10 Verdades que você nunca ouviu sobre recorrência

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10 Verdades que você nunca ouviu sobre Recorrência

Uma série de perguntas e respostas sobre recorrência.

Mas antes, vamos definir o que é recorrência:

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Recorrência fala de recompra. Produtos que você, não necessariamente tem a posse dele, mas tem o acesso a ele. Enquanto você paga por esse acesso, você o tem.

Por exemplo: Netflix, Comunidade do Business Hacker, grupos de Mastermind (você paga pra fazer parte de um grupo e acessar eventos), Dropbox, Google for Business, Mindmeister.

A recorrência é como você recebe. Recorrentemente todos os meses, anos, dependendo do plano.

1 – Dá pra transformar um curso gravado em recorrência?

Você tem um curso gravado e vende no modelo de lançamento, abrindo a oportunidade pra compra 2-3 vezes ao ano, aproximadamente, e você tem um pico de faturamento.

Os outros meses, você não fatura nada, porque não lança e fica nesse “Tô rico, tô pobre” oscilando.

Será que dá pra transformar esse curso em uma recorrência?

Claro.

E, por incrível que pareça, você só precisa de 2 palavras pra transformar um curso gravado em um curso de recorrência.

No final da sua oferta você acrescenta: Por ano.

Pronto, problema resolvido.

É tão simples que parece mentira.

Quando você estabelece um período de acesso, você transformou esse produto/serviço em recorrência.

“Ah, mas será que as pessoas vão renovar?”

Aí é outra questão. O problema é de renovação, de retenção, de continuidade. Você tem que fazer uma outra coisa. Mas pra transformar um curso online em um curso online recorrente é só limitar um tempo de acesso. A partir desse tempo, você paga novamente pra renovar o seu acesso,
Um erro: Não fale, apenas, que o acesso é anual, sem configurar como assinatura anual, no sistema de pagamento.

Porque senão, vai virar o ano e você não vai ter o controle de renovação. Quando você cadastra como assinatura anual, tudo é automatizado e limpo.

2 – Precisa de equipe pra ter recorrência?

Você pode começar com uma “Euquipe”.

Com as ferramentas que temos hoje no mercado online, tem a possibilidade de você “colocar o chapéu” de cada função de uma vez.

Você vai atrair, vender e manter.

A grande diferença é que, em um produto de venda única, você tem que atrair, vender e manter sem receber por isso. A pessoa te paga uma vez e você faz isso tudo.

Na recorrência você recebe pra continuar trabalhando. Você para de “trabalhar de graça”

3 – Como usar comunidade pra vender mais?

Uma comunidade que você trabalha só com alunos, pode ser feita da seguinte forma: Você tem seus alunos do seu curso e, depois, você vende a comunidade como uma forma de continuar acompanhando essas pessoas.

Por exemplo: Você fez uma imersão, ou deu um treinamento que tem início meio e fim. A sua comunidade pode ser o ambiente que proporciona uma continuidade.

Um outro caminho é o que eu faço com o Business Hacker. É uma comunidade onde as pessoas têm acesso à comunidade e, só com os conteúdos da comunidade ela já tem os resultados que quer. Mas, lá dentro, ela tem chance de continuar avançando pra outros programas.

4 – Como criar um produto recorrente se você não é formado ou profissional de uma área?

Então quer dizer que, pra você ser dono de um hospital, você tem que ser médico?

Você precisa ser professor pra ser dono de escola?

Não, você pode contratar os médicos, os professores…

Você é o(a) empreendedor(a), responsável por fazer o negócio acontecer, o modelo funcionar.

Uma possibilidade é você encontrar uma pessoa que tenha o conhecimento ou habilidade a ser passado e você cuida da parte operacional, estratégica e tática da recorrência desse especialista, assim como tem vários dentro da comunidade.

5 – Como ter mais lucros e menos stress?

Quando você tem uma receita que empilha todos os meses caindo na sua conta, você visualiza a possibilidade de ter primeiro mais lucros.

O mais lucros é porque com uma recorrência trabalhando a seu favor, você tem o custo de trazer a pessoa uma única vez, ou seja, o seu custo de aquisição de cliente, e você vai rentabilizar com esse mesmo cliente ao longo dos meses e anos.

