Como gerar visibilidade online usando o marketing digital

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Presença no mundo digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para as empresas que buscam a competitividade e o sucesso do seu negócio. Se você é empreendedor, infoprodutor, afiliado, consultor ou freelancer e ainda não investe em marketing digital, está perdendo dinheiro.

Estar na internet é fundamental, mas estar presente não é suficiente. É necessário gerar e manter a visibilidade online. Esta é uma das melhores formas de emplacar um negócio no meio digital.

Independente do nicho que você escolheu, é imprescindível elaborar um planejamento de comunicação do negócio que foquem em ter visibilidade e alcançar uma boa audiência online. E é justamente sobre isso que vamos falar aqui.

Neste artigo você vai encontrar dicas quentes de como aumentar sua visibilidade online usando estratégias de comunicação e marketing digital que estão ao alcance de todos. Este pode ser o empurrão que faltava para o seu negócio finalmente se lançar no mercado online e causar aquela dor de cabeça na concorrência.

Planejando sua visibilidade online

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Antes de começar a colocar em prática qualquer tipo de ação online, é primordial que você elabore um planejamento das suas ações. O profissionalismo e a atenção começam com organização e estudo prévio do ambiente, dos canais, do público que você quer alcançar, dos temas relevantes para serem tratados, de que formato de publicidade é mais viável e etc.

Comece a colocar no papel todas as suas ideias, os métodos que você vai utilizar para chegar até os seus objetivos e defina qual é o melhor caminho a ser seguido. Pesquise o mercado, suas tendências e até mesmo como os seus concorrentes estão agindo. Aliás, conhecer a concorrência é primordial.

A ideia do planejamento é ter tudo esquematizado e estar preparado para os imprevistos que possam surgir no caminho. Depois disso, você pode avaliar com mais clareza as táticas para aumentar a visibilidade online do seu negócio. Temos uma série de conteúdos que podem te ajudar com a construção do seu planejamento (os princípios são os mesmos):

Conheça o seu público-alvo e suas personas. De nada vale 1 milhão de curtidas, se…

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Quando se fala em aumentar a visibilidade online, muitos empreendedores se preocupam tanto em alcançar o maior número de pessoas que esquecem a relevância de alcançar um público qualificado. Em outras palavras, não adianta ter 1 milhão de curtidas na fanpage, se o engajamento e as conversões forem baixos.

Ter visibilidade e alcançar especificamente sua audiência é fundamental, mas ela precisa ser qualificada, pois só assim pode trazer o retorno que o seu negócio precisa. Qualificar vem de qualidade. Quantidade é importante, claro, mas desde que ande lado a lado com a qualidade.

Para consegui isso, você precisa conhecer bem o seu público e ter em mãos o máximo de informações possíveis sobre ele: suas necessidades, as marcas que ele costuma consumir, os seus interesses, hobbys, etc.

A construção de personas é uma ferramenta essencial nesse sentido. Ela te ajuda a simular e documentar o seu cliente ideal, o que te dá uma boa base para atrair quem realmente possa formar uma audiência relevante.

Existem diversas ferramentas pagas e gratuitas para análise de público-alvo e construção de personas. Você pode adotá-las e fazer você mesmo ou contratar uma empresa ou profissional que faça isso para você. De qualquer forma, faça.

Lista de ferramentas que você pode usar para fazer pesquisa de público e preferências:

  1. Google Keyword Planner
  2. Übersuggest
  3. Survey Monkey
  4. Google Forms
  5. Sua Pesquisa
  6. Redes sociais
  7. WhatsApp
  8. e-Bit, Secundados, IBGE

Crie e publique conteúdo relevante (sempre)

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Pode até parecer um pouco repetitivo sempre mencionar a importância do conteúdo numa estratégia de marketing digital, mas acontece que o conteúdo está para o marketing assim como os anúncios estão para a publicidade tradicional. Um não funciona sem o outro.

Sem o marketing de conteúdo, não existe nenhuma possibilidade de “se manter vivo” no meio virtual, e é por isso que sempre destacamos o seu valor. Se você não produz um bom conteúdo, dificilmente conseguirá a atenção do público, e por isso ficará sem audiência e sem visibilidade online.

Quando você oferece conteúdo relevante, você automaticamente ganha destaque no mercado, consegue atrair, engajar, gerar tráfego e conversão para o seu site. É um resultado quase natural e imediato se for combinado com outras estratégias de marketing digital.

Lista de conteúdo que você pode criar para construir e manter sua visibilidade:

Você não precisa atuar com todos estes formatos, mas focar em dois ou três já pode ser suficiente para sua estratégia de visibilidade digital. E tão importante quanto aos temas e formatos, é a recorrência. Se você não publica de forma consistente, toda sua estratégia de audiência vai por água abaixo.

Destaque-se da concorrência

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Conhecendo a sua concorrência é muito mais fácil saber o que ela está fazendo para atrair e engajar o público. Com as informações em mãos, é possível elaborar estratégias que façam com que a sua marca se destaque, seja oferecendo preços mais atraentes ou até mesmo vantagens como promoções e descontos especiais.

