Dicas de vendas do Flávio Augusto para usar em seu modelo de recorrência

Se você é empreendedor, já deve ter ouvido falar sobre o Flávio Augusto e sobre suas dicas de vendas, correto?

Caso não conheça, o Flávio Augusto é uma das maiores referências no Brasil quando o assunto é empreendedorismo, negócios e vendas.

Depois de iniciar em sua mentoria em 2014, posso dizer o quanto os seus ensinamentos tem sido fundamentais para desenvolver não apenas o Mentalidade Empreendedora, mas também para todos meus outros projetos.

Neste artigo vou destacar quais insights eu aprendi com o seu formato de vendas favorito: a venda recorrente.

E então, deseja transformar o seu empreendimento em uma verdadeira fonte de mais lucros e menos stress?

Se sua resposta é sim, fique nessa página aqui comigo que vou te entregar um pouquinho do que eu tenho aprendido com um dos maiores empresários brasileiros, meu amigo e ainda minha grande referência nessa área.

Esteja preparado para se adaptar

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Sei o quanto a mudança é complicada, mas ela é inevitável, principalmente para quem é empreendedor.

Para sobreviver no mercado competitivo, a sua empresa deve se atualizar, seja com tecnologias, seja com novos produtos, ou até mesmo no formato de vendas.

Quando falamos em mudar o modelo de vendas, queremos dizer tanto na forma de entregar o produto/serviço, quanto na forma de cobrar por ele.

Você gostaria de vender todos os meses para um mesmo cliente? Saiba que é possível com o modelo recorrente. Ensino bastante sobre isso aqui na minha comunidade fechada do Business Hacker.

Ao adotar o novo formato, é natural que a empresa precise passar por toda uma reformulação.

Mas saiba que a mudança trará maior retorno financeiro para a sua empresa.

No lugar de precisar correr todos os dias para bater a meta de vendas, o empreendedor passa a ganhar escalabilidade e, com isso, ter uma previsão do quanto ganhará nos próximos meses.

Mas atenção: não quero dizer que ao adotar o modelo, você poderá relaxar em seu trabalho.

Pelo contrário! O formato permite que você troque a preocupação e a ansiedade de “matar um leão por dia” para aperfeiçoar o seu produto.

Você quer aumentar os seus lucros? Não tenha medo de mudar!

Não invente desculpas… faça acontecer!

Uma das maiores objeções que eu percebo , quando o assunto é recorrência, é saber se o formato de vendas funciona para o seu produto.

Ou seja, o famoso: “será que funciona para mim?”

Em um de seus vídeos mais populares, o Flávio comenta o que ele faria se tivesse 18 anos.  

Como o empreendedor disse que uma das dicas de vendas que “se” daria é de adaptar um negócio no modelo de recorrência, até mesmo se fosse uma padaria.

A visão é simples: ele sabe que existem famílias que consomem pães todos os dias. O problema é que o cliente precisa se deslocar diariamente até a padaria para retirar o seu alimento.

É fato que o exemplo pode ser utilizado com maior facilidade com produtos de uso diário, como cosméticos, produtos de limpeza e alimentos, mas você se engana se acha que o formato se limita a eles.

Seja produtos digitais, seja para itens de decoração, não há desculpa. O modelo de vendas pode sim, ser adaptado aos diferentes mercados na internet.

Para comprovar o quanto o modelo é eficiente, ao dar dicas de vendas, o Flávio faz questão de mostrar alguns de seus cases de sucesso utilizando a recorrência.

Veja a seguir esses cases.

Wiseup

Ainda jovem, depois de passar por uma longa jornada como vendedor de cursos, o Flávio teve a oportunidade de desenvolver a sua própria escola de inglês aos 23 anos.

Foi nessa época em que ele teve o seu primeiro contato de receber, de forma recorrente, a mensalidade de seus alunos ao oferecer o curso focado na educação de adultos.

meusucesso.com

A escola de negócios, fundada pelo empreendedor brasileiro, tem como objetivo montar diferentes estudos de caso para que os assinantes possam aprender a montar o próprio negócio não com professores formados, mas sim com pessoas que fizeram acontecer.

