Como construir o plano de marketing perfeito e acelerar seus resultados

Como construir o plano de marketing perfeito e acelerar os resultados do seu negócio

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Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.
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Você está se esforçando na aplicação de suas estratégias de marketing. Definiu um plano de marketing detalhado, botou em prática e está acompanhando todas as métricas com atenção.

Mas você conclui que não está obtendo bons resultados. 🙁

Na verdade, você percebe coisas além disso…

Percebe que, apesar não estar vendo o resultado que gostaria, você sente que está completamente imerso no seu trabalho.

Talvez o problema seja justamente esse…

Você está fazendo demais.

Você pode estar aplicando todos os esforços em áreas que não precise de tanto.

Dessa forma você vai se sobrecarregar mentalmente.

Vai fazer isso inclusive com a sua equipe.

E pode colocar toda a operação do seu negócio em risco.

Quando você se encontra nesse ponto, não consegue enxergar as coisas com clareza e criatividade.

Nessa situação, você não conseguirá trabalhar com inteligência para tornar as coisas mais simples.

Portanto, eu peço que você pare por um momento agora, e se esqueça um pouco dos problemas que você enxerga no seu plano de marketing.

Respire fundo e preste atenção neste artigo. Garanto que valerá a pena!

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Vamos conversar sobre uma maneira simples de pensar sobre o seu plano de marketing para deixá-lo mais eficiente, permitindo que você estresse menos seus nervos e sua equipe…

…sem abrir mão de ter bons resultados.

Divida seu Plano de Marketing em dois níveis: Nível A e Nível B

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Isso vai te ajudar o aplicar o seus maiores esforços onde vale mais a pena.

O seu negócio deve ter diferentes ofertas, em diferentes valores.

Algumas são maiores e mais importantes, responsáveis por movimentar a maior parte do seu faturamento.

Outras têm importância menor dentro do contexto geral do seu negócio, pois não geram a parte mais significativa do seu faturamento.

Um plano de marketing eficiente deve pensar dois níveis de esforços para cada uma dessas ofertas.

Portanto é importante que, primeiramente, você reconheça qual a importância que cada oferta que você vai promover representa para o seu negócio.

Então você vai dividi-las em…

Campanhas de Marketing Nível A

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Para promover ofertas de grande importância para o faturamento do seu negócio, que têm um ticket mais alto, convém que você aplique os maiores esforços nelas.

Nesse tipo de campanha você será você deverá projetar promoções de grandes proporções, a ponto de poder atrair muitos novos clientes em um período muito curto.

Em campanhas Nível A você pode trabalhar com boas sequências em vídeo, finalizando com um webinar.

E para levar um tráfego bem qualificado, é aconselhável que se invista em links patrocinados. Isso além de lançar mão de listas de contatos, fazendo relacionamento com um bom conteúdo.

Essa campanha pode ser tratada em multiplataformas, considerando quais são os canais mais condizentes com o público que você trabalha.

Você pode aplicar campanhas desse nível para lançar produtos importantes do seu negócio, ou abrir uma turma de treinamento, ou até realizar uma grande promoção na sua loja.

Campanhas Nível A são trabalhosas, exigem investimento em equipe e mídia patrocinada. Em ações dessa escala é, inclusive, necessário ter uma equipe de vendas preparada e uma outra equipe de suporte também.

É uma verdadeira maratona, que acontece periodicamente no seu negócio. Mas não é um ritmo constante.

Campanhas de Marketing Nível B

Existem outras ofertas no seu negócio que não tem grande participação no seu faturamento, mas são importantes a longo prazo como formas de manutenção do fluxo de caixa e também de crescimento contínuo do seu negócio.

É o caso, por exemplo, de um ebook que você utilize para obter o cadastro de novos leads na sua lista. Ou uma oferta de preço baixo que gere um gancho para encaminhar novos compradores para produtos up-sell.

As campanhas de marketing nível B são ideais para ofertas que são feitas o ano inteiro. Você também pode utilizar anúncios, mas pode apostar também no alcance orgânico em redes sociais ou até mesmo em estratégias SEO.

Dessa maneira, as campanhas em nível B são mais discretas e duradouras, e não tão agressivas quanto as de nível A, poupando muito do seu esforço.

Faça seu plano de marketing para o ano todo

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Uma vez vez identificado em quais níveis cada oferta do seu negócio irá pertencer, é necessário considerar no seu plano de marketing quantas campanhas de cada nível serão feitas ao longo do ano.

Por exemplo, digamos que você tenha um curso online sobre design gráfico. Você tem um número limitado de alunos por turma, pois precisará dar suporte para eles.

E também precisa formar uma audiência fiel, para a partir dela ter novos alunos para as novas turmas do curso que você abrir.

Uma boa proporção é fazer 1 campanha nível A a cada 3 campanhas nível B.

Neste exemplo, portanto, poderia ser feita uma campanha nível A a cada trimestre, para promover a abertura de novas inscrições para o curso.

E uma campanha nível B por mês dentro de cada quadrimestre, para promover um ebook para captura de leads qualificados e formar a sua audiência, e também para comprar produtos de ticket baixo que sirvam de entrada de novos clientes.

Assim você tem um plano de marketing consistente e compacto para o ano inteiro.

Decisões do seu plano de marketing

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Uma vez definida a programação anual do seu plano de marketing, é hora de saber o que priorizar.

As campanhas de nível superior deverão ser sempre priorizadas. As de nível inferior acontecerão em torno das primeiras, como campanhas de suporte.

Assim as tomadas de decisão serão mais fáceis. Caso surjam novas oportunidades ao longo do ano, e sabendo das prioridades a serem seguidas, fica simples decidir se você tem espaço para se dedicar a algo a mais no seu negócio.

Mas vale lembrar que, quando se decide abraçar uma nova oportunidade, alguma outra ação que já estava programada será deixada de lado.

O ideal é que não se faça mais que quatro promoções de alto nível ao longo do ano. Isso pode estressar a sua equipe e a sua audiência.

A sua equipe precisa trabalhar focada e com energia para que suas campanhas tenham sucesso. Sobrecarregá-los não ajuda nesse ponto.

Já a sua audiência, se receber muitas diferentes promoções vindas de você, ela ficará confusa. Pois dessa forma você estará chamando a atenção para muitos pontos diferentes.

Saturar a sua audiência com ofertas a esse ponto de confundí-los tornará a decisão deles comprarem muito mais difícil.

Defina um plano de marketing mais eficiente

Para que você consiga distribuir suas ofertas com escala para alcançar as vendas que você precisa, é necessário ter um plano de marketing efetivo.

Mas o mais importante é que os resultados sejam proporcionais ao esforço que se emprega nesse plano.

Aplicar um grande esforço e não colher resultados expressivos é sinal de que muita energia está sendo desperdiçada no seu negócio, e isso pode te trazer grandes prejuízos.

Organizar uma hierarquia clara sobre suas ofertas, de acordo com o que elas representam para o faturamento do seu negócio, é de vital importância.

Dessa maneira, fica mais fácil identificar onde aplicar maiores esforços da sua equipe e recursos da sua empresa.

Aqui na Mentalidade Empreendedora nos dedicamos a ensinar negócios, a definir os melhores planos de marketing de acordo com o seu próprio nicho de mercado.

Para ter mais informações sobre esse tema e entender melhor como guiar suas estratégias de marketing, junte-se a mais de 16.000 pessoas assine nosso canal no YouTube!

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