7 hacks de crescimento para tornar seu negócio 10 X maior

Redação Mentalidade Empreendedora

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negócios inovadores

Todo empreendedor quer ver o seu negócio prosperar e atingir um patamar de prestígio no mercado de atuação…

E não é só pelo dinheiro, mas principalmente pelo seu legado, pela marca que o seu trabalho vai deixar.

Obviamente que o dinheiro é muito importante. Quem é que não gosta de colecionar verdinhas?

Mas é que a questão é quando se faz as coisas pensando apenas no dinheiro que aquilo vai render, a tendência é que as coisas não deem certo.

Entenda que o dinheiro, na verdade, é uma métrica que vai dizer se o seu negócio está ou não no caminho certo.

Neste artigo vamos fazer uma análise de alguns conceitos importantes que vão indicar caminhos para que você consiga fazer sua empresa 10 vezes maior do que ela é hoje.

O que você vai ver nas próximas linhas são hacks inspirados em negócios inovadores, que nós, inclusive, ensinamos em nossos treinamentos:

Leia com bastante atenção, pois o que vamos revelar agora é coisa que você não vai ler nem ouvir em qualquer canto, pode apostar. 😉

Conteúdo

Hack #0 – Suporte a dor do crescimento

A primeira coisa que queremos que você entenda é que crescer é dolorido. Aliás, essa pode ser uma das maiores dores que os empreendedores enfrentam para fazer suas empresas alavancarem. Então, fique ciente que esse é um preço que será pago. Vai doer, e dependendo do caso, vai doer muito!

Podem entrar em cena: endividamento, perda de controle absoluto sobre as decisões da empresa, necessidade de buscar formas mais eficientes de gerenciar processos, pressão da concorrência, falta de mão de obra, etc.

Fique calmo, é natural que isso aconteça.  Até grandes empreendedores, como Warren Buffet, Flavio Augusto, Steve Jobs e Jorge Paulo Lemann já se depararam com os desafios dessa fase transitória de uma empresa em fase de expansão.

Saiba que sua empresa está caminhando em direção a um estágio de maturidade, solidez e crescimento sustentável. Essa é uma jornada comum de negócios inovadores. Não existe crescimento sem dor, entretanto, nas próximas linhas, vamos revelar a você o que deve ser observado no momento de expansão.

Confira os próximos hacks e descubra formas de vencer os obstáculos e tornar o seu negócio promissor!

Hack #1 – Saiba exatamente para quem e o que você vende

Pode parecer óbvio isso, mas aqui está os erros mais comuns que muitos empreendedores cometem e que impedem seus negócios de crescerem.

Um é não conhecer com profundidade o seu público, ou seja, quem é a sua persona;  o outro é não ter uma oferta clara e estruturada.

A persona é a chave para a venda acontecer. Ela também é conhecida como avatar. É uma representação do seu cliente ideal, em detalhes. Vai muito além de um estudo de público-alvo, o qual analisa apenas aspectos sócio culturais de para quem você vai vender.

Uma persona bem definida vai te ajudar a entender que tipo de comunicação você precisa utilizar para aumentar as suas vendas.

Ao estudar a persona que você busca, você vai definir quais são os maiores problemas que seus possíveis clientes querem resolver, e também quais são os seus maiores desejos.

Uma vez estudadas essas informações, ficará mais fácil estruturar uma oferta sedutora. Ela deve deixar claro para os seus prospectos quais são os grandes diferenciais que você tem para oferecer e quais os benefícios que eles terão ao adquirir a sua oferta.

É básico? é! Mas a verdade é que muitos empreendedores, mesmo faturando alguma coisa hoje, não tem clareza de quem é seu cliente ideal. Veja abaixo um framework para você construir sua persona ainda hoje!

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Fonte: Hotmart

Insight: comprometa-se com o sucesso do cliente

“Minha principal estratégia é ouvir o cliente. Sempre que ele compra um novo produto, entro em contato para conferir sua satisfação. Procuro saber se ele está tendo alguma dificuldade na aplicação, se tem alguma dúvida, enfim, procuro ser atencioso com ele, sempre almejando levá-lo aos resultados com o produto.” – Destaca Iuri Almeida, responsável pelo sucesso do cliente na Mentalidade Empreendedora.

Ele completa: “Não faço isso apenas por hábito, de uma forma corriqueira. Realmente procuro me importar com ele, com o negócio dele, com seus objetivos. Me disponho a ajudá-lo com o que for preciso. A ideia é que ele fique não apenas satisfeito, mas extremamente feliz com a escolha que fez”.

