Você é o seu melhor produto…
Fato!
Os homens mais bem vestidos e com uma presença impactante são muito mais notados, lembrados e elogiados, e isso não importando seu status financeiro, o estilo de vida, a inteligência e a competência.
É com a mesma essência que as pessoas hoje conseguem o que desejam nos âmbitos pessoais e profissionais. Eles se valem de algo que você já deve ter ouvido falar, mas pode ser que não domine ainda: o marketing pessoal. Veja como isso é bem explicado aqui!
Sim, estamos falando do marketing pessoal, uma área que não pode ser ignorada por você, caso você queira se destacar e ser reconhecido no mundo dos negócios. Se você deseja aprender a dominar as técnicas de marketing pessoal, continue a leitura!
O que é marketing pessoal
Marketing pessoal é um conjunto de ferramentas e atitudes usadas por profissionais para “vender” sua marca pessoal. Ele propõe trabalhar corretamente a própria imagem, proporcionado maiores chances de efetividade na aceitação de suas ideias, produtos e serviços por parte de seus parceiros e clientes.
Um profissional que pretende fazer com que seu público dê atenção às suas propostas, deve também cuidar de sua imagem. Independente do ramo de atuação, qualquer profissional (seja como empregado ou empreendedor) deve possuir características e comportamentos para se destacar e ganhar pontos na carreira.
Há qualidades que quando externadas podem agregar valor e visibilidade a identidade pessoal e profissional das pessoas, são alguns exemplos: perfil de liderança, proatividade, espírito de equipe, otimismo, visão, maturidade, integridade, boa comunicação, persuasão, dentre outros.
Por mais descolada que uma carreira ou empreendimento possam ser, o cuidado com o que passamos através de nossas ações, pesa e muito na percepção dos outros a nosso respeito.
O que você e seu negócio ganham com o marketing pessoal?
Aqui estão algumas vantagens que você tem ao dominar o marketing pessoal:
Visibilidade – mais destaque para sua imagem, ideias, produtos e mensagem.
Credibilidade – estabelecendo laços de confiança.
Lucratividade – obtendo mais retorno financeiro.
Networking – conseguindo mais clientes e parceiros.
Persuasão – conquistando audiência.
Autoconhecimento – conhecendo forças e fraquezas.
Sucesso – alcançando resultados mais promissores e satisfatórios.
Muito bem, acreditamos que você agora você já esteja ciente do que pode conseguir com o marketing pessoal, não é mesmo? Que tal ter acesso a dicas incríveis que podem te tornar uma expert em imagem pessoal e te projetar no mercado? Os próximos parágrafos foram reservados para isso.
Dicas práticas para você fazer o seu marketing pessoal
#1 – Identifique seus pontos positivos e negativos
Quer saber como se conhecer melhor? Faça sua análise SWOT (sigla que em português para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
Essa ferramenta, empregada em marketing para o estudo de produtos, serviços e negócios, também poderá ser utilizada como recurso de autoconhecimento, e com ela, você consegue traçar sua estratégia de marketing pessoal mais facilmente.
Identificando as características de cada quadrante, você poderá trabalhar suas habilidades e competências com muito mais foco, potencializando o que já é bom e trabalhando no que pode ser melhorado.
#2 – Potencialize e mostre seus talentos
Há pessoas com muita facilidade em determinadas atividades e por isso conseguem se destacar nessas áreas. Devemos aceitar isso e também focar no que realmente somos bons, é claro que de certa forma podemos ganhar habilidades com treino e dedicação.
Para ter mais sucesso, aprimore seus verdadeiros talentos e contribua gerando valor com suas habilidades. Além de você conseguir resultados extraordinários, vai ser mais facilmente notado.
#3 – Vista-se bem
Logicamente, é fundamental se vestir bem, adequadamente, de acordo com o ambiente específico. É possível fazer isso sem abrir mão de sua própria personalidade e estilo, sabia? Isso é o que propõe Alberto Solon, especialista em imagem pessoal.
