O MOVIMENTO DA RECORRÊNCIA | Podcast ME T03 E06

Redação Mentalidade Empreendedora

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O MOVIMENTO DA RECORRÊNCIA | Podcast ME T03 E06

Eu tô aqui pra dividir com você sobre um tópico que eu tenho percebido que está crescendo cada vez mais. 

Eu resolvi dar um nome pra esse evento que está acontecendo. 

Se é a primeira vez que você está lendo isso e não me conhece, prazer, meu nome é Pedro Quintanilha e você pode ouvir a minha história no episódio 1 da 3ª temporada do Podcast Mentalidade Empreendedora

O que está acontecendo e tomando uma proporção cada vez maior é o que eu denominei de Movimento da Recorrência. Eu tenho sido cada vez mais procurado pra dar palestras em grupos de Mastermind. Há alguns anos eu faço isso, mas nesse último ano isso ficou mais intenso. 

Eu tenho visto cada vez mais pessoas abertas e falando sobre o tópico recorrência. Eu costumo dizer que quem é picado pelo bichinho da recorrência já era, começa a ver recorrência em tudo. 

Quando eu falo de recorrência eu falo de recompra, de produtos de assinatura, e a gente está vendo esse negócio que antes era chamado do “futuro do mercado digital” e a verdade é que isso tem se tornado cada vez mais o presente. 

Esse movimento tem crescido e além de ter sido convidado para palestrar sobre o tema em masterminds eu tenho sido convidado pra conversar com alguns caras tipo influenciadores com muita audiência, alguns autores de best-sellers e tenho me sentindo muito honrado em poder compartilhar o que tenho feito dentro da Mentalidade Empreendedora todos esses anos. 

E meu objetivo aqui é te dar os passos para que você possa tornar esse movimento uma realidade dentro da sua proposta de negócio. 

Se você é um profissional liberal, como médico, dentista, nutricionista, psicólogo, coach, consultor, terapeuta ou de alguma forma atende pessoas… 

Imagine se todas as pessoas que você já atendeu, centenas ou milhares, voltassem todos os meses pra te pagar sem que você tenha que atender essas pessoas individualmente de novo? 

Ou se você vende algum produto, imagine vender 1 vez e receber várias vezes pela mesma venda… 

Pode parecer bom demais pra ser verdade. 

Quando eu falo do movimento da recorrência, de uma perspectiva em você trabalhar a recompra no seu negócio, a continuidade, eu falo de um princípio que é muito importante estar vivo dentro de você: 

Princípio #1 – Cada um é um infinito 

O que significa isso? 

Normalmente no mercado digital, a gente vê as pessoas correndo atrás de novos clientes. 

Qual é o processo? Você cria um produto ou serviço e vai atrás de clientes paravender esse produto ou serviço. Quando você vende, você faz o que? 

Comemora, porque é legal vender, você ganhou o dinheiro, vai prestar o serviço ou entregar o produto e depois vai fazer o que? Correr atrás de um novo cliente. 

Esse é o processo natural. Meus pais tinham loja e era isso: Abria a loja, esperava o cliente entrar, o cliente passava na loja, comprava, no final do dia contava quantas vendas fez e tudo mais e no outro dia fazia tudo denovo… 

Essa perspectiva é a perspectiva comum do mercado digital, que é: Cada um é menos um. 

Ou seja, o cara comprou de mim e eu não preciso mais me preocupar com ele. Vou me preocupar com o próximo que vai vir comprar de mim. 

E aí você fica fazendo um monte de coisa, produzindo um monte de conteúdo, esperando a pessoa comprar de você, ela compra, você comemora e fala “Tchau e benção” e parte pro próximo. 

Essa mentalidade precisa ser quebrada.

Quem pensa dentro da mentalidade do Movimento da Recorrência é alguém que enxerga cada um como um infinito. 

Vou dar um exemplo: O Fabrício Frazão. 

O Fabrício comprou todos os meus programas em um espaço de 6 meses. Ele entrou no Revolução da Recorrência, depois foi para a Mentoria Makers, depois para o Mentalidade Master e ainda comprou a nossa consultoria

Nesses 6 meses investiu na nossa empresa 6 dígitos de faturamento, ou seja, mais de 100 mil reais. 

E quanto ele gerou para ele ao investir mais de 100 mil reais nos meus produtos e serviços? Mais de 1 milhão de reais…

Um cliente pode ser um infinito de resultado e possibilidades pro seu negócio.