Uma forma simples de valorizar o cliente é mandando uma mensagem atenciosa. Apesar de um gesto pequeno, transmite uma atitude diferente, ousada, que estreita ainda mais a relação da empresa com o consumidor. Geralmente ele não está esperando algo do tipo, e  tende a se surpreender. A partir dessa boa prática, sua empresa pode se tornar a preferida.

Hack #2 – Aplique os 3 conceitos fundamentais de crescimento

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Para que você consiga desenhar uma estratégia sólida para ter um negócio que cresça exponencialmente, é impreterível que você entenda os conceitos a seguir.

#1 – Margem de Lucro

Significa, basicamente, a diferença entre seu custo de produção e o preço pelo qual você venderá seu produto ou serviço.

Para detalhar melhor esse conceito, precisamos falar sobre ROI, que significa Return Over Investment. O que, em português, significa “Retorno Sobre o Investimento”.

Digamos que você produza um produto que teve como custo de produção 50 reais. E posteriormente você vendeu ele por 150 reais. Logo, seu lucro foi de 100 reais. Ou seja, o seu retorno foi duas vezes maior que aquilo que você investiu. Nesse caso o seu ROI foi de 200%.

Isso foi uma conta feita a grosso modo, pois existem outros fatores que influenciam diretamente no seu ROI. Como por exemplo o seu custo por venda. Lembre-se que para vender, você precisa divulgar, fazer anúncios. Então você precisa saber quanto se gasta em anúncios para concretizar uma venda.

#2 – Recorrência

Esse é dos pontos mais almejados pelos empreendedores.

Ter recorrência significa vender diversas vezes, posteriormente, para um mesmo cliente.

A grande vantagem da recorrência é que ela não exige necessariamente mais investimentos em anúncios, pois você vende para um cliente já conquistado. Ou seja, exige muito menos esforço e investimento para realizar a venda.

Porém para se alcançar a recorrência é preciso fidelizar o seu cliente. E você só conseguirá isso se oferecer uma boa experiência de consumo para ele.

A maneira mais convencional de se criar recorrência é através de planos de assinatura, onde o cliente terá que pagar todo mês para acessar determinado conteúdo (ensinamos isso no Acelerador Digital).

É possível gerar recorrência também com bens de consumo não duráveis, que são produtos feitos para serem consumidos em pouco tempo. Um grande exemplo disso, e que também está em alta no comércio digital, são suplementações.

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#3 – Escalabilidade

Esse é um fator que exige que o negócio esteja muito bem estruturado, pois aquilo que ganha escala gera demanda de suporte e atendimento.

Escalabilidade quer dizer a capacidade que um negócio tem de reproduzir várias vezes um mesmo produto ou serviço para um público muito maior.

Esse é um aspecto que tem diferentes exigências de acordo com o modelo de produção do negócio. Por exemplo, quando se trata de prestação de serviços é preciso aumento de equipe e espaço para comportá-la.

Quando se trata de venda de produtos físicos, é necessário pensar em aumentar estoque e planejar operações de logística. Em produtos digitais, escalabilidade implica em aumentar a capacidade de suporte. Batemos nessa tecla no programa de mentoria!

Hack #3 – Escolha um modelo estrutural que funcione e dê lucro

Você que quer buscar expandir o seu negócio precisa entender qual é o modelo estrutural no qual ele se encaixa. Veja agora os principais:

#1 – Prestação de Serviços

Geralmente a prestação de serviço apresenta uma ótima margem de lucro. Ele se baseia na monetização de alguma determinada expertise. Ou seja, alguém precisa muito de algo que não sabe como fazer e busca alguém que tenha o conhecimento necessário para tal.

Quando você vende um serviço está vendendo a sua experiência, que pode ser entendida basicamente como o tempo mais o esforço que você dedicou para se qualificar para aquela atividade.

Aqui podemos usar um clichê para elucidar: se um cliente reclama que você está cobrando muito caro por algo que você faz em cinco minutos, diga a ele que na verdade você está cobrando pelo tempo que você se dedicou àquela atividade ao ponto de ser capaz de resolver o problema dele em cinco minutos.

Mas existe um ponto que precisa de muita atenção sobre a prestação de serviços: eles podem tomar muito do seu tempo.

Para aumentar a escala da prestação de serviços sem comprometer o seu tempo, será necessário investir em equipe de colaboradores. Talvez não haja outro caminho para escalar.

Outro ponto muito forte na prestação de serviço é a capacidade de personalização. Se você entrega um serviço com diferenciais, suas chances de alcançar os objetivos aumentam exponencialmente.

#2 – Fornecimento de produtos

Os produtos, tanto físicos como digitais, apresentam margens de lucro diversificadas. A grande vantagem deles é que você pode aumentar sua escalabilidade sem necessariamente investir em aumento de equipe.