Você vende uma vez e segue recebendo por meses e por anos do mesmo cliente.

Isso aumenta mais ainda quando o seu cliente tem a chance de evoluir pra um programa mais premium.

Ou seja, apenas um cliente pode deixar centenas de milhares ou até milhões de reais no seu negócio.

E o menos stress:

Um dos motivos que gera um stress grande no mercado digital é você não saber como vai ser amanhã.

Não ter previsibilidade, não se sentir seguro em arriscar mais em uma ação porque se der errado o negócio está falido, não tem caixa pra se manter.

O menos stress entra na previsibilidade de fluxo de caixa, na segurança de ter renda recorrente entrando, no ROI não sendo mais uma métrica primária e depender 100% dela.

6 – Como resolver o desafio de caixa na empresa

Entra justamente nesse ponto de previsibilidade.

Quando você não tem vendas recorrentes pra te manter.

Porque no mercado digital é mentiroso quem diz que não precisa investir pra crescer.

Uma vez vi a página de um amigo que tinha mais de 100 mil alunos, mas o produto não era recorrente. Imagina se ele tivesse 100 mil alunos pagando todos os meses e anos pra ele?

7 – Como lançar um produto sem audiência, apenas o conhecimento na área?

Você precisa de um método, um passo a passo pra que esse conhecimento seja transformado em um produto que possa ser vendido online e criar a proposta comercial.

É muito engraçado quando vejo as pessoas colocando esse tipo de barreira na frente, que impede de lançar.

Falando “Só vou conseguir lançar meu produto quando eu tiver audiência com muitos seguidores”.

E, na verdade, você pode comprar. Você pode comprar uma postagem de alguém que já tem audiência alinhado ao seu público e vender seu produto.

8 – Qual a diferença entre lançamento e recorrência?

Primeiro: Lançamento é uma coisa, recorrência é outra, Fórmula de Lançamento é outra e Revolução da Recorrência é outra.

Recorrência: Recompra, assinatura, modelo de negócio.

Revolução da Recorrência: Um programa de treinamento onde eu ajudo os meus alunos a criar, lançar e escalar um programa de assinatura online. Desde a concepção, como colocar no mercado, como vender, entregar e fazer com que as pessoas renovem de forma que você cresça e se estruture com um modelo de recorrência.

Fórmula de Lançamento: Um produto digital que ensina uma metodologia criada por Jeff Walker, que foi trazida pro Brasil pelo Érico Rocha. Essa metodologia ensina a lançar um produto online que, inclusive eu uso pra lançar assinaturas, pra lançar recorrência.

Não é uma coisa ou outra, são complementares e distintos.

9 – Da pra fazer recorrência de Saas?

O Software como serviço já é um tipo de produto alinhado com recorrência.

Os maiores softwares como serviço do mundo é pago recorrentemente. A Adobe, Microsoft, Apple etc.

É até sinônimo. Eu participo de um evento que chama Saas Summit, de Softwares como serviço.

E tudo o que fala lá está relacionado a assinatura. Não se pensa em outro modelo de venda senão em assinatura quando pensa software.

10 – Pra você que tem desejo de adicionar recorrência no seu negócio:

O modelo de assinatura é um modelo que traz segurança.
Não é fácil. Exige um caminho que você vai precisar aprender e dominar.

Mas quando você aprende o caminho, não existe nenhum outro modelo que seja melhor.

O melhor modelo de negócios do mundo é de assinatura.

Pra te provar isso, é só você observar as maiores empresas do mundo.

Em um das edições do Fire, evento da Hotmart, eu estive com o Tiago Reis, da Suno Research.

Ele me disse que empresas que têm assinatura, já tem o dobro do valor de mercado, só pelo fato de ter recorrência.

Pra você que chegou até aqui, o bichinho da recorrência te picou. Você vai ver recorrência em tudo.

A partir de agora, você vai parar de só gastar recorrentemente pra começar a ganhar de forma recorrente.

E se você quer dar um passo pra criar a sua recorrência junto da maior comunidade de empreendedores digitais com foco em programas de assinatura, te convido a conhecer a comunidade do Business Hacker. É só Clicar Aqui.

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