O que é plano de negócios?

Você é empreendedor, ou está pensando em abrir um negócio? Então já se esbarrou por aí na internet sobre o que é um plano de negócios.

Você pode estar de olho nas inúmeras possibilidades do mercado, e quer um negócio lucrativo….

Mas só terá sucesso neste mercado o seu empreendimento tiver um plano de negócios.

Imagino que você já deva ter o seu em mãos… correto?

Se você se assustou com esta última pergunta, este artigo é para você.

Sim, porque se você não pensou em fazer um plano de negócios para o seu empreendimento, pode ser por dois motivos.

Primeiro… você quer montar um negócio lucrativo mas não acha que é prioridade ter um plano de negócios nesse momento, e que o importante é só começa a fazer suas ofertas…

Ou, segundo, porque você pode nem saber o que é um plano de negócios.

Nesses dois casos eu sugiro que você continue lendo este artigo para não colocar em risco a sua ideia genial.

Eu estou aqui justamente para te contar porque o primeiro passo do seu empreendimento deve ser o plano de negócios.

E por que ele é importante também se você pretende migrar do seu atual modelo de negócios para o de recorrência, por exemplo.  

Por fim, eu vou te mostrar porque um plano de negócios é essencial para o empreendedor que busca solidez, equilíbrio e bons resultados para o seu negócio.

Continue atento às próximas linhas e confira.

Você sabe onde está pisando?

Antes de te explicar o que é um plano de negócios, eu vou te mostrar o resultado de um levantamento feito pelo Serasa Experian.

Segundo o órgão, o número de empresas criadas no primeiro semestre de 2018 foi o maior dos últimos 8 anos, com o surgimento de novas 1.262.935 companhias.

O levantamento registrou ainda um aumento de 10,5% na quantidade de novas empresas, em relação ao primeiro semestre de 2017.

Contra números não há argumentos, parafraseando um famoso ditado. Portando, se a sua empresa está entre essas, ou se vai acrescentar a este número, em breve, fique atento!

É preciso mais do que uma boa ideia para se manter neste mercado. Sem planejamento e organização, não se vai muito longe.

E se você vai “se jogar” neste oceano de concorrências, precisa buscar a excelência. Não há espaço para amadores.

Portanto, faça suas anotações. Eu vou te explicar exatamente o que é um plano de negócios.

Saiba o que é um plano de negócios

plano de negócios

Você quer alcançar o sucesso no seu empreendimento. Quer desenvolver sua ideia, ter bons resultados, ampliar sua carteira de clientes, dar visibilidade à sua marca.

Muitas vezes, você já deve ter pensado: “Se houvesse um mapa para me guiar… Um roteiro para eu saber exatamente onde posso pisar, para não tropeçar e comprometer o êxito dos meus negócios… ”

A boa notícia é que existe, sim, um mapa. E é um esquema bem específico que pode ser aplicado exatamente na sua empresa.

Esse mapa é o plano de negócios. Um documento que vai orientar o empreendedor na criação de um novo negócio, ou mesmo na transformação de um determinado modelo de negócio em outro.

Um plano de negócios contém os objetivos, metas, além dos caminhos que devem ser seguidos para se chegar até eles.

Por considerar todos os aspectos do negócio, como mercado, estratégia, operações e gestão financeira, um plano de negócios pode demonstrar se o empreendimento é viável.  

Um plano de negócios permite que o empreendedor se antecipe a falhas e problemas, tendo mais segurança e conhecimento em suas tomadas de decisão.

Simplificando, um plano de negócios é uma ferramenta de gestão. Com ela, o empreendedor reduz a insegurança diante da abertura de um novo negócio.

Com essa visão mais clara sobre o empreendimento, a margem de erro ao longo da jornada, diminui drasticamente. E, com isso, aumenta as chances de o negócio dar certo.

Mas se engana quem pensa que um plano de negócios é só para empresas que estão começando.

Como eu já falei aqui, o plano de negócios pode ser utilizado, e com sucesso, para empresas que já estão funcionamento.

Esta ferramenta é útil para aqueles empresários que querem colocar a casa em ordem, entendendo melhor como anda seu mercado de atuação. Ou mesmo os que pretendem mudar o modelo do negócio, também podem se beneficiar deste documento.

Para qualquer um dos casos, o plano de negócios pode ajudar a nortear as ações.

Vantagens de um plano de negócios

Uma das perguntas mais frequentes de quem está começando a empreender e se depara com a sugestão de um Plano de negócios é se um negócio pode decolar sem um bom planejamento.

E a resposta é simples.

Muito difícil que dê certo.

Isso porque apostar num empreendimento sem um plano de negócios bem feito é como se você tivesse jogando na loteria. Por sorte, muita sorte mesmo, pode dar certo.

Mas não vamos falar dos riscos, porque são inúmeros. Só para te ajudar, eu listei aqui algumas das vantagens de se fazer um plano de negócios.

Confira!

#1. Clareza do negócio

plano de negócios

Um plano de negócios dá ao empreendedor um maior entendimento do seu negócio.

É bem comum o empreendedor ser surpreendido por aspectos dos quais nem tinha conhecimento antes do plano.

Ou seja, ele clareia os traços do empreendimento. E em se tratando de investimento, ninguém quer andar no escuro, não é mesmo?

#2. Noção de funcionamento

Com o Plano de negócios, o empreendedor pode avaliar o seu negócio de diversos pontos de vista: mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional.

Com isso, ele adquire uma noção de como irá funcionar a operação da empresa em relação a esses aspectos.

#3. Diminuição de riscos

A partir do estudo dos pontos fortes e fracos do futuro negócio, um plano de negócios permite ao empreendedor calcular melhor as condições de mercado, diminuindo drasticamente os riscos.

#4. Auxiliar de recursos humanos

O plano de negócios é um importante auxiliar na contratação de funcionários e na orientação dos colaboradores na execução de suas tarefas.

#5. Avaliação do mercado

O plano de negócios é um documento fundamental para a apresentação a futuros sócios, investidores, bancos, bem como fornecedores e potenciais clientes, oferecendo credibilidade ao negócio.

#6. Facilita a migração para o modelo de recorrência

plano de negócios

Por considerar todos os aspectos do negócio, o plano de negócios é essencial para o empreendedor que deseja migrar para o modelo de recorrência.

Sendo um modelo de negócio em alta no mercado, esse formato exige que se tenha um conhecimento prévio de todo o empreendimento para ser implantado.

Fundamental, não?

Na verdade, se você deseja abrir um negócio lucrativo, ou migrar para o modelo de recorrência, não existe outra forma de começar a não ser pelo plano de negócios.

É a única forma de você não ficar à deriva, de se destacar no mercado e alcançar excelentes resultados.

Aliás, se você se sentiu tentado a conhecer mais sobre esse universo, eu tenho um convite pra você.

Venha fazer parte da nossa comunidade Business Hacker. Somos um grupo de pessoas próximas apaixonadas por negócios, e aqui nós compartilhamos conhecimento uns com os outros.

Como uma espécie de “tribo”, o nosso comprometimento como grupo é que todos possam contribuir e crescer juntos nesse mercado.

Além de inúmeros assuntos de interesse do empreendedor, na comunidade Business Hacker nós focamos muito em estudar e aplicar negócios de vendas recorrentes.

➥ Quero entrar para a comunidade Business Hacker agora