Um exemplo mais recente é o exemplo do Kevin Couto. 

Kevin é um amigo que viajou comigo para Orlando quando o Flávio Augusto selecionou algumas pessoas pra serem mentoradas pessoalmente por ele, em 2014. 

Uma dessas pessoas fui eu e outra o Kevin. 

Foi muito legal e, no meio disso, o Kevin começou a caminhar mais perto da gente. Por volta de 2015 ele entrou na turma de um produto online que eu tinha. 

Depois dessa turma ele foi para um outro lado, entrou numa startup e tudo mais, mas a gente ainda manteve um vínculo. Uns 2 ou 3 anos depois ele comprou outro produto nosso: A Comunidade Business Hacker. 

Ele começou a ter resultados, fez vendas e essa semana ele entrou em contato comigo falando que queria dar um passo mais fundo, queira avançar, e entrou no Revolução da Recorrência. 

Agora imagina se eu tivesse deixado de cuidar do Kevin? Se eu tivesse ignorado ele, por exemplo: “Ah, legal, aproveita aí as aulas gravadas e tá tudo certo”. 

O que ia acontecer? 

Ele poderia ter usado o produto e depois ter desistido. 

Então além da entrega, a gente continuou um processo de relacionamento. Isso é um negócio que buscamos preservar dentro da Mentalidade Empreendedora

“Ah, isso quer dizer que você fala individualmente com todos os seus alunos?” 

Obviamente não, mas eu crio uma estrutura que é capaz de atender de forma personalizada os meus clientes com a atenção dedicada no nível de relacionamento que ele decidiu ter com a minha empresa.

Isso é a mentalidade de recorrência, é entender que cada um é um infinito

Cada cliente é um cliente que pode seguir com você comprando denovo, denovo e denovo porque ela recebe valor de você. 

Então, se você quer entrar no Movimento da Recorrência, é muito importante seguir esse princípio. 

Princípio #2 – Recorrência é forma de cobrar

Às vezes tem pessoas que ficam numa neurose: “Ah, será que eu faço lançamento, ou eu faço perpétuo ou faço recorrência?” 

Essas coisas não estão umas contra as outras. 

Vamos lá: 

Lançamento: Abrir e fechar a oportunidade de compra de um produto. 

Perpétuo: Perpétuo é vender todo dia. É estar sempre aberto para as pessoas comprarem. 

Qual é o desafio da maioria das pessoas? Trabalhar esses 2 modelos em uma recorrência. 

Porque não é molezinha ter recorrência.  Não vou dizer que é difícil. Difícil é a vida sem recorrência. 

Mas você precisa ter atenção pra vender sua recorrência. 

Você pode lançar uma recorrência e você pode vender ela no perpétuo. 

Eu já estive no lugar de quem tinha que fazer lançamento pra pagar as contas e sei que isso é muito ruim. Tem que colocar o dinheiro na frente, esperar, ver se vai dar certo… 

Enfim, você pode usufruir do benefício de vender todos os dias e do benefício de ter picos de venda. Agora, é muito melhor fazer um lançamento quando você não precisa. 

Princípio #3 – Foco nos Fundamentos

Fundamento 1 – Atrair 

Atrair é buscar o seu cliente ideal. Imagine o dedo indicador. Você não pode apontar para um monte de gente, você só aponta pra 1 de cada vez. 

Então na sua recorrência, quanto mais específico você for na sua comunicação, mais resultados e efetividade você vai ter na venda. 

Fundamento 2 – Vender 

Vender não é feio. Venda é o oxigênio do seu negócio. Você precisa vender pra progredir. 

Você precisa trazer novos clientes. 

Fundamento 3 – Manter

É construir uma aliança com seu cliente. É fundamental. 

É o que vai fazer você ter lucro contínuo e crescente. 

Quanto mais você se preocupar em entregar, em gerar valor, em entregar mais do que prometeu, construir uma aliança com seu cliente, mais você vai crescer, ter progresso e se desenvolver. 

Quero fechar falando pra você mergulhar fundo nesse movimento. 

Porque cada dia mais os custos por lead tem subido, o ROI das campanhas tem diminuído e a recorrência é o que vai te trazer a possibilidade de surfar uma onda que está crescendo cada vez mais. 

Não é por acaso que os maiores nomes do mercado tem recorrência no negócio deles. 

Para conhecer mais sobre Recorrência acesse mentalidadeempreendedora.com.br

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