Lembre-se que destacar-se significa: destacar-se positivamente. Isso significa oferecer vantagens e benefícios que a concorrência não oferece aos consumidores, faça diferente e faça mais do que eles. Criar um USP e um bom caminho.

Abrindo um parêntese, no mercado de internet marketing, essa coisa de concorrência acabou tomando um caminho extremamente oposto do mercado tradicional. Não tem aquela guerra de marketing, e empreendedores com trabalhos parecidos podem vender para o mesmo cliente. Esse é um ponto interessante a ser considerado por você.

Em muitos casos, um suposto concorrente poderá ser seu aliado ou parceiro e te ajudar a vender mais. Por isso, não cultive o “ódio”, mas busque ser ético e inteligente com a análise da concorrência. Isso não quer dizer “abrir a guarda” e nem agir como “bonzinho incondicional”, mas apenas seja estratégico em reconhecer quem realmente compete contigo ou quem pode ser um amigo no mercado.

Explore as redes sociais

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As redes sociais costumam ser grandes aliadas na conquista de visibilidade e não precisa ser diferente com o seu negócio. Esteja presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público (importante saber quais são), mantenha seu perfil ou página sempre atualizado, compartilhe seus conteúdos na rede, e o principal, interaja com o público. As pessoas não costumam usar as redes sociais para comprar, mas para se relacionar. Use isso ao seu favor.

O público valoriza marcas que mantêm contato com a sua audiência e se tornam divulgadoras naturais daquela marca. Com divulgação, sua visibilidade online só tende a aumentar e o reconhecimento é uma consequência.

Algumas informações sobre redes sociais para você considerar:

  • O Facebook é a rede social mais popular;
  • O Twitter é a mais rápida;
  • O Google+ ajuda no ranqueamento de conteúdo;
  • O LinkedIn é a rede mais formal e segmentada;
  • O YouTube  é o segundo maio buscador depois do Google.

Crie promoções e campanhas que geram envolvimento

Crie campanhas e promoções que estimulem os usuários a compartilharem imagens e marcarem outras pessoas. Lembre-se de oferecer promoções que sejam realmente interessantes e atraiam a atenção de um público grande.

Essa já é uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas para atrair a atenção e o interesse de pessoas que ainda não interagem com a sua marca.

Mas lembre-se: É muito importante que você tenha uma página estruturada e com bom conteúdo e só depois realize promoções. O erro de muitas marcas é chamar a atenção só pelas promoções, não oferecendo mais nada de relevante para o público.

Tenha em mente que a promoção deve ser apenas um chamariz para o público, que deve acessar sua página e realmente se interessar pelos conteúdos e demais assuntos que estão disponibilizados. Só assim ele vai permanecer em contato com a sua marca independente do resultado da promoção.

Participe de eventos

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Bosso foco aqui é o marketing digital, mas nem por isso os meios off-line devem ser descartados. O velho cartão de visita ainda é muito funcional, e de pendendo do nicho, um anuncio em uma revista especializada também.

Além do mais, é muito importante que você, principalmente que trabalha sua marca pessoal, participe de eventos do seu setor. Feiras, congressos, fóruns, workshops, meetups, summits, enfim, qualquer evento que gere valor para sua carreira, também serve para te dar visibilidade.

Para quem busca um melhor posicionamento no mercado, participar de eventos de é uma grande oportunidade, já que é possível ser reconhecido não somente pela qualificação, mas também pela capacidade de relacionar-se de forma interpessoal e pela confiança adquirida com sua rede de contatos.

Participar de um evento importante te permite vestir aquela roupa maneira, sorrir e apertar a mão das pessoas que vão te olhar não mais como mais um avatar na internet, mas com um profissional sério e respeitado. E isso, convenhamos, não tem preço.

 Por fim, um segredo

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O grande segredo da visibilidade online está na simplicidade e objetividade de suas ações.  As pessoas recebem e-mails, promoções, conteúdos, notícias, imagens, vídeos e uma grande massa de informações diárias sendo incapazes de processar e avaliar todas elas.

O problema do excesso de informações e estímulos do mundo digital de hoje deve ser utilizado pela marca como uma forma de se comunicar com o seu cliente de maneira simples e objetiva, só assim ele vai conseguir atrair a atenção e o interesse da audiência.

Invista sempre em conteúdos úteis com títulos convidativos, elabore mensagens claras, e se tiver dúvida, pense sempre em como você mesmo gosta de ser abordado pelas marcas no mundo digital. Fazendo isso, fica mais fácil de entender o funcionamento da mente de sua audiência.

Lembre-se que para aumentar a sua visibilidade online é importante estar sempre atento ao mercado e a concorrência e jamais limitar as suas estratégias de ação. Esteja sempre disposto a mudar sua forma de pensar, e quando as coisas não funcionarem como planejado, tenha cartas na manga.

Além disso, tenha sempre em mente que a venda nunca é o fim do ciclo, invista na pós-vendas e mantenha uma relação além do comercial com o seu cliente. Fazendo isso, sua visibilidade e audiência será mantida por muito e muito tempo.

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