Os 5 motivos pra você desistir do marketing digital

PUBLICIDADE

 

Os 5 motivos pra você desistir do marketing digital

 

Se você está com medo, inseguro ou iludido, nem comece a ler isso. Eu quero já economizar o seu tempo. 

 

Aqui eu vou te mostrar 5 motivos que é a realidade de viver do mercado digital. Coisas que poucas pessoas têm a coragem de falar. 

PUBLICIDADE

 

Não tem nada de dinheiro fácil, fórmula milagrosa, pílula mágica ou qualquer coisa que você vai ter resultados imediatos do dia pra noite. 

 

Por isso, eu insisto: Se é isso que você quer, ainda dá tempo de fechar essa página e ir embora…

 

Mas, se você ainda está aqui, vamos começar pelo primeiro ponto:

 

1 – É mais difícil do que parece

 

É mais difícil porque você vê muitos resultados multi-milionários e tudo mais e você cria uma história na sua cabeça de que é fácil. 

 

“É só mandar um e-mail, fazer um post, e fazer milhões”.

 

É muito mais complicado que isso.

 

“Ah, ele ganha dinheiro dormindo” 

 

Pra chegar nesse ponto, você vai passar muitas noites sem dormir até conseguir, de fato, ganhar dinheiro dormindo. 

 

2 – Faturamento não é lucro

 

Não se engane, como eu me enganei no começo, que 100 mil reais de faturamento é 100 mil reais de lucro, no bolso.  

 

Eu lembro claramente, quando tava no começo. Lá pra 2011, eu fiz um treinamento online, demorei 6 meses pra fazer um e-book sobre mídias sociais e comecei a divulgar no orgânico. Nesse processo, fiz um pouco mais de 800 leads. 

 

Na minha cabeça, eu ia disparar uma sequência de e-mails pra essa lista e, no final, vender um infoproduto meu e colocar os 100 mil reais no meu bolso, com um produto de R$497,00.

 

E o que aconteceu na realidade?

 

Coloquei mais ou menos R$1.200,00 reais no bolso, e fiquei frustrado. Achei que tinha sido um fracasso. 

Mas eu não tinha noção de métricas de conversão e nada disso. Pra mim, era óbvio eu vender um produto que era barato e, de 800 pessoas, 200 comprarem. Afinal de contas, é só disparar uns e-mails e vender… 

 

E, na realidade, não foi assim. Aprendi da pior forma, me frustrando, que não é “só disparar uns e-mails e fazer 100 mil reais”. 

 

3 – Só a minoria consegue 

 

Se você não fizer parte da minoria, você vai ser mais um no meio do mar de gente fracassada. 

 

Não é todo mundo que consegue. É a minoria. 

 

A maioria fica no meio do caminho, desiste. 

 

Se você faz parte da maioria, desiste agora. É mais fácil e você vai economizar tempo. 

 

Mas o que diferencia uma pessoa da maioria ou da minoria? 

 

De cara, não da pra saber. Não existe uma mágica que vai te mostrar que você faz parte de uma minoria. Você vai precisar do seu esforço, seu foco, comprar acompanhamento, investir na sua educação… Essas coisas vão  te dar maiores chances de fazer parte da minoria que tem resultado. 

 

4 – Vai ficar pior antes de ficar melhor

 

O que significa isso? 

 

Significa que vai doer, vai dar trabalho, você vai entrar dentro de um ambiente que não vai entender a linguagem, vai ver ferramentas que nunca viu na vida, você vai se sentir perdido, inseguro, com medo, vai fazer live pra 0 pessoas, vai errar, fracassar, perder… 

 

Até ficar melhor. 

 

Agora, se você não está preparado pra passar por isso, desiste. 

 

5 – Você nunca mais vai parar de estudar

 

Se você parar de estudar, vai ficar pra trás. 

 

O aprendizado e o estudo tem que ser contínuo. 

 

“Mas, Pedro, eu não quero estudar sempre” 

 

Ué, então desiste. Vai fazer concurso público, fazer o que você odeia de segunda a sexta, de 9 da manhã às 5 da tarde, e vive sua vida nos finais de semana. 

 

Se você quiser entrar no mercado digital, vai ter que estudar e se atualizar a todo momento. Tudo muda muito rápido, é uma ferramenta que surge e outra que para de funcionar, um algoritmo que muda, uma tática que não funciona mais, outra que aparece… 

 

Bom, se você chegou até aqui e não desistiu ainda… Eu vou te dar um brinde, mais 3 motivos extras pra você desistir. 

 

1 – Você não vai conseguir aprender tudo o que você precisa sozinho

 

É um fato. Você só vai perder seu tempo em vídeos aleatórios no YouTube, vai começar e parar em cada coisa e nunca vai avançar. 

 

Não confunda movimento com direção. 

 

2 – Você vai precisar de ajuda

 

Você vai precisar de pessoas te ajudando. Você pode até ter um resultado ou outro fazendo tudo sozinho, mas você não vai se destacar da média. 

 

Você só performa em alto nível se você se dobra, se você é humilde e está disposto a aprender com quem faz, com quem sabe e com quem está disposto a te ensinar.

 

3 – Você não precisa aprender tudo pra depois começar a fazer

 

Você não tem que aprender a fazer muito bem copy, tráfego, editar vídeo, editar fotos e tudo mais. É possível “trocar a roda com o carro andando” e você ir aprendendo conforme a necessidade. Faça o melhor com o que você tem nas mãos. 

 

Agora, se você chegou até aqui, passou pelos 8 pontos e ainda não desistiu, eu tenho uma coisa pra falar pra você: Eu também não desisti.

 

Eu tenho 3 pontos que me fizeram não desistir durante todos esses anos: 

 

A primeira coisa é que eu encontrei no mercado digital a chance de construir uma vida que eu sonhava. Uma vida mais livre, mais flexível, com mais mobilidade. 

 

A segunda coisa foi que o mercado digital traz oportunidades de negócios dos mais lucrativos que existe. Eu desconheço algo que seja mais lucrativo do que a venda de conteúdos online de forma recorrente. 

 

A terceira é que através do mercado digital, das vendas online, eu conquistei sonhos pessoais. Eu consegui realizar o sonho da minha esposa de ir pra Disney. Eu tenho a chance de ficar mais tempo com a minha família. Eu consegui ajudar a minha vó em um problema de saúde que eu tive a oportunidade de dar assistência financeira e fazer com que tudo corra bem. 

 

O digital me deu uma liberdade que nenhum outro tipo de negócio proporciona. Isso, pra mim, não tem preço. Eu gosto de ter a possibilidade de ser livre. De trabalhar num domingo, se quiser, e passar uma tarde de quarta-feira com meu filho. Eu sou dono da minha agenda. 

 

E tudo isso só tem acontecido por que eu escolhi não desistir. 

 

Então, o conselho que eu tenho é: Desista porque é mais fácil. Se você quer trilhar o caminho mais difícil, vamos juntos! 

PUBLICIDADE