Por meio da venda recorrente, o usuário tem acesso a todo o conteúdo enquanto se mantém ativo no programa de assinatura.

Para incentivar a sua permanência, a empresa procura trazer todos os meses novos conteúdos para que os participantes possam aprender e desenvolver o próprio networking com a comunidade de alunos.

Inclusive se você quiser experiementar a plataforma por 7 dias grátis, segue aqui o link para isso. Clique aqui e experimente o meuSucesso.com

Orlando City Soccer

Caso você não saiba, além de ser dono de algumas empresas no Brasil (como citamos anteriormente), o Flávio é proprietário do clube de futebol Orlando City, dos Estados Unidos.

Neste formato, ao assinar o pacote de temporada (Season ticket), o torcedor tem direito a assistir a todos os jogos no estádio por toda a temporada. Não precisamos explicar que o formato foi um sucesso, certo?

Para você ter uma ideia, o empresário conseguiu vender, de forma antecipada, 72% da capacidade do seu estádio, que ocupa 25 mil pessoas. E o mais importante: para toda a temporada!

Dito isso, quero reforçar que não há desculpas para adaptar o seu modelo de negócio ao modelo de recorrência.

Caso ainda esteja desconfiado, listamos neste artigo dicas de vendas para você se inspirar no modelo recorrente.

Mantenha uma postura ativa

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Quando falo sobre dicas de vendas no meio digital, as pessoas geralmente enfatizam a estratégia de marketing digital, alegando que ela tem gerado maiores resultados se compararmos com o antigo formato de venda.

Afinal, as pessoas pensam apenas em fugir quando se deparam com um anúncio/vendedor, correto? Não é o que pensa o empresário Flávio Augusto.

Conhecido por sua icônica frase: “não siga a boiada”, o empresário brasileiro faz questão de mostrar que, ao assumirmos o papel de protagonista, temos o controle sobre boa parte da situação (inclusive dos apressados acima).

Por esse motivo, mesmo que a abordagem de vendas pareça ultrapassada, é ela quem gera os maiores resultados em suas empresas.

Em seu evento no Power House, Flávio contou que 95% das matrículas realizadas em sua escola de inglês são feitas pela abordagem forte de vendas.

Mas saiba que há um método para isso. Lembre-se que é preciso sair da boiada para desfrutar dos reais lucros.

Em seus treinamentos, ao ensinar dicas de vendas para a sua equipe, ele faz questão de mostrar o quanto ter o contato próximo de seus clientes é fundamental para fechar mais vendas.

Pode aprender sobre dicas de vendas e conhecer ainda mais fundo a própria história de superação e sucesso do Flávio clicando aqui e estudando o documentário dele dentro do meuSucesso.com

Conheça as suas estatísticas

Para dar uma ideia de seus resultados, ele costuma dizer que o processo de vendas costuma seguir a seguinte estatística:

30 – 5 – 2

Ou seja, de 30 pessoas contactadas, 5 marcam uma reunião e 2 fecham um acordo. Apesar de os números não serem animadores a primeira vista, é natural que o número se expanda a cada contrato feito.

Seguindo uma estratégia semelhante a de Joe Gidard, das pessoas que fecharam contrato com a escola, os vendedores devem perguntar pela indicação de mais 20 conhecidos, tornando o processo mais prático para atrair mais compradores.

Mesmo que você atue pela internet, pense como poderia utilizar a prática em seus negócios.

Você já pensou em desenvolver conteúdos persuasivos para a sua audiência? Como você tem abordado os seus visitantes? Tem gerado real valor para eles?

A postura ativa de Flávio e sua equipe permite que o vendedor mantenha sempre em seu radar pelo menos 2 clientes interessados na proposta.

Uma das maiores dicas de vendas: conheça bem o seu cliente

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Se você fez o estudo de sua persona, já deve ter em mente o seu funcionamento. O problema é que ainda assim as companhias falham em “querer vender para todo mundo”.

