Descubra como criar um clube de assinatura lucrativo como negócio

Você provavelmente já ouviu falar em venda recorrente, um modelo de negócios que gera receita previsível todos os meses para grandes empresa.

Afinal, esse modelo de negócios baseado em assinaturas não é algo que surgiu recentemente.

E, mesmo que você não saiba o que é, provavelmente você mesmo utiliza dos serviços desse modelo de negócio há muito tempo.

Quer um exemplo? A internet que você paga, a assinatura da TV a cabo e até mesmo a Netflix que você assiste.

Você ficará chocado ao saber que o modelo já existe há mais de cinquenta anos, só não tinha esse nome.

Na verdade, nem mesmo os idealizadores o conheciam dessa forma.

Você se recorda daqueles filmes de Hollywood que, entre uma cena e outra, apresentava o entregador de jornal com a sua bicicletinha espalhando jornais pelas calçadas das casas?

Pois é. As assinaturas de jornais e revistas são o melhor exemplo de clube de assinatura que você irá ler hoje.

O garotinho na bicicleta levava ao cliente, membro do clube, algo que nenhuma outra empresa da época proporcionava: praticidade e comodidade.

Ninguém queria ir até a banca mais próxima, todos queriam receber os jornais em casa periodicamente.

Contudo, se naqueles tempos a prática era mais incomum, a realidade hoje é outra.

Graças ao mercado digital termos como “clubes de assinatura”, “venda recorrente” e “box de produtos exclusivos” são muito mais frequentes no vocabulário das pessoas.

E empresas de todo mundo estão lucrando (muito!) devido a estes modelos de assinaturas.

Sendo assim, por que a sua empresa também não pode surfar nessa onda?

Claro que poderia!

Mas eis a questão: você sabe como é feito? Sabe como planejar um clube de assinaturas para implantar em sua empresa? Seu segmento de negócio permitiria isso?

Acredite, todas essas perguntas têm resposta e neste artigo você saberá exatamente como criar um clube de assinatura.

Leia com atenção os próximos parágrafos e pegue algumas dicas valiosas para te ajudar.

O mais importante: tenha um diferencial!

Quer conhecer o segredo do porquê a empresa do entregador de jornal de bicicletinha fazia tanto sucesso?

Simples. Ela fazia o que nenhuma outra fazia.

Se você quer saber como criar um clube de assinatura de sucesso, isso é a primeira coisa que precisa descobrir: o diferencial que sua empresa deve oferecer para proporcionar conforto e benefícios para o seus consumidores.

Se você ficar só no “mais do mesmo”, a sua empresa será simplesmente apenas mais uma no oceano infinito da web, e ninguém lembrará dela.

Pense com carinho no seu público-alvo

como criar um clube de assinatura

Ter um diferencial é bom, mas se ele não tiver alinhado com os interesses do seu público, de que irá adiantar?

Um delivery de coco é uma ideia diferente, mas será que as pessoas precisam disso?

Você precisa estudar seu público alvo, entender suas necessidades.

Descubra quem ele é, onde está, que lugares frequenta, quais são seus problemas e necessidades, então, pense em uma solução para resolvê-las.

Vamos a um exemplo:

Você é dono de um Pet Shop. Qual a necessidade de seu cliente? Qual o costume dele?

Dentre muitas, a principal é comprar ração para seus animais. Algo que ele faz periodicamente, seja por semana ou por mês.

Então, porque você não pensa em como criar um clube de assinatura para ele?

Seria interessante para este cliente não ter que sair de casa para comprar ração?

E se, além dessa praticidade, você oferecesse também uma revista mensal falando sobre os cuidados com o seu pet?

Ele gostaria de ter um cartão com desconto em consultas cada vez que levasse seu animal ao veterinário?

Vê como tudo fica mais fácil quando você conhece o seu cliente?

Agora, utilize esse exemplo e comece já a esboçar seu plano de assinatura.

Preços e planos:crie opções que caibam no bolso do seu cliente!

Tudo no que diz respeito de como criar um clube de assinatura, parte desse princípio básico: o pagamento recorrente.

Afinal, você quer que seu cliente permaneça com a sua assinatura ativa com a sua empresa por muito e muito tempo, não?

Então, não adianta jogar o preço lá nas alturas, apenas.

Se o que você deseja oferecer em seu modelo de assinatura não for viável para você financeiramente, estruture novamente seu planejamento.

Veja a Netflix, por exemplo. Por que as pessoas mantém o serviço?

Porque ele é barato, e entrega muito mais do que se espera, renovando o catálogo de filmes todo mês.

Preço é um fator determinante para ganhar clientes.

Portanto, faça planos com diferentes preços, que caibam no bolso de diferentes perfis de clientes.

As vezes, é melhor cobrar mais barato e ter uma quantidade maior de clientes aderindo ao serviço, que o contrário. Pense nisso!

Você já sabe como criar um clube de assinatura, agora execute!

Se por um acaso você já ouviu alguém dizendo que clube de assinatura não funciona porque é coisa do passado, acredite: essa pessoa está completamente enganada.

Empresas estão sendo abertas em torno deste modelo de negócio.

Empresas estão saindo do vermelho, ressurgindo das cinzas, por conta desse modelo de negócio.

Grandes nomes, como Grupo Pão de Açúcar e Amazon, estão implantando clubes de assinatura.

Então, onde está o anacronismo do negócio?

Com as simples dicas que foram apresentadas aqui já é possível você ter um norte para saber como criar um clube de assinatura.

Afinal, quando entendemos ensinamentos e seguimos dicas à risca, consequentemente economizamos muitas horas de trabalho pois, perderíamos muito tempo “batendo cabeça” até encontrar o caminho ideal e seguir por ele.

Contudo, não fique somente com os conhecimentos adquiridos aqui. Vá além, estude e pesquise novas formas.

Interaja com pessoas que estão buscando seguir o mesmo caminho.

Uma das regras do sucesso consiste em acompanhar pessoas que estão trabalhando a cada dia em seu próprio empreendimento.

E é por isso que hoje tenho um convite especial para fazer a você.

Venha fazer parte da nossa comunidade Business Hacker. Aqui nós nos juntamos para aprendermos juntos e cada um aplica os conhecimentos compartilhados em seus respectivos negócios.

Nos dedicamos a compartilhar estratégias de crescimento com a economia da recorrência.

E você se impressionaria bastante com o que já surgiu de dentro do nosso grupo. São casos de superação e sucesso realmente chocantes.

Você e o seu negócio também merecem estar aqui, com esse time de elite. Você merece alcançar a mais alta performance no mundo dos negócios usando os modelos de recorrência.

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