O que você sabe sobre vendas?

Redação Mentalidade Empreendedora

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Você pode até não gostar de vendas.

Acredite, eu mesmo já conheci pessoas que detestam o mundo das vendas, chegando até mesmo a ter aversão a vendedores.

O mais irônico disso é que em nosso cotidiano nós precisamos ser vendedores todos os dias.

Seja para conquistar a vaga almejada na entrevista de emprego, seja para conquistar a pessoa desejada, seja para promover um serviço que sua empresa presta…

Você precisa saber vender seu peixe!

E você pode até não saber, mas a arte de vender é tão antiga quanto a própria civilização.

Para se ter uma ideia, já existiam vendedores antes mesmo de existir moeda para comprar. Era o tal do escambo, quando pessoas trocavam alimentos e mercadorias.

A realidade é que ser vendedor é algo que está latente dentro de nós. E, mesmo quem diz não gostar, precisa dar o braço a torcer quanto a isso.

Não à toa, essa profissão, tida como uma das mais antigas do mundo, se aprimorou com o passar do tempo. E chegou ao ponto de ser fundamental em qualquer área, especialmente a empresarial.

Mas, afinal de contas… o que é vendas?

Bom, dentro de um conceito, vendas é um conjunto de atividades que incentivam potenciais clientes a realizarem uma compra específica.

No entanto, posso dizer que o conceito vai muito além.

Mas, para não complicar, seguiremos o básico. Vender é um ato de negociação, de qualquer coisa, seja produto ou serviço, onde há um lado que oferta algum bem o serviço e outro que tem interesse em comprar tal oferta.

Realizar vendas é fazer negócio. E, hoje em dia, não há lugar e nem hora para acontecer. A internet revolucionou o mundo das vendas, e hoje cada vez mais pessoas se dedicam a como vender mais pela internet.

Mas uma coisa que você deve entender, definitivamente, é que vender é essencial para qualquer economia saudável girar.

Repare que as melhorias da economia de um país sempre acaba sendo mensurada por volume de vendas, seja do setor varejista, atacadista, venda direta ou contração de serviços (que em si, é uma venda).

Esse artigo que fiz é para conversar com você sobre o que é importante saber sobre vendas, e ter mais consciência do ponto em que você se encontra hoje e entender onde precisa melhorar, ou até mesmo apenas aprimorar.

Continue na página, lendo com atenção para não perder nada. Descubra ainda mais sobre o mundo das vendas.

O que são vendas no mundo empresarial?

Pois bem, dentro do vasto mundo empresarial onde, basicamente, ganha quem consegue alcançar mais público para ter mais consumidores, não é preciso mencionar a importância das vendas não é mesmo?

Neste mundo, empresas possuem a seu próprio setor de vendas ou área comercial como também é conhecida.

E, como você deve imaginar, é um setor fundamental para o crescimento de uma empresa.

O bom desempenho do setor de vendas é de suma importância, pois sem isso empresas podem quebrar, se este não for bem estruturado.

Pense, o que adianta ter um bom produto se você não consegue vendê-lo?

Sem a venda, não há faturamento e, por consequência, não há crescimento.

No entanto, para que isso aconteça, existe todo um processo por trás dos bastidores.

O que é um processo de vendas?

Pense no processo de vendas como um guia para vendedores que atuaram para ofertar os serviços da empresa.

Ele deve ser elaborado pela empresa para orientar os seus colaboradores da área comercial nas suas atividades de vendas para, através dele todos, conseguirem conquistar o objetivo principal: vender mais.

Esse “passo-a-passo” é feito para otimizar tempo e esforço, evitando que o vendedor dedicar energia demais com consumidores com baixo potencial de se tornarem clientes.

Um processo de venda bem definido e claro para equipe antecipa as objeções que geralmente são feitas pelos potenciais clientes, o que ajuda muito na hora de fazer o fechamento das vendas.

Obviamente, para que funcione, o processo de venda precisa possuir algumas características. Essencialmente, ele deve se basear em X preceitos.

Claro, essas preceitos podem variar em sua implementação conforme o segmento da empresa, o modelo de vendas utilizado, o público-alvo e etc.

Mas, basicamente, esses preceitos são aplicáveis a qualquer processo de vendas, independente do negócio.

◉ Os 4 Preceitos do Processo de Vendas

[1] Ele deve ser precisa ser duplicável

Deve ser claro, objetivo e o mais facilitado possível, podendo ser utilizado por qualquer um da área quantas vezes forem necessárias.

[2] Ele também ser escalável

Precisa apresentar condições de crescimento de forma constante e consistente, suportando sempre um possível aumento de demanda.

[3] Ele precisa ser mensurável

É imprescindível definir e usar indicadores para análises dos resultados do processo para que se possa determinar a eficiência dele.

[4] Ele precisa ser previsível

Ele deve incluir expectativas claras de resultados a serem atingidos dentro de determinado período.

Por que adotar um processo de vendas?

As principais razões para que se adotar um processo claro e definido, em geral, é capacitar os vendedores de forma mais rápida, treinar o time de vendas, ajudar um vendedor a evoluir em seus resultados, aumentar eficiência comercial e escalar um time.

Mas ainda existem outros benefícios que um processo de venda bem estruturado pode garantir no desempenho das empresas. São eles:

  • Reduz erros na operação;
  • Reduz o desperdício de tempo;
  • Aumenta a taxa de conversão de vendas (oportunidades prospectadas x vendas fechadas);
  • Melhora a qualidade dos serviços prestados;
  • Treina e desenvolve colaboradores;
  • Define e controla processos;
  • Vende mais e com maior qualidade.

Um problema muito comum no mercado…

A maioria das empresas hoje em dia não possui um processo de vendas. Pois é, difícil de acreditar, mas é a realidade nua e crua.

Quando possuem, em muitos casos, ele não costuma se bem estruturado, o que prejudica consideravelmente a rotina de seus colaboradores.

Outro ponto é que muitos dos vendedores quando entram para uma empresa, na maioria das vezes, não recebem um treinamento específico para  a sua área.

Dessa forma, vendedores perdem tempo de trabalho tentando resolver questões que já poderiam ter sido pré estabelecidas, quando de fato, poderiam estar vendendo.

Infelizmente muitas empresas, inclusive as grandes, não têm um processo de vendas bem definido e pagam o preço por isso.

Comece agora mesmo a implantar o processo de vendas em sua empresa!

Agora você já deve ter percebido o quanto um processo de vendas é importante para a sua empresa.

Então porque não conversar com outras pessoas com plena capacidade para lhe ajudar a implantar o seu?

Todos os conceitos sobre vendas estão reunidos em um só lugar, seja da área varejista, de prestação de serviços, venda direta ou vendas recorrentes.

Sim, toda a base de conhecimento deste mercado pode ser encontrada em nossa comunidade Business Hacker.

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