Independente do seu negócio de atuação, o Flávio conta com diferentes estratégias para captar os seus clientes:

  • meusucesso.com: empreendedores ou aspirantes a empreendedorismo que desejam aprender mais sobre o mundo de negócios. O seu maior diferencial é o modelo cinematográfico, que promete suprir a falta de educação das escolas quando o assunto é relacionado a negócios;
  • Wiseup: inglês rápido para adultos. Nenhum trabalhador, que deseja se destacar na empresa, tem o interesse de passar 7 anos dentro de uma escola de inglês. Com uma metodologia única, os alunos podem aprender o idioma com maior agilidade e principalmente, com o foco em obter resultados;
  • Orlando city Soccer: torcedores fanáticos que desejam acompanhar o time do coração. Com direito a diferentes benefícios, os assinantes podem adquirir os ingressos por toda a temporada com o pagamento mensal, também resolve um problema forte de identidade da cidade de Orlando. (isso é papo para outra hora).

Como vimos, acima, para aplicar as dicas de vendas com maior assertividade, é fundamental que você tenha forte conhecimento de seu cliente ideal.

Ao explorar com maior profundidade as suas dores, é natural que os interessados tenham menos objeções para fechar um negócio com a sua empresa.

Seja persistente, utilizando o remarketing

Como já ressaltamos, a postura ativa do empreendedor é fundamental para obter grandes resultados. O Flávio vai além.

Em seu programa de educação a distância, o meusucesso.com, quando o visitante passa pela página de checkout, mas não completa o pagamento, a equipe de atendimento logo é preparada para entender o motivo pela desistência da compra.

Ao conversar com o possível aluno que não concluiu o pagamento, a equipe tem como objetivo resgatar a venda perdida. E não é que o método é efetivo?

Voltando para as estatísticas, a porcentagem de vendas recuperadas varia em 25%. Ou seja, a cada 8 desistentes, 2 novos compradores decidem após uma abordagem efetiva.

Mas afinal, o que faltou para eles fecharem a compra?

De acordo com os visitantes, que decidiram assinar o serviço posteriormente, o que faltou para eles fecharem a compra era esclarecer algumas dúvidas que surgiram na página de checkout.

Quando a equipe entra em contato com o cliente indeciso, ao demonstrar interesse em ajudar a pessoa, é natural que o visitante tenha maior confiança em assinar o serviço.

Uma outra forma que tem feito muita gente aderir a plataforma, eu inclusive já disponibilizei para você que me segue aqui na Mentalidade Empreendedora e para minha lista VIP. Um formato de experimentar a plataforma por 7 dias de forma inteiramente grátis.

Não siga a boiada: aprenda com quem está no mercado

Pode parecer duro o que vou falar, mas foi um aprendizado valioso que tive ao ser mentorado pelo Flávio Augusto.

Não é com a faculdade que vamos aprender a ter um negócio. Não é com pessoas que se baseiam em achismos e nunca abriram uma empresa, que vamos prosperar em nosso empreendimento.

Para aprender a empreender, de fato, é preciso seguir pessoas que estejam no mercado, que coloquem a mão na massa e não tenham medo de errar.

Mas não se engane, ainda assim você encontrará dificuldades em seu caminho.

A diferença é que, ao estar acompanhado destas pessoas, você terá o apoio qualificado para resolver as suas dificuldades, poderá aprender com os erros dos outros e assim terá maior velocidade em acertar nos seus negócios.

Para auxiliar os empreendedores, que desejam aumentar o seu lucro por meio da recorrência, tenho desenvolvido uma comunidade para atender as pessoas que já atuam no mercado.

Por atender apenas pessoas compromissadas, eu adianto para você: para participar dessa comunidade, é preciso que você já tenha um negócio em andamento.

Ao entrar para o grupo, você poderá não apenas receber dicas de vendas, mas também adquirir novos insights com os outros participantes.

Sei o quanto a decisão é difícil e, como comentei no início do artigo, a mudança gera dúvidas.

Mas pense comigo… o que é melhor: ter previsibilidade do quanto ganhará nos próximos 12 meses, por meio da recorrência? Ou passar pela ansiedade todos os meses para bater a meta pretendida?

Caso tenha decidido pela primeira opção, saiba que este é o primeiro passo para aumentar os lucros da sua companhia.

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