A estratégia de crescimento dos Gigantes Digitais: a economia da recorrência

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Nos últimos anos, clubes de assinatura têm ganhado cada vez mais força no Brasil.

Uma estratégia de crescimento tão eficiente que ultrapassa até mesmo as barreiras da crise financeira que assola o país.

Ao que parece, consumidores desse tipo de serviço não querem abrir mão da exclusividade e dos luxos que carregam consigo.

Porém, todos são muito seletos e raramente gastam mais que R$100,00 em um box de uma empresa, por exemplo.

Os serviços mais comuns incluem entrega de cosméticos, cestas de alimentos, produtos para bebês e animais de estimação, cervejas, cachaças, vinhos e até mesmo itens de higiene pessoal masculina, como desodorantes, camisinhas e até cuecas.

Os preços partem de 60 reais e a experiência atrai cada vez mais adeptos.

Pois é, uma baita estratégia de crescimento.

Hoje, cerca de 1.000 empresas brasileiras oferecem o serviço de entrega agendada de kits no Brasil.

O segmento movimenta aproximadamente 1 bilhão de reais por ano.

Nos Estados Unidos, onde o modelo se originou, em meados dos anos 2000 os clubes já faturam mais de U$ 10 bilhões por ano.

É incrível perceber o poder que uma caixa cheia de produtos selecionados mensalmente tem sobre as pessoas.

E você, empreendedor, quer saber mais sobre esse mercado que movimenta milhões no Brasil? Quer saber como vender mais?

Conheça abaixo algumas empresas de sucesso que aderiram as vendas recorrentes e inspire-se nelas.

Confira agora o artigo que a Mentalidade Empreendedora preparou para você entender melhor o assunto.

Casos de sucesso da venda recorrente como estratégia de crescimento

Empreender sempre foi a vontade de três amigos gaúchos que, desde a época da faculdade, idealizaram algo em suas mentes.

Quando um deles ouviu falar em venda recorrente, tiveram certeza: era isso que queriam fazer para ganhar dinheiro.

E a estratégia de crescimento adotada foi perfeita. Uniu o útil ao agradável;

Estamos falando da TAGLivros.

Criado em julho de 2014, o clube já reuniu 24 mil pagantes do valor mensal de R$ 60.

Aqui, o assinante recebe um livro por mês em sua casa. Livro este que é escolhido a dedo pela curadoria das obras, sempre realizada por um autor de renome.

No mês passado, por exemplo, este autor foi Luís Fernando Veríssimo.

Para você ter uma ideia do poder desse modelo de negócio, a TAG fatura hoje cerca de R$ 1,4 milhões por mês com o clube de assinatura.

Mostrando que este é um dos modelos de assinaturas mais rentáveis dos últimos tempos.

Outro clube de assinatura de produtos que soube aproveitar bem uma oportunidade para atender uma necessidade foi a “Meus Drinks”.

Eles partiram do seguinte princípio: pessoas que gostam de bons drinks sempre tinham de gastar muito dinheiro em bares badalados para apreciar a bebida ou fazer em casa.

Em casa, a falta de ingredientes na hora de preparar drinques era frequente. E, muitas vezes, não compensava sair para comprar.

Ninguém comprava uma garrafa de alguma bebida para misturar e preparar uma única dose.

Foi partindo daí que surgiu a construção do plano de negócio deste clube de assinatura.

Quer uma dica de venda relevante para ter sucesso no modelo de recorrência? Solucione o problema do seu público-alvo.

Hoje, a Meus Drinks monta um kit completo para a produção de bebidas clássicas e contemporâneas, e envia mensalmente para seus assinantes.

Os ingredientes são enviados em miniaturas de garrafas suficientes para o preparo de três doses de cada drink.

O copo ou taça adequados para os drinks são enviados junto dos ingredientes com um bônu: um encarte com a história do drinque e a receita para fazê-lo.

O clube fez tanto sucesso que com apenas seis meses conquistou 600 assinantes.

O exemplo da Netflix

Apesar de estarmos falando sobre clubes de assinatura de produtos, temos aqui o exemplo do maior caso de sucesso de vendas recorrentes no mundo, a Netflix.

O serviço de assinatura de conteúdo áudio visual proposto pela empresa possui hoje em torno de 40 milhões de pagantes em todo canto do planeta.

Uma ideia simples, mas que somada a uma estratégia de crescimento inovadora, garantiu que, em 2013, a Netflix faturasse cerca de US$ 29 milhões. Isso ainda no primeiro trimestre.

No Brasil, só a verba destinada para a publicidade da Netflix é maior que a do banco Itaú.

Vantagens da economia da recorrência

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A economia da recorrência não só te garante vendas todos os dias, como também faz parte de uma estratégia de crescimento que traz para sua empresa uma série de vantagens. Veja:

  • Otimização do controle financeiro: Sua empresa terá mais controle sobre as contas a receber. Com esses dados em mãos será possível realizar projeções reais para a tomada de decisões;
  • Venda recorrente automatizada e integrada à tecnologia: Com essa preocupação a menos há redução no custo com funcionários no setor de cobrança, além da redução do número de devedores;
  • Fidelização dos seus clientes: Diferente da venda comum, a relação do seu cliente com o seu produto ou serviço não se finda após a primeira experiência de consumo. Quando se oferece algo prático, cômodo e de boa qualidade, dificilmente o assinante cancelará o contrato;
  • Sustentação e crescimento alavancado: Com a venda recorrente, cada cliente conquistado é acumulado na base de consumidores, diminuindo a necessidade de prospecção de novos clientes e proporcionando uma alavancagem no seu negócio;
  • Novos consumidores através da experimentação: Essa estratégia da venda recorrente implica em colocar o consumidor em contato com a experiência da assinatura do serviço por determinado tempo gratuitamente. Ao findar a experiência, ele pode desejar tornar-se um assinante. Essa é a estratégia principal das versões trial de diversos softwares;
  • Previsibilidade de receita: Com o número exato de assinantes sob controle, será possível obter previsão da demanda a ser suprida no mês seguinte, tornando o fluxo de caixa contínuo e previsível.

Economia da recorrência: Uma estratégia de crescimento para gigantes!

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Que tal começar a seguir o exemplo desses gigantes digitais?

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