Talvez você tenha uma micro, pequena ou grande empresa e, todo final de mês, você passe “aperto” para mensurar tudo que foi vendido.
Isso costuma acontecer com quem não implementou um bom controle de vendas em seu negócio.
Não só o controle de vendas, mas todo tipo de controle é muito bem-vindo em qualquer empresa. Especialmente se ele não depender de um sistema pago.
Esses controles são imprescindíveis para informar o andamento atual dos negócios e detectar quaisquer modificações necessárias para melhorar o processo de vendas e consequentemente o seu faturamento.
O grande “X” da questão é que a maioria das empresas pequenas, na maioria das vezes não possuem organização dos processos de controle administrativo.
E falando especificamente do controle de vendas, quando não se tem um no seu negócio, tudo se torna tudo ainda pior, pois atinge diretamente o estoque e as vendas do negócio.
Esse tipo de desordem coloca o seu negócio em risco. O empreendedor que não possui esse controle em suas mãos está como um barco à deriva em alto mar em uma noite de tempestade. Afundar, é só uma questão de tempo.
Então, como reverter isso?
Você precisa se conscientizar do problema, estudar a solução e começar a agir.
Para você ter um norte sobre o que fazer, agora vou entregar algumas dicas que vão te ajudar bastante
Continue comigo para saber mais sobre como ter um controle de vendas eficaz.
Quais as principais formas de fazer o controle de vendas?
Fazer um controle de vendas pode não ser uma tarefa fácil, mas é necessária.
E a primeira coisa que você precisa fazer é: registrar todas as vendas realizadas.
Sim, pois sem esse registro será praticamente impossível mensurar tudo. É com os dados desses registros que você alimentará seu controle de vendas.
Seja para o controle do fluxo de caixa, para fins fiscais ou mesmo análises contábeis, o registro das vendas é imprescindível.
Ele pode ser mais simples (comandas e notas) ou mais complexo (com o cadastro do cliente e o tipo de serviço prestado). Tudo dependerá, claro, do tipo e porte de sua empresa, assim como a necessidade dela.
Há ainda outras ações que você pode colocar em prática, como por exemplo, fazer um mapa de vendas para gerenciar melhor e obter ainda mais controle.
O mapa de vendas te permitirá saber o que e para quem determinado produto foi vendido, durante determinado período.
Ele também identificará os dias de maior ou menor movimento de sua empresa ou mesmo o horário em que a empresa vende mais e funciona melhor.
Ter um banco de dados dos clientes também é um outro recurso que garante um maior controle sobre as vendas.
Ele garantirá que você alcance as propostas pretendidas, indicará o perfil do público-alvo e ainda manterá a marca em alta no mercado ou no nicho que você explora.
Outra dica que te ajudará nesse processo é: controle de documentos. Especialmente aqueles relacionados à saída de produtos.
Através desse procedimento você conseguirá realizar a análise do estoque.
Por fim, fica a dica de uma última ação que facilitará o seu controle de vendas.
O controle do orçamento. É a partir dele que serão gerados os relatórios sobre o capital de giro, capital permanente, os passivos circulantes, entre outros documentos contábeis.
E por que você deve implementar logo um controle de vendas no seu negócio?
Um controle de vendas bem feito pode ser considerado um indicador relevante para todos os aspectos da empresa.
Portanto, todo e qualquer recurso deve ser usado para aprimorar esse propósito.
Para que uma empresa tenha estabilidade e consiga sobreviver financeiramente, ela precisa vender o que produz.
E para saber o desempenho em relação às vendas, custos e lucros, é necessário que ela tenha em mãos todas as informações relacionadas à área de vendas.
Como já vimos, isso inclui organização de estoque, perfil de clientes, documentação em dia, entre outras tarefas.
O controle de vendas acaba ampliando o número de acertos, corrigindo os erros e aumentando a competitividade no mercado.
Isso ocorre porque o processo permite que o empreendedor se programe para futuras compras.
Além das dicas apresentadas anteriormente, no mercado você consegue encontrar variadas ferramentas que podem te ajudar a ter um controle de vendas muito mais eficaz.
São ótimas ferramentas e sistemas, um mais completo que o outro. Criados especialmente para facilitar a gestão das vendas.
Através dessas ferramentas e sistemas apropriados será possível saber se o seu negócio está tendo um bom desempenho, seja através da análise do faturamento, seja por meio do grau de lucratividade ou mesmo pelo feedback apresentado por cada um dos seus vendedores.
Estes últimos, por terem contato direto com o cliente, poderão te dizer exatamente como está sendo o impacto da dedicação do seu negócio junto ao cliente.
Comece agora mesmo a preparar um controle de vendas eficaz em sua empresa!
Talvez mesmo após todas essas dicas você esteja se perguntando: qual a importância do controle de vendas?
Afinal, não é possível gerir minha empresa sem ele?
Sim, até dá. No entanto, é muito mais trabalhoso, a tendência ao prejuízo é maior e a suas chances de quebrar são muito maiores.
Por exemplo, com um controle de vendas eficaz você evita desperdícios e garante uma maior economia com estoque.
Como já destaquei anteriormente, o controle de vendas serve para gerenciar todas as atividades que compõem a efetivação de uma venda.
Equivale a estudar e propor melhorias na forma como os produtos são adquiridos, oferecidos, estocados, negociados e entregues aos clientes.
Percebeu agora o porquê de sua importância?
Agora, imagine encontrar este e outros conhecimentos que podem ajudar a sua empresa em um só lugar?
Está com dificuldade de estruturar o seu controle de vendas? Então, que tal pedir ajuda a quem já fez e pode te ensinar?
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