Entretanto, ao ganhar escalabilidade com produtos, será necessário se adequar em termos de suporte e infraestrutura.

Quando se trata de escalabilidade de fornecimento de produtos físicos, é necessário planejar o aumento do estoque, infraestrutura e logística.

Já os produtos digitais apresentam uma grande vantagem na escalabilidade, graças ao fato de que a internet rompe as barreiras geográficas e do tempo. Não existe o problema com estoque, pois um produto digital tem a vantagem de ser produzido uma única vez e ser entregue de forma automatizada pela internet, para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo a qualquer hora.

O que eles exigem é aperfeiçoamento. Por  isso a lucratividade e escalabilidade dos produtos digitais atraem tantos empreendedores e investidores. É necessário tempo e recursos de produção apenas uma vez, e posteriormente é necessário apenas uma manutenção.

Uma ótima forma de fazer o seu negócio crescer é criar diferentes produtos com diferentes preços.

Você pode ofertar esses produtos em uma sequência específica, por exemplo, do mais barato para o mais caro. E se eles ainda estiverem alinhados em resolver problemas específicos dentro de um mesmo nicho, isso é mais potente ainda.

Através dessa estratégia você pode explorar gatilhos mentais poderosos que vão carimbar a sua marca na mente dos seus clientes.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que você crie um e-book de preço baixo, ensinando pessoas comuns como ganhar dinheiro na internet. Posteriormente você pode ofertar um curso um pouco mais caro, ensinando a utilizar corretamente as plataformas de anúncios na internet.

Em seguida, seria conveniente oferecer um produto que ensine como estruturar uma empresa digital. E por fim apresentar uma oportunidade de mentoria que vai ensiná-los a faturar seu primeiro milhão com negócios digitais.

Se os seus produtos realmente tiverem qualidade e entregar valor aos seus clientes, esse processo trabalhará dois princípios psicológicos muito poderosos.

Primeiro o da afeição, pois ao estar satisfeito com o que comprou, o cliente vai gostar de você. Segundo o da coerência, pois implicitamente fará sentido para ele subir um degrau a mais com produtos de uma marca da qual ele já se identificou e aprovou.

Hack #4 – Resolva questões relacionais que vão influenciar no crescimento

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Existe uma série de fatores de relações humanas que influenciam diretamente no crescimento do seu negócio. Vamos abordá-las a seguir.

#1 – Com quem você se relaciona?

Você é resultado direto também das interferências dos contextos nos quais se insere. Todo ser humano é influenciável, principalmente no nível subconsciente.

Para que você consiga fazer o seu negócio crescer, você precisa se manter em um estado mental e emocional propício para que isso aconteça.

E para isso você precisa escolher conscientemente a quais círculos sociais você vai se conectar.

Lembre-se que nossos pensamentos são influenciados por tudo aquilo que a gente vê e escuta. Ou seja, se você estiver continuamente em contato com pensamentos pessimistas, poderá ser influenciado por isso.

Portanto busque se relacionar com círculos que tenham visão de negócio e interesses semelhantes. Dessa forma você estará em contato com ideias consoantes aos seus objetivos.

Aliás, se conectando com essas pessoas com a mesma visão que a sua, você acabará criando novas oportunidades com parceiros de negócios.

Para que você tenha uma mentalidade que gere crescimento para o seu negócio, inevitavelmente você vai acabar se afastando de rodas de amigos e outros círculos que são incompatíveis com aquilo que você deseja. A palavra chave aqui é: desapego.

#2 – Para quem você vai falar

Qualquer negócio que queira crescer precisa de pessoas. Não apenas de equipes de colaboradores, mas principalmente de uma audiência.

Ter uma audiência vai te dar credibilidade, vai propagar o seu nome, suas ideias e suas propostas. E se você conseguir cativar uma audiência, ela simplesmente vai fazer muita propaganda sobre você.

Quando as pessoas se identificam com alguém, contam para todos sobre essa pessoa. Elas falam para seus familiares, amigos, colegas de trabalho. Isso porque, de certa forma, se autoafirmam ao falar de você.

Esquisito isso, né? É por que a identificação depende daquela pessoa reconhecer em você algo que existe dentro dela. E quando ela passa a falar bem de você, inconscientemente ela está falando bem de si mesma.

Mas tome muito cuidado: seja autêntico e natural. Não finja ser uma pessoa que na verdade não é. A falsidade é facilmente percebida. Quando sua audiência percebe sinceridade nas suas palavras, isso gera confiança na sua imagem.

#3 – De quem você vai aceitar conselhos?

Um grande potencializador de crescimento para o seu negócio, é ter um mentor.

