MITOS E VERDADES sobre RECORRÊNCIA | PodcastME T03 E03

Redação Mentalidade Empreendedora

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MITOS E VERDADES sobre RECORRÊNCIA | PodcastME T03 E03

Hoje estou aqui pra responder algumas afirmações que eu recebi e vou falar sobre mitos ou verdades sobre recorrência. 

Mito ou Verdade #1 – Para construir uma recorrência que fature 21 mil reais todos os meses, eu preciso de uma equipe muito grande.

MITO.

Pra você fazer 21 mil recorrentes não precisa de uma grande equipe. Você é o suficiente pra alcançar isso e, quando tem a instrução certa, fica ainda mais simples. 

A recomendação que dou para meus clientes é pra eles terem uma pessoa pra ajudar nas questões mais operacionais. E depois? Depois eu recomendo que tenha mais uma. 

Então você começa com o que você tem, a sua habilidade, o seu conhecimento.

Se você não tiver conhecimento, já pode começar com um parceiro. Nesse caso, os esforços já são divididos, onde o parceiro cuida da parte de conteúdo e produto e você na parte de vendas. 

Se você não tiver 1 pessoa pra te ajudar, tá tudo bem. Ainda é possível. 

Mas observando o mercado, as pessoas que eu vi crescerem sempre tinham alguém ajudando. Esse alguém não é necessariamente um sócio. Pode ser um funcionário, um freela, alguém que seja mais barato do que sua hora ou alguém pra dividir os esforços com você. Pode ser a esposa, um amigo, uma pessoa próxima que acaba te auxiliando nesse processo. 

É raríssimo alguém que começou 100% sozinho e continua 100% sozinho. 

Você consegue seus primeiros assinantes sozinho, fazendo um webinar, uma ação pra membros fundadores, mas a minha recomendação é que você procure ajuda rapidamente. 

Não precisa ser 10 ou 20 pessoas. 

Inclusive, quando eu fiz os meus primeiros 21 mil recorrentes era eu, meu sócio Marcos Eduardo e minha esposa, Flávia. 

Mito ou Verdade #2 – Recorrência são aquelas mensalidades baratas que eu recebo e preciso de um monte de assinantes, tipo a Netflix. 

MITO!

Existem sim recorrências com preço baixo. Inclusive é mais fácil vender assinatura com preço mais baixo, porque a barreira pra pessoa decidir comprar é bem menor. 

Quanto mais caro, mais complexa é a venda. Mas é muito mais lucrativo. 

Quando você pensa na sua recorrência, é importante que você saiba qual é o seu nível de confiança em relação à entrega que vai dar. 

Normalmente, jogar o preço pra baixo está relacionado a menor confiança, então é importante cuidar disso. 

Recorrência é – Também! – um produto baratinho, mas não é só um produto baratinho. 

Por exemplo, uma assinatura que performa muito bem pra gente na Mentalidade Empreendedora é uma assinatura de 3 mil reais por mês. Uma das mais lucrativas e funciona muito bem pra nós. 

Eu também tenho assinaturas com preços mais baixos, de 100 reais por mês. 

Então assinatura não é só produtos baratinhos. 

Mito ou Verdade #3 – Só faz 21 mil recorrentes quem tem muita audiência. 

MITO, mas tem um ponto de VERDADE. 

Qual é esse ponto de verdade? 

Quanto mais audiência você tem, mais fácil é você conquistar e ultrapassar os 21 mil recorrentes. 

O mito, pra mim, está no “Só”. Porque não é só quem tem muita audiência. 

Quem tem muita audiência tem mais facilidade, porque tem muitas pessoas pra oferecer seu produto. 

Se você não tem muita audiência agora, você também consegue. Porque você vai vender sua recorrência e construir sua audiência no processo. 

Um detalhe interessante da recorrência é que você não precisa começar grande. Você vai empilhando seus resultados. 

Você vai entregando e vendendo à medida que os resultados empilham. Pra chegar nos 21 mil recorrentes, primeiro você chega nos mil recorrentes, depois 2 mil recorrentes, depois 3 mil, 5 mil e assim por diante. 

O interessante aqui é que, quando você está nos 15 mil recorrentes, por exemplo, pra você chegar nos 20 mil, você não precisa de mais 15 e depois mais 5. Você já tem 15 mil empilhando, só faltam 5 mil. 

E depois? Depois que você está nos 20 mil recorrentes, você não precisa fazer 20 mil denovo e depois mais mil pra alcançar os 21 mil, você faz só mais mil. 

Diferente do produto de venda única que, quando você vende, você zera. Todo dia você começa do zero, todo dia você tem que vender para novas pessoas. 

Na venda única, vamos supor que você fez 5 mil. E pra fazer 10? Vai ter que fazer 5 mil mais 5 mil, porque esses primeiros 5 mil já foram. Você começa do 0 de novo. 

Na recorrência você empilha o resultado, porque as pessoas continuam com você, te pagando. 

Mito ou Verdade #4 – Recorrência gera tanto estresse quanto lançamentos.

MITO, mas pode ser verdade pra quem não sabe fazer recorrência do jeito certo. 

Quando você não sabe fazer do jeito certo, vai gerar estresse, porque você vai ter muita gente cancelando, você vai ter que se preocupar com outras coisas que, do jeito certo, não teria. 

