores para alcançar os seus objetivos. Lembre-se que quando alguém se sente valorizado tende a ser mais criativo e, até mesmo, mais dedicado.
Ideia: Use as redes para conversar com os seus liderados e passar informações importantes (pode ser desde uma conversa no Whatsapp, até uma informação na Intranet). Demonstre os atuais resultados e mostre o que eles precisam fazer para te ajudar a chegar lá.
2 – Motive seus clientes
Qual é o seu sonho? O que te impulsiona a tomar certas atitudes? Motivação é o que você tem dentro de si e que precisa sempre “ativar”, se lembrando dos motivos que você carrega para tomar algumas atitudes (de comprar um sapato a grandes decisões de negócio).
Os seus clientes também podem ser motivados, basta que você entenda e explore os desejos e os problemas deles – no bom sentido.
Ideia: Seja criativo com produtos que os seus clientes desejam e precisam. Se relacione com o público e demonstre inovações; você pode usar o e-mail marketing para isso.
3 – Seja inovador
Mude as regras da “idade da pedra” e comece a usar as mídias digitais ao seu favor. Procure inserir, em sua gestão empresarial, maneiras de se diferenciar do mercado.
Ideia: As redes sociais são excelentes ferramentas para conectar você ao seu público e descobrir como inovar no seu nicho.
4 – Tenha um controle ativo
Se você acha que a tecnologia não te ajuda nisso, pode estar muito enganado…
Quanto tempo você demora para preencher planilhas enfadonhas ou quanto os seus colaboradores demoram para chegar a alguma conclusão do que está faltando para melhorar os resultados?
É necessário ter um controle rápido da parte financeira e resultados das suas campanhas e investimentos.
Ideia: Tenha acesso a indicadores por meio da tecnologia, para identificar os pontos de melhorias e em que é mais lucrativo investir.
5 – Tenha conteúdo
Não adianta estar presente em todos os canais se você não se relaciona com os clientes. E sim, isso faz parte de uma boa gestão empresarial, pois você quem analisa os objetivos e define o caminho para chegar lá.
Ideia: Invista em marketing de conteúdo, como, por exemplo, na atualização de blogs, com informações relevantes para os clientes e até mesmo para os colaboradores. Isso fará com que você seja lembrado de maneira positiva e se posicione bem.
6 – Adote uma arma poderosa para vencer a concorrência
Use a tecnologia na gestão empresarial para ficar por dentro do que a sua empresa pode fazer para melhorar os resultados.
Ideia: Se “alimente” de informações online, sabendo o que está tendo mais sucesso e se atualizando com os novos perfis de públicos. Estar dentro das tendências pode ser um caminho infalível para vencer a concorrência.
Gestão e empresarial e digital: comece a usar essa dupla infalível
As empresas que estão se destacando são as que valorizam os colaboradores e entendem que todos são importantes para o funcionamento do negócio. Mas essa cultura digital e valorização da inovação pode vir tanto dos clientes como das empresas; e é exatamente sobre isso que vamos conversar na nossa próxima publicação. Por isso, continue nos acompanhando e não perca os próximos artigos sobre o assunto.
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
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