Através do treinamento Código Estilo ele tem ajudado centenas de empreendedores no Brasil e outros lugares do mundo. O mais interessante é que ele ensina de uma forma muito fácil como ser admirado e reconhecido imediatamente se vestindo bem e gastando pouco!
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#4 – Não passe a imagem de reclamão
Não há nada mais desagradável do que conversar com uma pessoa que reclama de tudo. Não é mesmo? É o parceiro (a) que não colabora nas tarefas de casa, o chefe que não reconhece o trabalho, os colegas que pedem vários favores ou até a própria sorte, que não muda nunca.
Claro que todos temos problemas, mas imagine como seria o mundo dos negócios se as pessoas só reclamassem. Mesmo que você queira desabafar, faça isso longe de colegas de trabalho, parceiros de negócios e cliente, pois atitudes como essa acabam passando uma imagem de derrota e pouca capacidade de resolução de problemas.
#5 – Tenha comprometimento com suas entregas
Mesmo com a agenda lotada de afazeres é importante que prazos e acordos sejam cumpridos, pois, falar uma coisa e fazer outra pode acabar com a sua credibilidade profissional.
Para que isso não aconteça, não assuma tarefas que não possa cumprir e caso surjam imprevistos, comunique a outra parte o mais rápido possível.
#6 – Crie conteúdo de valor para o seu público
Para ser autoridade e referência em determinada área é necessário disponibilizar conteúdo de qualidade e que seja atraente. Faça artigos, grave vídeos ou explore as redes sociais como Facebook e Linkedin.
A partir do momento que você passa a imagem de alguém que tem a proposta de solucionar problemas, as pessoas se interessarão em ouvir o que tem a dizer. Essa é uma das táticas mais eficientes para um marketing pessoal hoje.
#7 – Amplie seu networking
Utilizar os recursos que a internet oferece para se comunicar é fantástico, além da rapidez, você poderá ampliar seus contatos em grande escala, mas há outras maneiras que podem ser usadas como: participação em cursos, feiras, workshops, summit e eventos que reúnam pessoas de seu ramo de atuação.
Combinando bem isso, você terá mais chances de prospectar clientes e fechar ótimas parcerias.
#8 – Não comprometa sua imagem com postagens inadequadas nas redes sociais
Quase sempre nos deparamos com postagens de marcas e produtos que acabam repercutindo de forma negativa nas redes sociais, prejudicando não somente a pessoa que fez a publicação, mas também o produto ou serviço a ela ligada, por isso tenha cuidado com as informações passadas em suas páginas na web. Evite isso. Previna-se para não fazer descer pelo ralo todo seu investimento em marketing pessoal.
#9 – Seja discreto
No mundo corporativo, discrição é a palavra de ordem. Ideias, projetos ou até mesmo assuntos paralelos não devem ser passados adiante, para não prejudicar parceiros e clientes que depositam confiança em você.
#10 – Comunique-se bem
Uma boa comunicação e apresentação podem facilitar o surgimento de mais vendas e negócios. Tome cuidado com erros ortográficos em e-mails ou até mesmo mensagens, além disso, tenha cuidado com gírias e se expresse da melhor maneira possível.
#11 – Mostre para o seu cliente que você o conhece e sabe do que ele precisa
Estude seus consumidores para saber qual a melhor abordagem a ser utilizada, assim você terá muito mais chances de acertar seu marketing pessoal, atrair os clientes certos, e de quebra, vender mais e gerar mais lucros.
Marketing Pessoal: da teoria para à prática
Agora que já você aprendeu como trabalhar seu marketing pessoal, procure adotar essas práticas no seu dia a dia, gerenciamento seu comportamento nas redes sociais, vestindo-se bem, se comportando adequadamente em eventos de negócios, melhorando sua comunicação, e acima de tudo, tomando o cuidado de passar a mensagem certa para o seu público.
Agora um convite especial:
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