No lançamento, você coloca uma grana na frente, investe, faz uma grande promessa, as pessoas compram essa promessa e, depois, você se vira pra entregar. 

Se seu produto for bom, você consegue performar e ter resultados. Se for ruim, já era. 

No lançamento tem o estresse de abrir o carrinho, porque você coloca todo o dinheiro na frente pra esperar essa hora de abrir a possibilidade de vendas e ver no que vai dar. Isso é desafiador e estressante. 

Mas para quem faz recorrência do jeito errado também é estressante. 

Por que? Porque as pessoas cancelam e você não sabe o que fazer. Vai ter inadimplência e você não vai saber o que fazer… 

Mas se você fizer do jeito certo, isso se torna um mito, porque você vai ter muita previsibilidade na recorrência, vai ter segurança, porque seu risco vai estar diluído. 

Sabe aquela máxima do mercado financeiro de não colocar os ovos na mesma cesta? 

Então, na recorrência você faz isso. Cada 1 cliente que você conquista é um potencial gerador de recursos pro seu negócio. 

Inclusive, não está um contra o outro. Você pode usar o benefício do pico de vendas de um lançamento na sua recorrência.

Isso vai dar um ‘pump’ de clientes e depois eles vão continuar te pagando. 

A chave é que a recorrência vence da venda única. Quem vende no modelo de venda única tem que estar sempre atrás de novas pessoas pra comprarem, porque quem já comprou não continua pagando. 

Mito ou Verdade #5 – Qualquer conhecimento pode virar uma recorrência. 

VERDADE. 

Se você sabe fazer bolo, você pode transformar em uma recorrência. Se você sabe prestar serviço de psicologia, você pode transformar em uma recorrência. Se você é um terapeuta, você pode transformar em recorrência. Se você pinta maçaneta de porta, você pode transformar em uma recorrência. 

Acredite você ou não, eu já vi em um evento que eu estava no Canadá, uma recorrência de mulheres que pintavam maçaneta de porta. 

Eu também vi uma comunidade de automobilistas que procuravam autódromos ao redor do mundo pra correr em alta velocidade. Eles pagavam pra fazer parte de uma comunidade recorrente e estarem conectados com essa galera. 

Enfim. Qualquer tipo de conhecimento, produto ou serviço que tenha algum nível de recompra pode ser vendido de forma recorrente. 

Se você, com o conhecimento que você tem, com sua habilidade, com sua profissão ou sua paixão, ainda não encontrou como fazer uma recorrência, eu posso te ajudar com isso. 

Mito ou Verdade #6 – Nem todo produto pode se tornar uma recorrência. 

VERDADE. 

Pode parecer que eu estou me contradizendo com a resposta anterior, mas não. 

Qual é o lance: Existem alguns produtos que não faz sentido colocar recorrência neles. 

A sua recorrência precisa fazer sentido. 

Vou dar um exemplo prático disso: 

Quando você se inscreve em uma imersão nossa, em um evento, você não se inscreve de forma recorrente. Você se inscreve na imersão. Quem compra o VIP da imersão, paga pontualmente o VIP. 

Tem como vender eventos de forma recorrente? 

Sim, o Mentalidade Master, por exemplo. É um grupo de acompanhamento com eventos trimestrais. A pessoa não paga por 1 evento e sim por um ciclo de um ano de eventos. Depois isso é renovado. 

Você precisa sacar que o produto que você está vendendo precisa fazer sentido pra ter recorrência. 

Se for um ebook, não faz sentido. Só se você entregar um ebook por mês, por exemplo. 

Um outro exemplo é: Se eu vendo um produto nosso e, no checkout você tem a chance de comprar uma planilha por mais 50 reais. Não faz sentido eu cobrar recorrente por essa planilha, entende? 

Qual é a chave: 

O seu produto ou serviço tem a possibilidade de ter atualização, suporte ou acompanhamento? 

Se tem 1 desses 3 fatores, você pode cobrar de forma recorrente. 

Você tem a possibilidade de cobrar de forma recorrente por uma planilha? Sim, propondo uma atualização, um suporte ou algo a mais de acompanhamento pra quem comprar a planilha. 

Aqui vai um insight: Você pode agregar uma coisa à outra, você pode ter vários produtos. 

Inclusive, os maiores players do mercado têm mais de um produto. 

“Mas, Pedro, não tenho nem meu primeiro produto ainda.” 

Tudo bem, só estou colocando esse ponto pra você refletir. Mas saiba que sempre existe um próximo passo. 

Um próximo produto pode ser uma planilha. Você pode ter uma planilha e um grupo de acompanhamento dessa planilha. 

Pode ser um treinamento inicial básico com uma comunidade atrelada. Já são 2 produtos. 

Às vezes, quando você pensa em produto pode parecer algo muito grande e trabalhoso, mas na verdade não. Pode ser mais simples. 

E pra saber fazer isso do jeito certo? 

Continue me acompanhando aqui nos meus conteúdos gratuitos, se você quer ir mais fundo participa dos nossos eventos onlines, imersões e workshops e compre os nossos produtos e serviços porque isso vai te ajudar a dar esses passos de uma forma mais segura.

Vou ficando por aqui. Um abraço. 

Pedro Quintanilha. 

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