Quando falo sobre programas de recorrência, costumo receber perguntas sobre como um empreendedor digital pode utilizar o formato em seu próprio negócio.
Para responder a questão, decidi compartilhar com vocês sobre o tema abordado com os membros do Mentalidade Master em um dos encontros presenciais.
Um dos assuntos abordados no encontro, foi justamente sobre os 7 formatos de programas de recorrência que você pode utilizar em seu próprio negócio.
Você deseja ter previsibilidade em seus lucros? Saiba qual o melhor formato para você!
1- Portal de conteúdo
Neste formato, a empresa disponibiliza o seu vasto catálogo de produtos aos seus assinantes.
Seguindo o modelo do administradores.com ou o próprio Netflix, o assinante pode consumir o que preferir dentro da plataforma, enquanto for um membro ativo na comunidade.
2- Pacotes de conteúdo
Com os pacotes de conteúdo, a assinatura tem como objetivo entregar produtos físicos na residência de seus clientes.
Entre os conteúdos, o usuário pode receber vinhos, com uma assinatura mensal da Wine, ou aparelhos de barbear, com o dollar shave club.
Voltado para a educação, podemos citar os fascículos entregues mensalmente, por meio de sua assinatura mensal. O formato teve grande popularidade entre os assinantes de jornais no Brasil.
Dentro da categoria de serviços, posso citar a consultoria fitness, onde todos os meses a empresa entrega materiais feitos sob medida, para que o aluno possa implementar a prática de exercícios em sua rotina.
3- Coaching membership
O formato permite que os alunos, ao pagarem pela mensalidade, possam desenvolver tanto como pessoa, como em conteúdos mais específicos durante os encontros.
Para que os alunos possam acompanhar o progresso, os encontros costumam ser gravados, para aqueles que não puderam aparecer tenham a oportunidade de assistir à aula perdida.
Além disso, o modelo deve oferecer uma área reservada para que os membros possam tirar dúvidas ou debater sobre o tema da aula.
O Mentalidade Master utiliza esse formato de recorrência para entregar um material personalizado para os seus assinantes.
4- Comunidade
A comunidade é um ambiente online onde as pessoas podem se reunir para dividir o seu interesse com os outros membros.
Ao pagar um valor mensal, os usuários podem encontrar outras pessoas que compartilham um interesse em comum. Nela, o responsável pelo programa tem como objetivo administrar o tópico que será abordado na ocasião.
Neste formato de recorrência, nem sempre o assunto deve envolver uma lição. O administrador pode usar a reunião apenas para debater, de forma saudável, um assunto relacionado ao tema proposto.
5- Módulos estruturados
Este é o formato mais utilizado pelos empreendedores digitais, onde a pessoa especializada em seu nicho de atuação produz conteúdos para a sua audiência.
Ao separar as aulas em diferentes módulos, o empreendedor digital tem maior facilidade para acompanhar o progresso de seus alunos.
Para melhorar a organização, recomendo que você disponibilize o conteúdo em um site específico para membros, onde os assinantes podem acompanhar os materiais com melhor organização.
Além disso a plataforma pode contar com uma área de contatos, para que os usuários possam tirar suas dúvidas sobre a aula.
Por ser estruturado, o formato deve ter um início, meio e fim. Por isso cabe a você acompanhar o progresso do aluno até o final da sua jornada.
O Acelerador Digital utiliza este formato de recorrência, onde as aulas seguem uma sequência lógica para que o aluno possa aplicar na prática cada módulo assistido.
6- Combinação
A combinação é a junção de dois ou mais modelos sugeridos acima.
Para exemplificar, o Mentalidade Master conta com elementos da Comunidade, para que os membros possam trocar experiências sobre o conteúdo aplicado e os Módulos Estruturados, para que eles tenham melhor conhecimento sobre o modelo recorrente.
Além disso, costumo realizar encontros presenciais com os participantes para que eles possam não só aprender mais sobre o tema, como compartilhar as experiências que têm desenvolvido com as aulas.
7- Modelo de pagamento
Quando eu falo em programas de recorrência, as pessoas logo associam o modelo ao pagamento mensal, mas saiba que você pode ir além.
Um formato comum de ser encontrado é a assinatura anual, por exemplo. Ao pagar uma taxa única, o empreendedor pode receber um ticket de maior valor logo no início da negociação.
Para isso, é preciso oferecer algum benefício que agrade o assinante, como o desconto de 2 meses pelo plano anual, por exemplo.
Além disso, você pode optar pelos seguintes formatos:
- Termo de início e fim: para produtos que têm um prazo específico de acompanhamento, como um curso preparatório para o Enem:
- Trial + pagamento mensal: neste modelo, a empresa oferece um plano de testes antes do aluno assinar o contrato de fato.
Como vimos no artigo, você não precisa se prender ao formato único de pagamento mensal. Um dos maiores benefícios dos programas de recorrência é adaptar o seu negócio com alguns dos exemplos citados acima.
Em nosso canal, tenho produzido diferentes conteúdos sobre o formato recorrente de vendas. Você deseja saber mais sobre como aumentar os lucros da sua companhia?
↪ Assine o nosso canal no YouTube
ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…
Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !