O que é recorrência no contexto de negócios (e porque isso é lucrativo)

A incerteza quanto ao faturamento de uma empresa é um dos maiores temores que inibem empregados de se tornarem empreendedores.

A falta de um rendimento certo e, consequentemente de um “salário”, é algo que faz com que muitas pessoas prefiram manter-se ligadas a um emprego convencional que arriscar ser seu próprio chefe e poder ganhar de forma escalável.

Mas você sabia que por meio de um modelo de negócios consagrado é possível ter uma receita previsível como empreendedor?

E o que é melhor: uma receita previsível que pode ser escalonada de forma praticamente; ou seja, que fique cada vez maior ao longo dos meses.

Se a sua resposta é não para essas perguntas então eu recomendo muito, mas muito mesmo, que você continue lendo este artigo.

Pois eu vou te mostrar o que é recorrência e como esse modelo de negócios pode fazer você perder o medo de empreender.

Além disso, como você pode usar esse modelo para gerar receita previsível e escalável dentro de praticamente qualquer segmento de mercado.

Você está pronto para para conhecer esse modelo de negócios que pode conciliar a segurança de um trabalho convencional em termos de receita, junto ao potencial de ganhos em escala que as vendas permitem?

Ótimo, então vamos em frente.

O que é recorrência e como esse modelo funciona?

Você possui assinatura em serviços de streaming como Netflix e Spotify?

Paga mensalidade fixa da academia para treinar os dias e o quanto desejar, independente da variação de dias que treine durante o mês? Usa serviços de rede de academias como a Smart Fit?

Paga planos mensais de internet, plano de saúde, tv a cabo? Se usa algum desses serviços então você é cliente de um modelo de negócio de recorrência.

É um modelo bem-sucedido de negócios no mundo inteiro.

A economia de recorrência baseia-se na prática de vender ou entrega de produtos ou serviços, de forma mensal e com assinatura renovada automaticamente. Ou seja, o cliente compra o acesso a um tipo de serviço, e faz o pagamento de uma mensalidade descontada automaticamente do cartão de crédito.

Mas esse pagamento também pode ser feito por meio de boleto bancário ou débito em conta corrente.

Quais são os segmentos onde o modelo de recorrência pode ser utilizado

o que é recorrência

Se você acabou de entender o que é recorrência e já está pensando em como vai aplicar esse modelo de negócio em sua empresa, ou adotar ele para criar o seu negócio, alto lá!

Existem diferentes modelos de negócios de recorrência.

É preciso que saiba primeiro em quais segmentos esse modelo pode ser aplicado. De forma que você saiba qual deles é o que mais se adequa ao tipo de negócio em que você deseja empreender e usar da economia de recorrência.

SaaS – Software as a Service

O segmento SaaS, software as a Service (software como um serviço) em português, é usado para a comercialização e distribuição de softwares.

Nesse segmento, o fornecedor de um software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, e o cliente utiliza esse software via internet por meio de um pagamento recorrente pelo serviço.

Serviços de Streaming

O Streaming é uma forma de distribuição de informação de multimídia em oposição ao velho modelo de descarga de dados.

Dentre os mais conhecidos serviços de streaming estão o Netflix (para reprodução de filmes e séries) e o Spotify (distribuição de músicas), cuja forma de pagamento funciona de acordo com os modelos de assinaturas.

Clubes de assinaturas

Um clube de assinatura é um serviço ou cesta de produtos ofertados em modelo de pagamento recorrente.

Nele, empresas oferecem itens para seu clube de assinatura, como vinhos, cervejas, chocolates, etc… Praticamente, qualquer produto ou serviço pode ser ofertado e distribuído dentro do modelo de assinatura.

Planos de Saúde, Tv a Cabo e Internet

São os tradicionais serviços usados para acesso à internet, televisão a cabo e planos de saúde.

São tradicionais por serem os serviços que surgiram com o modelo de assinaturas e já são consagrados, embora o plano de saúde ainda seja um caso com algumas particularidades.

Receita previsível: uma das principais vantagens de se usar o modelo de assinatura

Quem entende o que é recorrência rapidamente nota qual é uma das principais vantagens de se usar o modelo de venda recorrente em seu negócio.

Que é o de se ter uma receita previsível para a sua empresa.

Veja, vou ilustrar com um exemplo prático de como funciona essa receita previsível.

Você cria um serviço de assinatura onde fornece um serviço ou produto por R$ 17 por mês. No primeiro mês você consegue angariar 50 assinaturas, totalizando R$ 850.

No próximo mês, essa será a sua receita prevista, podendo aumentar (caso consiga novos assinantes ou suba seus preços) ou diminuir (caso um assinante cancele o serviço antes da próxima cobrança.

Claro, a receita previsível não deve ser vista como uma grana garantida que possa acomodar um empreendedor que está começando, ou uma empresa já consolidada em serviços que funcionam com vendas recorrentes.

No entanto, ela pode ser vista como uma base de segurança para que a empresa possa operar de forma saudável, com um fluxo de caixa mais estável e com isso trabalhar pelo seu crescimento contínuo.

E o melhor é que você não precisa se preocupar em perder de muitos assinantes, pois…

Usar o modelo de venda recorrente é uma ótima forma para fidelizar clientes ao seu negócio

o que é recorrência

O modelo de recorrência, quando utilizado corretamente, é capaz de fidelizar clientes com maior facilidade.

Isso acontece porque o modelo de recorrência permite que a empresa mantenha um relacionamento com seus consumidores mais próximo.

Isso é fundamental para fidelizar o cliente, já que as necessidades dele são melhor entendidas.

E a empresa pode investir de forma mais acertada para oferecer as soluções que os clientes mais desejam.

Fidelizando clientes, você ainda economiza muito no seu negócio. Pois sabe-se que manter um cliente fidelizado custa 6x menos que conquistar um novos cliente. Você poupa muito dinheiro em publicidade para prospecção de novos consumidores.

Por isso, seja você um empresário que lide com vendas únicas, ou mesmo uma pessoa que resolveu não mais ter chefe e agora quer abrir o seu próprio negócio…

Considere utilizar o seu conhecimento recém adquirido sobre o que é recorrência.

Deixe seu comentário e me conte se ficou com alguma dúvida sobre o tema, ou deixe uma sugestão para novos e exclusivos conteúdos.

Até a próxima!