Um mentor pode contribuir com a expertise dele para indicar para você caminhos a serem adotados para alcançar diferentes objetivos. Ele terá boa capacidade de análise sobre o que você tem em mãos e saberá contrapor isso com o cenário do mercado.

Ele pode também fazer apontamentos sobre aspectos que você não esteja percebendo. Em outras palavras, o mentor pode te mostrar coisas que você não sabe que não sabe. E são essas coisas que oferecem mais risco ao seu negócio, pois estando inconsciente da existência delas o seu negócio fica muito mais vulnerável.

Além disso, um mentor vai te forçar a sair da sua zona de conforto. Ele pode exercer uma pressão por resultados que você não faria consigo mesmo. Assim ele pode te desafiar ao mesmo tempo em que te guia e te aconselha.

Hack #5 – Resolva questões intrapessoais que vão influenciar no crescimento

Aqui vamos discorrer mais sobre os aspectos pessoais e comportamentos do empreendedor que vão definir se o seu negócio vai crescer ou não.

#1 – Defina um método

O sucesso é um conjunto de hábitos, decisões e ações que você mantém com constância todos os dias.

A maneira mais eficaz de implementar isso como cultura para o sua empresa estar entre os negócios inovadores é adotando um método. É um processo organizado e sistemático para desenvolver as diferentes atividades necessárias para o êxito das operações do seu negócio.

Quando você definir um método, estará economizando tempo e energia em todos os processos do seu negócio. Isso elimina a necessidade de tempo para reflexão e decisão de cada atividade envolvida nas suas operações.

O método deve ser seguido com fidelidade. Entretanto é importante revisá-lo e alterá-lo sempre que se identificar melhorias a serem feitas.

#2 – Mantenha o foco no que é mais importante

Esse é um aspecto crucial para o crescimento do seu negócio. Sem foco, todo o seu planejamento pode ser diluído, e você não concluirá aquilo que traçou.

Ter foco vai assegurar que você se concentre naquilo que é mais essencial para o caminhamento do seu plano estratégico. É isso que vai determinar a velocidade de crescimento do seu negócio.

Manter-se focado aumenta a sua produtividade, que é a sua capacidade de produzir mais em menos tempo sem perder qualidade.

#3 – Desenvolva resiliência

Essa, na verdade, é uma habilidade que serve para sua vida como um todo, não apenas como empreendedor.

Resiliência é a capacidade que você ou o seu negócio tem de enfrentar condições adversas sem sucumbir.

Quando se estuda a trajetória de grandes empresários que emplacaram negócios de sucesso, constata-se que a esmagadora maioria deles enfrentaram condições difíceis em diversos momentos de suas carreiras.

Esteja certo de que isso também vai acontecer com você. Portanto você precisa se estruturar emocionalmente e psicologicamente para enfrentar situações difíceis que vão te inclinar a desistir do seu negócio.

Se você quer que o seu negócio cresça é imprescindível que você seja resiliente.

Hack #6 – Aprenda a investir constantemente (é assim que negócios inovadores fazem)

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Para que seu negócio cresça com consistência, é necessário que ele seja melhorado continuamente.

É também para isso que serve o seu lucro. Ao contrário do que muitos pensam, o lucro de uma empresa não é apenas aquilo que o empresário ganha. É o resultado do valor que a empresa criou para o mercado.

Ao contabilizar o lucro do seu negócio, destine uma parte dele para reinvestir no seu negócio. Entenda que a diferença entre seu lucro e o faturamento é, basicamente, apenas aquilo que você já investiu.

Caso você não dedique parte do seu lucro para reinvestimento, você apenas estará repondo aquilo que já investiu, e a tendência é que seu negócio continue na mesma. O recomendável é que se reinvista por volta de 30% do lucro do seu negócio em melhorias.

Hack # 7 – Não caminhe sozinho

Não é nada fácil ser um empreendedor. Muitas vezes é uma jornada bastante solitária. Você tem uma visão que é compartilhada por poucos.

Gerenciar um negócio é algo complexo, assim como fazê-lo expandir. É necessário ter conhecimento de diferentes áreas, que são interdependentes.

Procure por treinamentos ou consultorias que te ajudem a organizar suas ideias e a definir um plano de ação efetivo e estratégico que proporcione crescimento para a sua empresa.

A Mentalidade Empreendedora se dedica justamente a isso: guiar empreendedores que querem desenvolver seus negócios digitais, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado.

Quer entender como podemos ajudar o seu negócio a crescer exponencialmente e como você pode estar mais perto de criar algo dentro do modelo de negócios inovadores? Cadastre-se para receber informações sobre o Workshop Online de Crescimento de Negócios

O Pedro Quintanilha estará falando sobre  crescimento de negócios e mostrar a direção correta para você acelerar o seu negócio produzindo mais com menos estresse.

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